13080
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Espirro, pelos do nariz e mucosa: os filtros naturais da respiração

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Espirro, pelos do nariz e mucosa: os filtros naturais da respiração

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Ao longo desta aula, os alunos irão construir conhecimentos relacionados ao processo de filtragem do ar inspirado do ambiente. Os alunos terão a oportunidade de descobrir que os pelos, a mucosa nasal e o espirro funcionam como retentores de impurezas presentes no ar a serem expelidas do corpo humano evitando que corpos estranhos entrem no organismo causando problemas para a saúde. Para se aprofundar no tema, o professor pode consultar o site https://www.youtube.com/watch?v=iXXZH3agMzI e https://www.youtube.com/watch?v=hWxKCdG26kU

Materiais necessários para a aula: Garrafa pet, prego, lã ou barbante de cor clara, creme de pele (ou creme de cabelo, ou gel, ou óleo hidratante), canudo, achocolatado em pó (ou suco em pó, desde que possua cor), guardanapo, fita crepe.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Peça para tentarem antecipar aquilo que irão pesquisar durante esta aula. Pergunte aos alunos:

  • Lendo o título da aula, o que vocês acham que iremos investigar?
  • Vocês já pararam para pensar sobre para que serve o espirro, os pelos do nariz e a meleca?
  • Qual a função de um filtro?
  • Por que os elementos citados no título podem ser considerados filtros naturais da respiração?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A situação apresentada neste slide tem como escopo permitir que os alunos sintam-se motivados a investigar o tema da aula. Mostre o slide para os alunos e instigue-os a pensar sobre a situação apresentada. Pergunte-os:

  • As sujeiras presentes no ar podem nos causar problemas? Que problemas são esses?
  • Como podemos evitar que essas sujeras sejam inspiradas juntamente com o ar?

Divida os alunos em grupos de cinco pessoas. Nessa parte da aula, os alunos irão levantar algumas hipóteses iniciais sobre a Questão disparadora. Apresente as imagens e peça para pensarem sobre as questões, para discutirem e anotarem as conclusões às quais chegaram.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos e diga para pensarem um pouco sobre o que permite que o ar seja purificado para chegar limpo aos pulmões. Diga que, durante a aula, os alunos irão realizar um conjunto de atividades que irão permitir que cheguem a uma conclusão para essa questão.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:Nesse experimento os alunos construirão o protótipo de um purificador de ar. O objetivo é que testem duas situações. Na primeira etapa, utilizarão uma garrafa pet cortando o fundo dela. Em seguida, com o auxílio de um canudo, soprarão um pó (achocolatado ou suco) da boca da garrafa. O pó será lançado em um guardanapo umedecido disposto na outra extremidade da garrafa. O mesmo será feito na segunda situação, mas a garrafa será preparada para funcionar como um purificador de ar. Para que o tempo seja otimizado, o professor precisa preparar o material previamente. Junte a quantidade necessária de garrafas, ou peça para os alunos levarem em aulas anteriores.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com esse experimento, os alunos perceberão que boa parte do pó irá atingir o guardanapo. Espera-se que realizem analogia entre a garrafa e as vias aéreas, entre o guardanapo e os pulmões e entre o achocolatado e as impurezas presentes no ar que inspiramos. Pergunte-os:

  • Que parte do nosso corpo está sendo representada pela garrafa? E pelo guardanapo?
  • E com o que podemos comparar o achocolatado (ou suco em pó)?
  • Onde o achocolatado (ou suco em pó) foi parar? Como ficou o guardanapo?
  • Na garrafa havia algo que impediu o achocolatado (ou suco em pó) de chegar até o guardanapo? Se nossas vias respiratórias funcionassem dessa forma, que problemas poderíamos ter?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A segunda etapa apresentará um contexto diferente. Aqui os alunos perceberão que algumas barreiras reterão boa parte do pó presente no ar soprado. Para otimizar o tempo, oriente os alunos a realizarem as ações concomitantemente, quando possível. Assim, enquanto dois alunos inserem a lã ou barbante, outro aluno pode prender e molhar o guardanapo, outro pode ir colocando o pó dentro do canudinho, etc. Pergunte aos alunos:

  • O que havia de diferente na segunda situação?
  • O que foi adicionado ao experimento?
  • Com que parte de nosso corpo cada um desses novos elementos pode ser comparado?
  • O que aconteceu com o guardanapo? Ficou como o guardanapo da primeira etapa do experimento?
  • Por que isso aconteceu?

Espera-se que os alunos concluam que os fios de lã ou barbante (que funcionaram como os pelos do nariz presentes nas narinas) e o creme de pele (que funcionou como a mucosa das vias respiratórias) serviram como barreiras, retendo as partículas de pó sopradas juntamente com o ar. Permita que os alunos percebam que a garrafa representa não somente as narinas, mas também outras cavidades nasais internas responsáveis pela produção do muco. Deixe que os alunos levantem as hipóteses sem apresentar respostas aos questionamentos. Permita que possam testar essas hipóteses após assistirem ao vídeo a seguir (ou ler o texto caso não seja possível reproduzir o vídeo).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações:Reproduza o vídeo de um pouco mais de 4 minutos (acesse aqui https://www.youtube.com/watch?v=abfLDAq-nvs) ou distribua o texto presente nos materiais complementares. Peça para anotarem as principais informações apresentadas no vídeo ou destacá-las no texto. Em seguida, peça para os alunos debaterem com o grupo a respeito das hipóteses construídas ao longo das aulas e que respondem à Questão disparadora. Peça para pensarem: que hipóteses condizem com as informações presentes no vídeo e que hipóteses precisam ser reformuladas?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Um aluno do grupo lê a hipótese de sua equipe. Você pode anotar todas as respostas no quadro para ajudar na sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a colaboração da turma, conduza essa etapa da aula permitindo que os alunos cheguem à conclusão de que o ar precisa ser purificado antes de chegar aos pulmões e, para tanto, algumas estruturas do corpo funcionam, de modo que partículas presentes no ar sejam retidas. Assim, a turma precisa concluir que os pelos do nariz e a mucosa servem como barreiras impedidoras de que corpos estranhos sejam inspirados junto com o ar. Por fim, precisam entender que o espirro é uma forma de defesa do organismo que expele elementos que não foram impedidos de entrar nas vias respiratórias no processo inicial da respiração.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Ao longo desta aula, os alunos irão construir conhecimentos relacionados ao processo de filtragem do ar inspirado do ambiente. Os alunos terão a oportunidade de descobrir que os pelos, a mucosa nasal e o espirro funcionam como retentores de impurezas presentes no ar a serem expelidas do corpo humano evitando que corpos estranhos entrem no organismo causando problemas para a saúde. Para se aprofundar no tema, o professor pode consultar o site https://www.youtube.com/watch?v=iXXZH3agMzI e https://www.youtube.com/watch?v=hWxKCdG26kU

Materiais necessários para a aula: Garrafa pet, prego, lã ou barbante de cor clara, creme de pele (ou creme de cabelo, ou gel, ou óleo hidratante), canudo, achocolatado em pó (ou suco em pó, desde que possua cor), guardanapo, fita crepe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Peça para tentarem antecipar aquilo que irão pesquisar durante esta aula. Pergunte aos alunos:

  • Lendo o título da aula, o que vocês acham que iremos investigar?
  • Vocês já pararam para pensar sobre para que serve o espirro, os pelos do nariz e a meleca?
  • Qual a função de um filtro?
  • Por que os elementos citados no título podem ser considerados filtros naturais da respiração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A situação apresentada neste slide tem como escopo permitir que os alunos sintam-se motivados a investigar o tema da aula. Mostre o slide para os alunos e instigue-os a pensar sobre a situação apresentada. Pergunte-os:

  • As sujeiras presentes no ar podem nos causar problemas? Que problemas são esses?
  • Como podemos evitar que essas sujeras sejam inspiradas juntamente com o ar?

Divida os alunos em grupos de cinco pessoas. Nessa parte da aula, os alunos irão levantar algumas hipóteses iniciais sobre a Questão disparadora. Apresente as imagens e peça para pensarem sobre as questões, para discutirem e anotarem as conclusões às quais chegaram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos e diga para pensarem um pouco sobre o que permite que o ar seja purificado para chegar limpo aos pulmões. Diga que, durante a aula, os alunos irão realizar um conjunto de atividades que irão permitir que cheguem a uma conclusão para essa questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:Nesse experimento os alunos construirão o protótipo de um purificador de ar. O objetivo é que testem duas situações. Na primeira etapa, utilizarão uma garrafa pet cortando o fundo dela. Em seguida, com o auxílio de um canudo, soprarão um pó (achocolatado ou suco) da boca da garrafa. O pó será lançado em um guardanapo umedecido disposto na outra extremidade da garrafa. O mesmo será feito na segunda situação, mas a garrafa será preparada para funcionar como um purificador de ar. Para que o tempo seja otimizado, o professor precisa preparar o material previamente. Junte a quantidade necessária de garrafas, ou peça para os alunos levarem em aulas anteriores.

Slide Plano Aula

Orientações: Com esse experimento, os alunos perceberão que boa parte do pó irá atingir o guardanapo. Espera-se que realizem analogia entre a garrafa e as vias aéreas, entre o guardanapo e os pulmões e entre o achocolatado e as impurezas presentes no ar que inspiramos. Pergunte-os:

  • Que parte do nosso corpo está sendo representada pela garrafa? E pelo guardanapo?
  • E com o que podemos comparar o achocolatado (ou suco em pó)?
  • Onde o achocolatado (ou suco em pó) foi parar? Como ficou o guardanapo?
  • Na garrafa havia algo que impediu o achocolatado (ou suco em pó) de chegar até o guardanapo? Se nossas vias respiratórias funcionassem dessa forma, que problemas poderíamos ter?
Slide Plano Aula

Orientações: A segunda etapa apresentará um contexto diferente. Aqui os alunos perceberão que algumas barreiras reterão boa parte do pó presente no ar soprado. Para otimizar o tempo, oriente os alunos a realizarem as ações concomitantemente, quando possível. Assim, enquanto dois alunos inserem a lã ou barbante, outro aluno pode prender e molhar o guardanapo, outro pode ir colocando o pó dentro do canudinho, etc. Pergunte aos alunos:

  • O que havia de diferente na segunda situação?
  • O que foi adicionado ao experimento?
  • Com que parte de nosso corpo cada um desses novos elementos pode ser comparado?
  • O que aconteceu com o guardanapo? Ficou como o guardanapo da primeira etapa do experimento?
  • Por que isso aconteceu?

Espera-se que os alunos concluam que os fios de lã ou barbante (que funcionaram como os pelos do nariz presentes nas narinas) e o creme de pele (que funcionou como a mucosa das vias respiratórias) serviram como barreiras, retendo as partículas de pó sopradas juntamente com o ar. Permita que os alunos percebam que a garrafa representa não somente as narinas, mas também outras cavidades nasais internas responsáveis pela produção do muco. Deixe que os alunos levantem as hipóteses sem apresentar respostas aos questionamentos. Permita que possam testar essas hipóteses após assistirem ao vídeo a seguir (ou ler o texto caso não seja possível reproduzir o vídeo).

Slide Plano Aula

Orientações:Reproduza o vídeo de um pouco mais de 4 minutos (acesse aqui https://www.youtube.com/watch?v=abfLDAq-nvs) ou distribua o texto presente nos materiais complementares. Peça para anotarem as principais informações apresentadas no vídeo ou destacá-las no texto. Em seguida, peça para os alunos debaterem com o grupo a respeito das hipóteses construídas ao longo das aulas e que respondem à Questão disparadora. Peça para pensarem: que hipóteses condizem com as informações presentes no vídeo e que hipóteses precisam ser reformuladas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Um aluno do grupo lê a hipótese de sua equipe. Você pode anotar todas as respostas no quadro para ajudar na sistematização.

Slide Plano Aula

Orientações: Com a colaboração da turma, conduza essa etapa da aula permitindo que os alunos cheguem à conclusão de que o ar precisa ser purificado antes de chegar aos pulmões e, para tanto, algumas estruturas do corpo funcionam, de modo que partículas presentes no ar sejam retidas. Assim, a turma precisa concluir que os pelos do nariz e a mucosa servem como barreiras impedidoras de que corpos estranhos sejam inspirados junto com o ar. Por fim, precisam entender que o espirro é uma forma de defesa do organismo que expele elementos que não foram impedidos de entrar nas vias respiratórias no processo inicial da respiração.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano