13078
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - No ritmo da respiração: investigação sobre mudanças em nossa frequência respiratória

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre No ritmo da respiração: investigação sobre mudanças em nossa frequência respiratória

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: compartilhamento de link do vídeo (Whatsapp ou e-mail); compartilhamento de mensagens (grupo de whatsapp, chat do Hangouts…); documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videoconferência (Hangouts, Zoom).

Contexto e questão disparadora
Apresente a seguinte situação aos alunos:

“Alguns amigos estavam brincando de pega-pega e, após a brincadeira, se olharam e perceberam que todos estavam ofegantes.”

Após apresentar esse contexto, pergunte às crianças o que acontece com nossa respiração após realizarmos algum exercício. Permita que elas tenham liberdade para responder, seja por meio de chat ou videoconferência.

Mão na massa
Compartilhe com os alunos o link do vídeo “Exercícios com as Crianças em Casa” (disponível aqui) e oriente que eles devem realizar os exercícios propostos. Após realizarem todos, as crianças devem ir para a frente de um espelho e se observar, principalmente no que diz respeito à respiração. Os alunos devem escrever anotações sobre as observações e compartilhá-las com os colegas da turma (podem utilizar um documento compartilhado no Google Drive).

Sistematização
Para sistematizar as aprendizagens, construa um texto coletivo com a ajuda de toda a turma utilizando o Google Docs e respondendo à seguinte pergunta:
- Por que respiramos em ritmos diferentes?

Os alunos não podem deixar de incluir no texto as principais conclusões a que chegaram.

Convite às famílias
Os familiares podem realizar os exercícios físicos junto com as crianças e, depois, observar entre si como ficou a respiração uns dos outros, compartilhando o que analisaram e a hipótese que explica por que o ritmo da respiração muda após a realização de exercícios físicos.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_05V&E07

(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas