13077
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Cobertura vegetal e erosão do solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Cobertura vegetal e erosão do solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais:
- Ferramentas para compartilhamento do link do vídeo, como grupo de Whatsapp, E-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui)
- Compartilhamento de vídeo gravado pelo professor, por meio de link do YouTube (Link 1; Link 2) ou por grupo de Whatsapp ou e-mail;
- Google Docs (tutorial disponível aqui)

Optativas:
- Videoconferência (disponível aqui)

Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos a reportagem “Temporal provoca deslizamento, deixa dois feridos e muitos estragos na Grande BH” (disponível aqui) e questione-os (sugere-se a pergunta disponível no Google Classroom):
- Como a vegetação influencia no escoamento da água?

Mão na massa
O professor deverá gravar um vídeo demonstrando um simulador de erosão, como apresentado no vídeo “Como fazer um Simulador de Erosão” (disponível aqui).

Informe aos alunos que irá regar as amostras com a mesma quantidade de água e pelo mesmo tempo. Peça que compartilhem as hipóteses sobre o que irá acontecer. Registre as hipóteses em um documento compartilhado no Google Docs. Então, acompanhem, juntos, o escoamento da água em cada amostra e solicite que os alunos relatem as observações e conclusões.

Sistematização
Após os alunos observarem e refletirem sobre o experimento, devem produzir um texto coletivo, com sua mediação, que responda à questão disparadora da aula.

Convite às famílias
Compartilhe o link do experimento com as famílias e sugira que elas montem os próprios simuladores de erosão.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_03M&E02

(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas