13074
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita de um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula é uma sequência da aula apresentada no plano CIE4_08TU08, por isso, recomenda-se a realização dessas duas aulas em sequência. Para um melhor aproveitamento, os temas abordados nas 6 primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06) precisam ser trabalhados anteriormente com os alunos, pois as descobertas dessas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como nosso calendário foi construído. Recomenda-se, portanto, a utilização desses planos como uma sequência.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na aula, consulte o site do Centro de divulgação de Astronomia da USP: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte3b.html . (Acesso em 18/07/2018).

Materiais necessários para a aula: papel ou caderno para registro, calculadoras, texto impresso ou digital

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula. Comente com os alunos que o calendário gregoriano é o que utilizamos oficialmente no Brasil. Explique que, nessa aula, eles irão identificar como o nosso calendário é adaptado para que o ano coincida com o ano solar, ou seja, com o tempo de translação da Terra ao redor do Sol.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou “U”, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Projete o slide ou desenhe o modelo da translação da Terra no quadro e escreva a informação fornecida. Em seguida, peça para que um aluno leia a informação e inicie uma discussão com o grupo. Você pode usar questões como:

  • Vimos que um ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Se a passagem do ano é comemorada sempre à meia-noite, onde entra esse tempo restante no calendário?
  • Como o calendário poderia se adaptar a esse tempo astronômico?
  • Como o nosso calendário se adapta a isso?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 26/06/2018).

É possível que alguns alunos saibam que alguns anos têm 366 dias, com fevereiro tendo 29 dias nesses anos. É possível até que eles falem que o ano bissexto acontece a cada 4 anos. Caso isso seja falado, registre no quadro SQA da mesma forma como outras possíveis ideias. Durante a aula, os alunos serão convidados a pensar em diferentes formas que poderiam resolver esse “problema” das horas restantes. Espera-se que eles entendam que o ano bissexto foi a adaptação adotada, mas que isso foi uma escolha entre outras possíveis.

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada. Explique que nesta aula eles pensarão em diferentes formas que essa questão das horas, minutos e segundos restantes poderia ser resolvida para que o ano do calendário seja o mais próximo possível do ano solar. Eles também verão como o nosso calendário, o calendário gregoriano, resolve essa questão.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a construção do calendário, caso ainda haja algoalém do que já foi conversado anteriormente. Como o contexto (slide anterior) está diretamente ligado à questão disparadora, essa será uma etapa bem rápida. Não é necessário que as ideias sejam repetidas neste momento. Registre alguma ideia nova na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder as dúvidas neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos cada. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos aqui). Cada grupo necessitará de material para registro (cadernos ou folhas avulsas) e uma calculadora.

Explique a atividade. Você pode projetar o slide e ler com os alunos ou explicar o que será feito, anotando os dados no quadro. Nesse momento, faça combinados com a turma sobre o tempo disponível para o levantamento das possibilidades. Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciarem seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos que você irá avisá-los a cada 5 minutos quanto tempo ainda falta para o final da atividade.

É importante que você ressalte que eles devem criar diversas possibilidades que podem solucionar o problema, e não apenas uma. Forneça papel ou peça que eles utilizem seus cadernos para o registro. Peça para que todos os membros do grupo tenham seus registros, pois isso será necessário na segunda parte dessa etapa. Você pode imprimir o enunciado dessa atividade para os alunos.

Materiais necessários: papel ou caderno para registro, calculadoras

Materiais complementares:

Enunciado para impressão

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Forneça a cada dupla o texto sobre o ano bissexto, disponível em http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ (Acesso em 15/07/2018). Você pode imprimir o texto ou disponibilizá-lo digitalmente, caso a escola tenha recursos suficientes para isso. Peça para que os alunos conversem sobre as perguntas do item 3 e registrem em seus cadernos, ou em uma folha avulsa, as adaptações do nosso calendário (gregoriano) para que o ano corresponda ao ano solar.

Materiais necessários: papel ou caderno para registro, texto impresso ou digital

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Peça para que alguns alunos compartilhem outras possíveis soluções levantadas. Ressalte a ideia de que o ano bissexto foi a forma adotada em nosso calendário, mas que é uma criação humana e poderia ser de outra forma.

Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.

Comente com os alunos que existem outros calendários que lidam com essa e outras questões de uma forma diferente, e que isso é o que eles vão investigar na próxima aula.

Recomenda-se a sequência deste plano com o plano CIE4_08TU10.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita de um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula é uma sequência da aula apresentada no plano CIE4_08TU08, por isso, recomenda-se a realização dessas duas aulas em sequência. Para um melhor aproveitamento, os temas abordados nas 6 primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06) precisam ser trabalhados anteriormente com os alunos, pois as descobertas dessas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como nosso calendário foi construído. Recomenda-se, portanto, a utilização desses planos como uma sequência.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na aula, consulte o site do Centro de divulgação de Astronomia da USP: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte3b.html . (Acesso em 18/07/2018).

Materiais necessários para a aula: papel ou caderno para registro, calculadoras, texto impresso ou digital

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula. Comente com os alunos que o calendário gregoriano é o que utilizamos oficialmente no Brasil. Explique que, nessa aula, eles irão identificar como o nosso calendário é adaptado para que o ano coincida com o ano solar, ou seja, com o tempo de translação da Terra ao redor do Sol.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou “U”, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Projete o slide ou desenhe o modelo da translação da Terra no quadro e escreva a informação fornecida. Em seguida, peça para que um aluno leia a informação e inicie uma discussão com o grupo. Você pode usar questões como:

  • Vimos que um ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Se a passagem do ano é comemorada sempre à meia-noite, onde entra esse tempo restante no calendário?
  • Como o calendário poderia se adaptar a esse tempo astronômico?
  • Como o nosso calendário se adapta a isso?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 26/06/2018).

É possível que alguns alunos saibam que alguns anos têm 366 dias, com fevereiro tendo 29 dias nesses anos. É possível até que eles falem que o ano bissexto acontece a cada 4 anos. Caso isso seja falado, registre no quadro SQA da mesma forma como outras possíveis ideias. Durante a aula, os alunos serão convidados a pensar em diferentes formas que poderiam resolver esse “problema” das horas restantes. Espera-se que eles entendam que o ano bissexto foi a adaptação adotada, mas que isso foi uma escolha entre outras possíveis.

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada. Explique que nesta aula eles pensarão em diferentes formas que essa questão das horas, minutos e segundos restantes poderia ser resolvida para que o ano do calendário seja o mais próximo possível do ano solar. Eles também verão como o nosso calendário, o calendário gregoriano, resolve essa questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a construção do calendário, caso ainda haja algoalém do que já foi conversado anteriormente. Como o contexto (slide anterior) está diretamente ligado à questão disparadora, essa será uma etapa bem rápida. Não é necessário que as ideias sejam repetidas neste momento. Registre alguma ideia nova na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder as dúvidas neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos cada. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos aqui). Cada grupo necessitará de material para registro (cadernos ou folhas avulsas) e uma calculadora.

Explique a atividade. Você pode projetar o slide e ler com os alunos ou explicar o que será feito, anotando os dados no quadro. Nesse momento, faça combinados com a turma sobre o tempo disponível para o levantamento das possibilidades. Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciarem seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos que você irá avisá-los a cada 5 minutos quanto tempo ainda falta para o final da atividade.

É importante que você ressalte que eles devem criar diversas possibilidades que podem solucionar o problema, e não apenas uma. Forneça papel ou peça que eles utilizem seus cadernos para o registro. Peça para que todos os membros do grupo tenham seus registros, pois isso será necessário na segunda parte dessa etapa. Você pode imprimir o enunciado dessa atividade para os alunos.

Materiais necessários: papel ou caderno para registro, calculadoras

Materiais complementares:

Enunciado para impressão

Slide Plano Aula

Forneça a cada dupla o texto sobre o ano bissexto, disponível em http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ (Acesso em 15/07/2018). Você pode imprimir o texto ou disponibilizá-lo digitalmente, caso a escola tenha recursos suficientes para isso. Peça para que os alunos conversem sobre as perguntas do item 3 e registrem em seus cadernos, ou em uma folha avulsa, as adaptações do nosso calendário (gregoriano) para que o ano corresponda ao ano solar.

Materiais necessários: papel ou caderno para registro, texto impresso ou digital

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Peça para que alguns alunos compartilhem outras possíveis soluções levantadas. Ressalte a ideia de que o ano bissexto foi a forma adotada em nosso calendário, mas que é uma criação humana e poderia ser de outra forma.

Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.

Comente com os alunos que existem outros calendários que lidam com essa e outras questões de uma forma diferente, e que isso é o que eles vão investigar na próxima aula.

Recomenda-se a sequência deste plano com o plano CIE4_08TU10.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa - Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Movimento aparente do Sol

AULA 02

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

AULA 03

Movimento anual do Sol - Estações do ano

AULA 04

Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinaçã...

AULA 05

Fases da Lua - Ideias iniciais

AULA 06

Fases e movimentos da Lua

AULA 07

Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol,...

AULA 08

Nosso calendário

AULA 10

Calendários em diferentes culturas

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atração e Repulsão

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Fases da Lua - Ideias iniciais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Fases e movimentos da Lua

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O sol e a sombra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Que horas são?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Construção da rosa dos ventos

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Significado dos pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Nosso calendário

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendários em diferentes culturas

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentação dos animais: vamos classificar?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O que são vírus?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Prevenção da transmissão de vírus

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vírus e vetores

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância do Sol para as plantas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O desequilíbrio nas cadeias alimentares

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo os protozoários

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI11 da BNCC

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Fases da Lua - Ideias iniciais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Fases e movimentos da Lua

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Nosso calendário

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Calendários em diferentes culturas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann