13073
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Nosso calendário

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Nosso calendário

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das seis primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06), pois as descobertas destas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como o nosso calendário foi construído. A próxima aula (CIE4_08TU09) complementa esta, abordando o ano bissexto do calendário gregoriano. Recomenda-se realizar estas duas aulas na sequência.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa aula, consulte o site do Observatório Abrahão de Moraes (http://www.observatorio.iag.usp.br/index.php/fauna/81-calen.html. Acesso em: 10/7/2018).

Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros sobre o tema para pesquisa, calendários de um ano (um por dupla), perguntas-guia impressas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão entender, nesta aula, como foi construído nosso calendário, relacionando o que estudaram até agora sobre os movimentos dos astros com a construção do calendário.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou U, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Mostre as imagens (projetadas ou impressas). Se preferir, use imagens encontradas em revistas ou fotografias de festas tradicionais comemoradas na escola ou na sua região. Tenha cuidado com o uso de festas religiosas, pois os alunos podem ser de religiões diferentes. Pergunte se os alunos reconhecem as festas apresentadas nas imagens e em que época/estação do ano elas ocorrem. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:

Vocês já pararam para pensar em por que nosso calendário é da forma que é?

Vocês já repararam que as datas comemorativas, no nosso calendário, caem sempre mais ou menos em uma determinada estação do ano? (O Réveillon sempre no verão, a festa junina sempre no fim do outono ou início do inverno, e assim por diante, de acordo com as festas que você for apresentar).

Como será que foi construído o nosso calendário para que isso acontecesse?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em: 26/6/2018).

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos analisar o nosso calendário para descobrir como ele foi construído. Usaremos nossas descobertas das aulas anteriores sobre os movimentos dos astros para relacioná-las com o calendário.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a construção do calendário. É provável que eles relembrem o que foi estudado anteriormente, dizendo, por exemplo, que um dia tem 24 horas, pois este é o período de tempo de rotação da Terra ou que o ano tem 365 dias, pois este é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas. Forneça a cada dupla uma folha com as perguntas-guia impressas (ou escreva as perguntas no quadro e peça para que os alunos copiem) e um calendário gregoriano (o que usamos oficialmente no Brasil) de um ano completo. Você pode imprimir calendários simples (disponíveis, por exemplo,aqui) ou usar calendários disponíveis na escola. É importante usar o calendário de um ano não bissexto. Explique a atividade usando o slide projetado. Ressalte que eles devem procurar similaridades entre períodos de tempo aproximados, não sendo necessário encontrar períodos de tempo exatamente iguais no movimento dos astros e no calendário, pois esta é uma aula inicial e estas aproximações serão abordadas na próxima aula. Relembre-os de que os movimentos da Terra e da Lua foram investigados nas aulas anteriores e incentive-os a consultar seus registros destas aulas para responder as perguntas guia. Você também deve deixar disponível para os alunos outros materiais para consulta, como livros sobre o tema e dispositivos digitais conectados à internet, se possível.
Peça para que cada dupla registre as relações que forem fazendo em seus cadernos ou em uma folha avulsa. Diga que as descobertas de cada dupla serão compartilhadas posteriormente com a turma.

Avise os estudantes sobre o tempo disponível para esta atividade. Enquanto eles trabalham, circule pela sala. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas que tiverem dúvidas. Caso alguma dupla tenha respondido as questões, mas não esteja conseguindo fazer conexões com o calendário, faça perguntas como:

Quantos dias têm uma semana, um mês ou um ano?

Qual período dos movimentos dos astros é similar a este tempo?

Materiais necessários: Folhas com as perguntas-guia impressas (uma por dupla ou uma por aluno), calendários em papel (um por dupla), cadernos ou folhas avulsas para registro.

Materiais complementares:

Perguntas-guia

Calendário para impressão

Resolução da atividade

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula
Orientações: Peça que cada duas duplas se unam para conversar sobre as relações estabelecidas. Projete ou imprima o slide para os grupos ou anote as orientações no quadro. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir sobre suas observações e elaborar seus questionamentos. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos durante a discussão.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as relações que puderam fazer entre os movimentos e o calendário e as questões elaboradas pelos grupos. Peça para que alguns grupos (formados por duas duplas) compartilhem suas conexões e as perguntas sobre o que ainda está confuso para eles. Peça para que cada grupo apresente suas ideias, ressaltando o que, de suas observações e dúvidas, é semelhante ao que outros grupos já apresentaram e o que eles têm a acrescentar.

Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com os resultados obtidos com a pesquisa e análise do calendário.

Registre os novos questionamentos que apareceram após a investigação.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que as adaptações feitas para acomodar esses frações de tempo presentes nos períodos de tempo é o que eles vão investigar na próxima aula.

Recomenda-se a sequência deste plano com o plano CIE4_08TU09.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das seis primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06), pois as descobertas destas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como o nosso calendário foi construído. A próxima aula (CIE4_08TU09) complementa esta, abordando o ano bissexto do calendário gregoriano. Recomenda-se realizar estas duas aulas na sequência.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa aula, consulte o site do Observatório Abrahão de Moraes (http://www.observatorio.iag.usp.br/index.php/fauna/81-calen.html. Acesso em: 10/7/2018).

Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros sobre o tema para pesquisa, calendários de um ano (um por dupla), perguntas-guia impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão entender, nesta aula, como foi construído nosso calendário, relacionando o que estudaram até agora sobre os movimentos dos astros com a construção do calendário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou U, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Mostre as imagens (projetadas ou impressas). Se preferir, use imagens encontradas em revistas ou fotografias de festas tradicionais comemoradas na escola ou na sua região. Tenha cuidado com o uso de festas religiosas, pois os alunos podem ser de religiões diferentes. Pergunte se os alunos reconhecem as festas apresentadas nas imagens e em que época/estação do ano elas ocorrem. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:

Vocês já pararam para pensar em por que nosso calendário é da forma que é?

Vocês já repararam que as datas comemorativas, no nosso calendário, caem sempre mais ou menos em uma determinada estação do ano? (O Réveillon sempre no verão, a festa junina sempre no fim do outono ou início do inverno, e assim por diante, de acordo com as festas que você for apresentar).

Como será que foi construído o nosso calendário para que isso acontecesse?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em: 26/6/2018).

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos analisar o nosso calendário para descobrir como ele foi construído. Usaremos nossas descobertas das aulas anteriores sobre os movimentos dos astros para relacioná-las com o calendário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a construção do calendário. É provável que eles relembrem o que foi estudado anteriormente, dizendo, por exemplo, que um dia tem 24 horas, pois este é o período de tempo de rotação da Terra ou que o ano tem 365 dias, pois este é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas. Forneça a cada dupla uma folha com as perguntas-guia impressas (ou escreva as perguntas no quadro e peça para que os alunos copiem) e um calendário gregoriano (o que usamos oficialmente no Brasil) de um ano completo. Você pode imprimir calendários simples (disponíveis, por exemplo,aqui) ou usar calendários disponíveis na escola. É importante usar o calendário de um ano não bissexto. Explique a atividade usando o slide projetado. Ressalte que eles devem procurar similaridades entre períodos de tempo aproximados, não sendo necessário encontrar períodos de tempo exatamente iguais no movimento dos astros e no calendário, pois esta é uma aula inicial e estas aproximações serão abordadas na próxima aula. Relembre-os de que os movimentos da Terra e da Lua foram investigados nas aulas anteriores e incentive-os a consultar seus registros destas aulas para responder as perguntas guia. Você também deve deixar disponível para os alunos outros materiais para consulta, como livros sobre o tema e dispositivos digitais conectados à internet, se possível.
Peça para que cada dupla registre as relações que forem fazendo em seus cadernos ou em uma folha avulsa. Diga que as descobertas de cada dupla serão compartilhadas posteriormente com a turma.

Avise os estudantes sobre o tempo disponível para esta atividade. Enquanto eles trabalham, circule pela sala. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas que tiverem dúvidas. Caso alguma dupla tenha respondido as questões, mas não esteja conseguindo fazer conexões com o calendário, faça perguntas como:

Quantos dias têm uma semana, um mês ou um ano?

Qual período dos movimentos dos astros é similar a este tempo?

Materiais necessários: Folhas com as perguntas-guia impressas (uma por dupla ou uma por aluno), calendários em papel (um por dupla), cadernos ou folhas avulsas para registro.

Materiais complementares:

Perguntas-guia

Calendário para impressão

Resolução da atividade

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que cada duas duplas se unam para conversar sobre as relações estabelecidas. Projete ou imprima o slide para os grupos ou anote as orientações no quadro. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir sobre suas observações e elaborar seus questionamentos. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos durante a discussão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as relações que puderam fazer entre os movimentos e o calendário e as questões elaboradas pelos grupos. Peça para que alguns grupos (formados por duas duplas) compartilhem suas conexões e as perguntas sobre o que ainda está confuso para eles. Peça para que cada grupo apresente suas ideias, ressaltando o que, de suas observações e dúvidas, é semelhante ao que outros grupos já apresentaram e o que eles têm a acrescentar.

Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com os resultados obtidos com a pesquisa e análise do calendário.

Registre os novos questionamentos que apareceram após a investigação.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que as adaptações feitas para acomodar esses frações de tempo presentes nos períodos de tempo é o que eles vão investigar na próxima aula.

Recomenda-se a sequência deste plano com o plano CIE4_08TU09.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa (calendario) - Nosso calendário

  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa (perguntas) - Nosso calendário

  • Documento

    Resolução de atividade - Mão na Massa - Nosso calendário


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Movimento aparente do Sol

AULA 02

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

AULA 03

Movimento anual do Sol - Estações do ano

AULA 04

Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinaçã...

AULA 05

Fases da Lua - Ideias iniciais

AULA 06

Fases e movimentos da Lua

AULA 07

Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol,...

AULA 09

Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

AULA 10

Calendários em diferentes culturas

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atração e Repulsão

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Fases da Lua - Ideias iniciais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Fases e movimentos da Lua

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O sol e a sombra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Que horas são?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Construção da rosa dos ventos

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Significado dos pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Nosso calendário

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendários em diferentes culturas

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentação dos animais: vamos classificar?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O que são vírus?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Prevenção da transmissão de vírus

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vírus e vetores

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância do Sol para as plantas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O desequilíbrio nas cadeias alimentares

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo os protozoários

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI11 da BNCC

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Fases da Lua - Ideias iniciais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Fases e movimentos da Lua

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Nosso calendário

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Calendários em diferentes culturas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann