13071
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: E-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
- Lousa virtual: Google Jamboard.

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma através do Zoom ou Google meet. Em seguida, inicie uma discussão com as questões propostas no slide 3 e organize as crianças em pequenos grupos, para que compartilhem as ideias sobre a pergunta: “Como se media o tempo antes de esses instrumentos existirem?”.

Peça para os alunos usarem o Google Jamboard e registrarem palavras chave que marcaram o momento de discussão em grupo. Em seguida, projete as anotações feitas no Jamboard, leia com a turma os registros e siga para a questão disparadora da aula.

Mão na massa
Organize as crianças novamente em pequenos grupos e explique a atividade disponível no slide 5.

Adapte o material impresso em forma de documento colaborativo (Apresentações ou Docs) para que os grupos trabalhem com o mesmo arquivo. Planeje a etapa “mão na massa”, de forma que ela aconteça em mais de um encontro ao vivo:
1. Os grupos realizam a pesquisa e escolhem qual marcador de tempo irão construir.
2. Os grupos conferem se têm materiais disponíveis em casa para realizar o experimento e iniciam os trabalhos: cada grupo escolhe um modelo e cada integrante de um mesmo grupo deve construir o próprio exemplar individual.
3. Os grupos apresentam, durante uma videochamada, as montagens para a turma.

Sistematização
Comece a sistematização na apresentação do trabalho das crianças fazendo intervenções quando achar necessário. Siga as orientações dos slides 7 e 8 para finalizar a aula.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças durante o “mão na massa”, sugerindo materiais para construção dos modelos escolhidos pelo grupo.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_08T&U07

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas