Atividade - Mão na Massa (texto informativo) - Saúde e Meio Ambiente
Plano de Aula
Plano de aula: Saúde e Meio Ambiente
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano apresenta uma proposta de atividade que aborda a relação entre a preservação ambiental e a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população humana. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se, anteriormente, realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE09.
Este plano também pode ser considerado como encerramento de uma sequência de 10 planos de aulas (disponíveis nesta unidade da plataforma Nova Escola) para atender à habilidade da BNCC apresentada no slide.
Materiais necessários para a aula: equipamento audiovisual ou slides de contextualização impressos, texto informativo (disponível no material complementar deste plano), tarjetas de papel, folhas de sulfite para construção de painel de causas, consequências e soluções.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula e levante questionamentos sobre o tema:
- Como podemos definir o que é saúde?
- E o que é meio ambiente?
- Quais problemas ambientais vocês conhecem?
- Qual relação vocês acreditam que há entre saúde e meio ambiente?
Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos, como protagonistas da construção dos conhecimentos. Assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. Já meio ambiente possui uma variedade de conceitos. Neste momento, o importante é não se basear em uma ideia superficial, que se limite a entender meio ambiente como natureza. O objetivo é ter um olhar mais amplo, que envolva os elementos naturais, artificiais (construídos pelo homem), culturais e nossa relação com tais elementos que compõe tudo a nossa volta. Faça as intervenções necessárias de forma que, nesse momento inicial de participação, os alunos se aproximem dessas ideias.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Esses são os 17 objetivos que devem ser adotados por todos os países, como uma agenda de desenvolvimento, de forma que todos sejam implementados até 2030. Questione os alunos:
- Alguém já ouviu falar sobre desenvolvimento sustentável?
- Como seria o mundo se todos esses objetivos fossem colocados em prática em todos os países?
Para saber mais sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, acesse https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/
Contexto
Orientações: Destaque com os alunos dois dos dezessete objetivos, sendo esses os que possuem relação direta com os objetivos desta aula.
Objetivo 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Leia para os alunos alguns dados que evidenciam a necessidade desses princípios:
- Mais de seis milhões de crianças morrem a cada ano, antes de completar 5 anos.
- Desde o ano 2000, vacinas de sarampo preveniram aproximadamente 15,6 milhões de mortes.
- Apenas metade das mulheres em regiões em desenvolvimento recebe a quantidade recomendada de assistência médica.
- No mundo, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas.
- Diariamente, uma média de cinco mil crianças morrem de doenças evitáveis relacionadas à água e saneamento.
Após a apresentação desses dados, questione os alunos:
- Você acha que esses dois objetivos se relacionam em algum ponto?
- O que você considera como vida saudável?
- Como você definiria bem-estar?
- Como a disponibilidade da água interfere no bem-estar de uma população?
- O que é saneamento de água? Por que ele é importante para a manutenção da saúde das pessoas?
- O que significa gestão sustentável da água? Por que devemos cuidar desse recurso?
- De acordo com as informações apresentadas, responda: por quais motivos tantas crianças têm perdido a saúde e até morrido?
Permita que os alunos socializem as hipóteses e discutam entre eles. Esse não é o momento de apresentar respostas prontas, mas de estimular e envolver as crianças no assunto que será abordado na aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Este é um momento rico para o levantamento de hipóteses pelos alunos, com base em seus conhecimentos prévios. É importante não corrigir ou cercear as respostas. Enquanto os alunos levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda do que foi dito. Peça para que complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Para a primeira etapa do Mão na Massa, organize os alunos em duplas e distribua o texto informativo “Poluição ambiental mata cerca 1,7 milhões de crianças por ano” (disponível no material complementar deste plano). Peça que os alunos leiam, identifiquem e grifem no texto algumas informações como problemas ambientais, doenças causadas por esses problemas e possíveis soluções.
Como segunda etapa da atividade, após a leitura e identificação das informações, disponibilize tarjetas aos alunos e peça que escrevam conjuntos de 3 tarjetas com 3 informações em cada conjunto. Em cada conjunto de 3 tarjetas, devem ser registradas 3 informações:
- Causa: 1 problema ambiental;
- Consequência: 1 doença;
- Soluções: 1 possível forma de solucionar o problema.
Os registros nas tarjetas podem ser colados no caderno depois da terceira etapa, que consiste na socialização das tarjetas. Também é possível montar um painel coletivo de “causas/consequências/soluções”. Neste momento, aproveite para valorizar a participação e argumentação dos alunos na escolha das informações para as tarjetas. Pergunte se algum colega concorda ou discorda do que foi dito e peça que complementem as opiniões uns dos outros, evidenciando os dados presentes no texto, para que os alunos consigam perceber os problemas e relacioná-los com os as questões ambientais.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Retome a Questão disparadora com os alunos, elaborando coletivamente a resposta, que pode ser registrada no caderno.
Havendo interesse em um aprofundamento e compreensão da situação ambiental local, há possibilidade de trazer o contexto ambiental real para o processo de aprendizagem. Peça aos alunos, como tarefa, que façam uma pesquisa para saber se sua cidade ou bairro sofrem com algum dos problemas ambientais citados no texto ou com outros não citados. A partir da identificação dos problemas ambientais locais, discuta e proponha ações de solução para tais situações.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs ou Apresentações.
- Projeção de texto e imagem: Powerpoint.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, por Google Meet ou Zoom, inserindo o trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”.
Faça todos os questionamentos sugeridos. Você pode fazer um Powerpoint e projetar os infográficos.
Partilhe a “questão disparadora”, fazendo as perguntas sugeridas, de modo a deixar a turma muita curiosa.
Mão na massa
Ainda pelo vídeo, projete o texto informativo que está no material complementar do “mão na massa”. Envie esse texto para que todos os alunos tenham acesso.
Faça a leitura e exploração do material com todos os alunos. Ouça as hipóteses e faça questionamentos para instigar a turma.
Siga as orientações do slide 6 e crie um documento compartilhado, via Google Docs ou Apresentações, e partilhe o link com os alunos. Deixe uma página preparada com os nomes de duplas ou pequenos grupos de estudante, para que possam executar as tarefa. Seria interessante criar uma tabela em cada página, dessa forma, os alunos podem elencar as causas, consequências e soluções.
Oriente os grupos para a execução da 2ª parte do “mão na massa”, marcando um tempo para a entrega. Ao finalizarem os registros, peça para que cada grupo apresente um conjunto de tarjetas que produziu.
Sistematização
Ainda em videochamada, apresente o slide 7. Peça para que os alunos respondam a questão disparadora com base nas reflexões da aula. Escreva as respostas e partilhe com os grupos, para que tenham registrado nos caderno.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com os alunos para que eles contem sobre as aprendizagens do dia.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde, reconhecendo a importância da ação consciente do ser humano na manutenção das relações que garantem o equilíbrio dinâmico do planeta.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido