13068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Saúde e Meio Ambiente

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Saúde e Meio Ambiente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs ou Apresentações.
- Projeção de texto e imagem: Powerpoint.

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, por Google Meet ou Zoom, inserindo o trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”.

Faça todos os questionamentos sugeridos. Você pode fazer um Powerpoint e projetar os infográficos.

Partilhe a “questão disparadora”, fazendo as perguntas sugeridas, de modo a deixar a turma muita curiosa.

Mão na massa
Ainda pelo vídeo, projete o texto informativo que está no material complementar do “mão na massa”. Envie esse texto para que todos os alunos tenham acesso.

Faça a leitura e exploração do material com todos os alunos. Ouça as hipóteses e faça questionamentos para instigar a turma.

Siga as orientações do slide 6 e crie um documento compartilhado, via Google Docs ou Apresentações, e partilhe o link com os alunos. Deixe uma página preparada com os nomes de duplas ou pequenos grupos de estudante, para que possam executar as tarefa. Seria interessante criar uma tabela em cada página, dessa forma, os alunos podem elencar as causas, consequências e soluções.

Oriente os grupos para a execução da 2ª parte do “mão na massa”, marcando um tempo para a entrega. Ao finalizarem os registros, peça para que cada grupo apresente um conjunto de tarjetas que produziu.

Sistematização
Ainda em videochamada, apresente o slide 7. Peça para que os alunos respondam a questão disparadora com base nas reflexões da aula. Escreva as respostas e partilhe com os grupos, para que tenham registrado nos caderno.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com os alunos para que eles contem sobre as aprendizagens do dia.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_06V&E10

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas