Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma através do Zoom ou Google meet. Projete os textos dos slides de contextualização e assista ao vídeo “Akatu: peça publicitária reage ao aquecimento global” com as crianças. Em seguida, oriente os alunos a fazerem as perguntas propostas no slide 3 para algum familiar ou amigo que estiver próximo no momento. Após escutar as respostas, leia a “pergunta disparadora” para todos.
Mão na massa
Projete o vídeo para a turma e siga as orientações descritas no slide 5: divida a turma em grupos/salas virtuais menores e promova as discussões, de acordo com as questões sugeridas e participação dos alunos.
Finalize essa etapa com a pergunta:
- O que nós, aqui na escola, podemos fazer para ajudar a população a perceber que pode reduzir as causas do aquecimento global?
Escute a reflexão das crianças.
Sistematização
Faça a última pergunta do slide de sistematização e convide os alunos a partilharem as descobertas e ideias. Projete os links complementares para a turma, se achar necessário.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula e durante a curta “entrevista” sugerida na etapa de contextualização.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE4_04V&E10
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes