13063
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A transformação da lã de aço

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre A transformação da lã de aço

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Compartilhamento de materiais: Google Apresentações.
- Vídeo introdutório: Youtube.

Contexto e questão disparadora

Envie o vídeo antes do início da aula para seus alunos, via e-mail, Classroom ou Whatsapp (disponível aqui).

Ao terem contato inicial com este vídeo, as crianças saberão do que se trata a lã de aço, que será abordada na aula.

Faça uma conferência com a turma ou grave a introdução desta aula, contextualizando a questão apresentada.

Apresente a questão disparadora e questione os alunos sobre o que fazer para descobrir o que houve com a lã de aço.

Mão na massa

Em uma videochamada, selecione uma lã de aço para apresentar às crianças. Mostre como é a textura e o estado físico dela.

Siga as instruções presentes nos slides “mão na massa”, fazendo todas as perguntas necessárias para que os alunos levantem o máximo de hipóteses.

Divida a turma em 3 grupos diferentes, conforme as orientações passadas nos slides.

Apresente as 3 tarefas, por meio de vídeos curtos ou orientações por escrito, que podem ser enviados por e-mail.

Envie um comunicado online, via e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias, pedindo para que acompanhem esse experimento.

Solicite aos grupos que criem uma forma de comunicação online, pode ser via Whatsapp. Todos os integrantes do mesmo grupo devem executar o experimento e partilhar as descobertas em um documento online Google Apresentações. Crie o documento e partilhe o link com os alunos.

Sistematização

Em um segundo momento, com toda a turma, proponha que os alunos elejam 2 representantes de cada grupo para partilhar as descobertas do grupo. Una as informações registradas nos slides diferentes em um único slide, para que os alunos tenham a visão do todo. Faça esse trabalho partilhando sua tela com a turma. Dessa forma, os alunos devem compreender que a umidade é capaz de transformar a lã de aço.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na realização do experimento e no levantamento de hipóteses.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_02M&E10

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas