13061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Separando materiais de uma água barrenta

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Separando materiais de uma água barrenta

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a nona aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade, para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o seguinte site: http://soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p2.php (Acessado em 20 de julho de 2018)

Materiais necessários para a aula: Nessa aula os alunos tentarão resolver um problema de forma criativa, portanto, disponibilize sucatas e materiais como: água com barro, papel, garrafas pet, tampinhas, caixas, fita adesiva, filtros de papel, areia, algodão, canudos, palitos, copos de plástico, massinha e cascalho.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar em grupo para resolver um problema que envolve a separação de misturas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o artigo e, se possível, leve-o impresso para as crianças. Pergunte para os alunos:

Qual o problema que os moradores de Colinas do Tocantins estão enfrentando?

Qual é a aparência da água que os moradores estão recebendo?

Essa água é prejudicial à saúde? Por que?

Como os moradores estão tentando resolver o problema?

Como você resolveria?

Há alguma forma de ajudar os moradores dessa cidade?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: "Hoje vocês irão tentar resolver o problema dos moradores dessa cidade, utilizando alguns materiais e seus conhecimentos sobre misturas e separação de misturas".

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda com os alunos dispostos em um semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que eles compartilhem opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre as formas de tornar a água barrenta própria para o consumo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Nessa aula utilizaremos uma abordagem chamada STEM. Essa abordagem engaja os alunos em atividades práticas que misturam diferentes conhecimentos (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e conduzem a uma aprendizagem criativa. Organize os alunos em grupos de seis integrantes. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade nos materiais complementares. Caso a escola não tenha impressora, escreva as orientações no quadro, porque é importante o controle do tempo nesse tipo de atividade que envolve muito os alunos. Caso tenha pouco tempo, utilize mais uma aula para compartilhar e sistematizar essa atividade.

Leia as orientações para a classe e esclareça que, enquanto o grupo trabalha, um dos componentes deve ir anotando todos os passos e as discussões realizadas, de modo a produzir uma espécie de um “diário de bordo”.

Para executar a primeira etapa (projetar), entregue para cada grupo uma folha de papel, pois os alunos devem representar por meio de um desenho ou por escrito o projeto que irão construir. Deixe que cada grupo discuta e planeje junto.

Na segunda etapa, um grupo deve mostrar seu projeto para outro e dar e receber sugestões sobre como melhorar o projeto.

Na terceira etapa, os grupos irão coletar os materiais que irão utilizar que poderão estar em cima de uma mesa ou em uma caixa. Em seguida, irão construir o projeto. Chame a atenção dos alunos para o fato de que eles irão construir um protótipo, mas que ele pode e deve ser testado. Deixe uma jarra com água com barro disponível para que os grupos executem a testagem.

Na quarta etapa, faça uma grande roda para que cada grupo possa compartilhar o projeto que realizou. Nesse momento, os componentes que escreveram o “diário de bordo” podem fazer a leitura deles, narrando as formas como os grupos trabalharam. Você pode colocar as questões do slide para orientar um pouco a apresentação de cada grupo, para que os estudantes não percam o foco.

Materiais necessários: Nessa aula os alunos tentarão resolver um problema de forma criativa, portanto, disponibilize sucatas e materiais como: água com barro, papel, garrafas pet, tampinhas, caixas, fita adesiva, filtros de papel, areia, algodão, canudos, palitos, copos de plástico, massinha e cascalho.

Material para o professor: O que é o STEM e como ele pode melhorar a sua aula, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11683/o-que-e-o-stem-e-como-ele-pode-melhorar-a-sua-aula (Acessado em 20 de julho de 2018)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que muitas habilidades foram requeridas na elaboração desse projeto, inclusive, conhecimentos anteriores sobre misturas e separação de misturas.

Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos e destaque o que eles aprenderam e exercitaram na aula. Espera-se que tenham entendido que a água e o barro formam uma mistura em que, dependendo do tamanho dos grãos de barro, poderemos utilizar uma filtração, ou uma decantação para separar essa mistura, mas, ressalte que cada grupo executou essa separação de uma forma diferente. Promova a exposição dos projetos, das anotações e das conclusões de cada grupo. Esses projetos podem ser apresentados para outras turmas também. Por fim, proponha a última questão que faz os alunos refletirem sobre o fato de que, apesar de parte do barro ter sido removido da água, ela ainda não está preparada para ser bebida, pois precisaria ser fervida. Isso garantiria a eliminação de microorganismos que possam existir nela.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a nona aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade, para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o seguinte site: http://soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p2.php (Acessado em 20 de julho de 2018)

Materiais necessários para a aula: Nessa aula os alunos tentarão resolver um problema de forma criativa, portanto, disponibilize sucatas e materiais como: água com barro, papel, garrafas pet, tampinhas, caixas, fita adesiva, filtros de papel, areia, algodão, canudos, palitos, copos de plástico, massinha e cascalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar em grupo para resolver um problema que envolve a separação de misturas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o artigo e, se possível, leve-o impresso para as crianças. Pergunte para os alunos:

Qual o problema que os moradores de Colinas do Tocantins estão enfrentando?

Qual é a aparência da água que os moradores estão recebendo?

Essa água é prejudicial à saúde? Por que?

Como os moradores estão tentando resolver o problema?

Como você resolveria?

Há alguma forma de ajudar os moradores dessa cidade?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: "Hoje vocês irão tentar resolver o problema dos moradores dessa cidade, utilizando alguns materiais e seus conhecimentos sobre misturas e separação de misturas".

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda com os alunos dispostos em um semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que eles compartilhem opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre as formas de tornar a água barrenta própria para o consumo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Nessa aula utilizaremos uma abordagem chamada STEM. Essa abordagem engaja os alunos em atividades práticas que misturam diferentes conhecimentos (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e conduzem a uma aprendizagem criativa. Organize os alunos em grupos de seis integrantes. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade nos materiais complementares. Caso a escola não tenha impressora, escreva as orientações no quadro, porque é importante o controle do tempo nesse tipo de atividade que envolve muito os alunos. Caso tenha pouco tempo, utilize mais uma aula para compartilhar e sistematizar essa atividade.

Leia as orientações para a classe e esclareça que, enquanto o grupo trabalha, um dos componentes deve ir anotando todos os passos e as discussões realizadas, de modo a produzir uma espécie de um “diário de bordo”.

Para executar a primeira etapa (projetar), entregue para cada grupo uma folha de papel, pois os alunos devem representar por meio de um desenho ou por escrito o projeto que irão construir. Deixe que cada grupo discuta e planeje junto.

Na segunda etapa, um grupo deve mostrar seu projeto para outro e dar e receber sugestões sobre como melhorar o projeto.

Na terceira etapa, os grupos irão coletar os materiais que irão utilizar que poderão estar em cima de uma mesa ou em uma caixa. Em seguida, irão construir o projeto. Chame a atenção dos alunos para o fato de que eles irão construir um protótipo, mas que ele pode e deve ser testado. Deixe uma jarra com água com barro disponível para que os grupos executem a testagem.

Na quarta etapa, faça uma grande roda para que cada grupo possa compartilhar o projeto que realizou. Nesse momento, os componentes que escreveram o “diário de bordo” podem fazer a leitura deles, narrando as formas como os grupos trabalharam. Você pode colocar as questões do slide para orientar um pouco a apresentação de cada grupo, para que os estudantes não percam o foco.

Materiais necessários: Nessa aula os alunos tentarão resolver um problema de forma criativa, portanto, disponibilize sucatas e materiais como: água com barro, papel, garrafas pet, tampinhas, caixas, fita adesiva, filtros de papel, areia, algodão, canudos, palitos, copos de plástico, massinha e cascalho.

Material para o professor: O que é o STEM e como ele pode melhorar a sua aula, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11683/o-que-e-o-stem-e-como-ele-pode-melhorar-a-sua-aula (Acessado em 20 de julho de 2018)

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que muitas habilidades foram requeridas na elaboração desse projeto, inclusive, conhecimentos anteriores sobre misturas e separação de misturas.

Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos e destaque o que eles aprenderam e exercitaram na aula. Espera-se que tenham entendido que a água e o barro formam uma mistura em que, dependendo do tamanho dos grãos de barro, poderemos utilizar uma filtração, ou uma decantação para separar essa mistura, mas, ressalte que cada grupo executou essa separação de uma forma diferente. Promova a exposição dos projetos, das anotações e das conclusões de cada grupo. Esses projetos podem ser apresentados para outras turmas também. Por fim, proponha a última questão que faz os alunos refletirem sobre o fato de que, apesar de parte do barro ter sido removido da água, ela ainda não está preparada para ser bebida, pois precisaria ser fervida. Isso garantiria a eliminação de microorganismos que possam existir nela.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano