13059
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O solo é um filtro natural

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre O solo é um filtro natural

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.

Optativa:
- Compartilhamento de vídeo: Flipgrid.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e reproduza o slide 3.

Faça todas as perguntas sugeridas e, na sequência, apresente a “questão disparadora”. Ouça todas as hipótese antes de passar para o “mão na massa”.

Mão na massa
Envie para as famílias um documento por e-mail, Whatsapp ou Classroom, explicando o objetivo da aula e o experimento a ser realizado.

Dê um tempo para que os alunos consigam todos os materiais e sugira outros que podem ser substituídos.

Deixe claro que os alunos que não conseguiram todos os materiais para a montagem do filtro podem acompanhar e partilhar as aprendizagens.

Marque outra chamada com o grupo e solicite que os materiais estejam a postos para a montagem dos filtros.

Faça o passo a passo de montagem dos filtros, de modo que todos possam acompanhar as experimentações dos colegas e partilhar as próprias. Parta para a 2ª parte e peça aos alunos que reservem os experimentos.

Mostre a solução que passará pelo filtro, partilhe a atividade do material complementar com os alunos e peça que preencham a primeira parte com hipóteses.

Diga a elas que farão a experimentação com a solução em outro momento, para que não façam muita sujeira no ambiente de estudos. Nesse momento eles observarão a sua simulação.

Finalize o “mão na massa” e peça para os alunos terminarem a atividade.

Peça aos alunos para contarem sobre as observações e faça os questionamentos sugeridos, ainda no slide 5.

Sistematização
Finalize a aula com a leitura dos slides 6 e 7. Converse sobre as dúvidas dos alunos e construam, juntos, um texto para ser compartilhado com o grupo. Peça aos alunos que façam a simulação dos filtros, filmem e partilhem pelo Flipgrid. Disponibilize um código de compartilhamento.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na organização dos materiais, simulação do filtro e filmagem para o Flipgrid.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_10T&U09

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas