Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Reprodução de vídeo: Youtube.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e reproduza o vídeo sugerido no slide 3 (disponível aqui).
Faça todas as perguntas sugeridas e, na sequência, apresente a “questão disparadora”. Ouça todas as hipótese antes de passar para o “mão na massa”.
Mão na massa
A atividade, como está proposta, deverá ser adaptada. Ainda em videochamada, siga as instruções do slide 5, explicando como será feito o minhocário.
Diga aos alunos o que vocês farão juntos. Você montará o minhocário e eles acompanharão todo o processo. Siga o passo a passo do slide 5.
Faça as perguntas que estão sugeridas no slide e instigue os alunos que puderem fazer os próprios minhocários.
Explique que as observações durarão 15 dias e que ao longo do processo você disponibilizará vídeos sobre como está o experimento.
Disponibilize um modelo de relatório em documento colaborativo, tipo Google Apresentações. Nele, peça aos alunos que registrem tudo o que perceberam nos encontros.
Retome a aula com o minhocário após os 15 dias de espera e faça o que foi sugerido no slide 6.
Responda as questões dos grupos e discuta as hipóteses.
Peça aos alunos para concluírem as ideias expostas nos relatórios.
Sistematização
Finalize a aula com apresentação das conclusões das crianças sobre o minhocário. Leia o slide 7 e formalize os conceitos trabalhados na aula. Convide as crianças que montaram os minhocários a apresentá-los para a turma.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças que queiram e possam mostrar os minhocários.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE3_10T&U07
(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
AULA 08
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes