13058
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O solo é a casa de animais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre O solo é a casa de animais

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, impressões da atividade, material para construção de minhocário (o minhocário pode ser construído em garrafa PET, vidro de conserva grande ou até em um aquário. Veja qual a melhor alternativa para a sua sala de aula e consulte os sites indicados abaixo para ver de que materiais precisará para cada construção).

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta destes recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula será construído um minhocário para que as crianças possam observar animais que vivem na terra, ou seja, que têm o solo como moradia. Em um minhocário muitas coisas podem ser observadas, cuidado para não perder o foco da aula. No caso da dificuldade de montar um minhocário, também pode ser construído um formigueiro.

Caso tenha optado por construir minhocários menores, como em garrafas PET pode ser feito um minhocário para a turma toda, dividir a turma em grupos de quatro ou cinco crianças e cada grupo construir seu minhocário ou até fazer a construção de minhocários individuais.

Para que as crianças consigam observar os túneis construídos pelas minhocas e como elas vivem no solo, será necessário esperar um tempo (geralmente 15 dias, dependendo do tamanho do minhocário) após a sua construção. Durante este tempo os minhocários devem ser mantidos na maior parte do tempo escuros, ou seja, cobertos, e as minhocas devem ser alimentadas com restos de frutas e vegetais cortados bem pequenininhos. Prepare este alimento e faça uma escala para que as crianças o coloquem no minhocário. Cuidado, pois quando o minhocário é aberto as minhocas costumam “fugir”. Alerte as crianças.

Se julgar possível e necessário, utilize o material construído e complemente a aula ou faça um projeto para estudar a importância das minhocas para a fertilidade do solo. Os minhocários construídos podem ser transformados em um grande minhocário para a produção de húmus para a horta da escola, por exemplo.

Para saber como construir o minhocário:

http://andreaalves.blog.br/minhocario-caseiro/

https://aipa.mitotes.eco.br/ea-relato-2-minhocario.htm

Para saber mais sobre o húmus:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/humus.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula será observado que alguns animais fazem no solo sua moradia ou o usam para se proteger de predadores. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Passe para a turma os primeiros 2 min e 30 seg do filme FormiguinhaZ (https://www.youtube.com/watch?v=7Hi_FPnvFnE) e depois estimule os alunos a pensar sobre o que acabaram de ver e em como as formigas vivem, fazendo perguntas como:

Onde vivem as formigas?

Como será que elas constroem suas casas?

Será que por dentro um formigueiro é grande como este do filme?

Será que tem formigueiro em qualquer lugar?

Do que será que as formigas precisam para construir um formigueiro?

Ouça as hipóteses das crianças acolhendo todas as possibilidades, não se preocupe, neste momento, em julgar as ideias certas ou erradas. O objetivo aqui é fazer com que as crianças pensem no assunto.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre como poderíamos construir a moradia de minhocas.
Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no fim elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Proponha para a turma a construção de um minhocário para observar como as minhocas vivem no solo, fazendo dele suas moradias.

Antes de iniciar a montagem, estimule as crianças a pensar sobre ela fazendo perguntas do tipo:

Como podemos fazer um minhocário?

Quais recipientes podemos usar?

Como deve ser o solo?

Traga para a sala de aula os materiais, previamente preparados, conforme o primeiro slide. Esta parte da aula pode ser também realizada em um ambiente externo, como a horta da escola, se isso for possível.

Aqui, pode ser construído um minhocário para a turma, se ele for maior, ou minhocários menores que as crianças podem construir em trios ou, até, individualmente. Nos três casos acompanhe cada passo da criação do minhocário. Estimule os alunos a manusear a terra e compreender o motivo da utilização de todos os materiais. Mesmo que esteja montando um único minhocário com a turma, envolva todos no trabalho. Em qualquer tamanho de minhocário, o recipiente para a montagem deve ser transparente para que as crianças possam observar depois (PET, vidro de conserva, aquário etc.). Deve ser utilizada a terra rica em húmus, ou seja, a mesma que você usaria em uma horta. As minhocas podem ser compradas em uma casa de artigos para pesca.

Na montagem do minhocário, peça que cada criança vá colocando, no recipiente escolhido, camadas de terra, areia e restos vegetais. A boca do recipiente deve ser coberta com tule para facilitar a passagem de ar. Todos os detalhes sobre a montagem e os materiais necessários encontram-se nos links sugeridos no primeiro slide. Terminada a montagem, envolva o minhocário em jornal ou saco plástico preto explicando para a turma que embaixo da terra é escuro e que o objetivo é simular a moradia das minhocas, para que elas se comportem como se estivessem embaixo da terra. Peça para que cada criança coloque uma minhoca no minhocário construído.

Durante o tempo de espera para que as minhocas construam seus túneis, é necessário colocar uma pequena quantidade de alimento todos os dias no minhocário. Forme trios de trabalho para que as crianças realizem esta tarefa. Os vegetais e as frutas precisam ser bem picadinhos antes de ser colocados no minhocário.
O trabalho de picar os alimentos deve ser extremamente supervisionado ou feito por um adulto. A terra do minhocário deve estar sempre úmida, mas não encharcada, portanto oriente os grupos de trabalho para que coloquem no minhocário, também, um pouco de água com cuidado sempre que necessário.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Terminado o tempo de espera (geralmente 15 dias, dependendo do tamanho do minhocário), descubra o minhocário e peça que as crianças sentem-se em círculo em volta dele ou segurando seus minhocários individuais. Peça que observem atentamente o que aconteceu no minhocário e como vivem as minhocas. Abra um debate onde as crianças possam expor o que observaram e suas conclusões sobre a importância do solo para a vida das minhocas. Estimule o raciocínio das crianças fazendo perguntas como:

O que as minhocas fizeram na terra?

Como elas vivem?

Como o solo importa para a vida das minhocas?

Sem terra, o que as minhocas fariam?

Retome os trios de trabalho organizados para cuidar do minhocário, ou as crianças que construíram juntas um minhocário, caso você tenha optado por construir minhocários por grupos, e entregue para cada grupo a atividade impressa (material complementar). Peça que as crianças conversem sobre as questões e registrem suas ideias, observando o minhocário sempre que necessário.

Peça, agora, que os grupos compartilhem suas ideias e abra uma discussão sobre o benefício que as minhocas trazem para o solo. Ouça as ideias das crianças e utilize-as para explicar que os grãos escuros que aparecem no minhocário chamam-se húmus. Que o húmus é produzido pelas minhocas quando elas comem restos orgânicos que estão no solo, por isso a comida colocada no minhocário desapareceu e grãozinhos escuros surgiram. O húmus produzido pelas minhocas é rico em nutrientes para as plantas, por isso torna o solo mais fértil e bom para o plantio. Lembre- os de aulas anteriores onde foram trabalhados tipos de solo. Além disso, as minhocas revolvem o solo, o que facilita a passagem de ar e água e o crescimento das raízes das plantas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e conclusões a que chegaram as crianças após a observação do minhocário para sistematizar que o solo é importante para a moradia e a proteção dos animais e que a degradação do solo prejudica, ou até impede, a vida desses seres. Relembre que o solo também é importante para a moradia do ser humano, uma vez que é sobre ele que construímos nossas casas e que podemos usar elementos que vêm do solo na construção de nossas moradias. Retome, também, que, além de ser importante para moradia, o solo é essencial para a vida de todos os seres vivos, uma vez que o solo é indispensável para a produção de alimentos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, impressões da atividade, material para construção de minhocário (o minhocário pode ser construído em garrafa PET, vidro de conserva grande ou até em um aquário. Veja qual a melhor alternativa para a sua sala de aula e consulte os sites indicados abaixo para ver de que materiais precisará para cada construção).

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta destes recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula será construído um minhocário para que as crianças possam observar animais que vivem na terra, ou seja, que têm o solo como moradia. Em um minhocário muitas coisas podem ser observadas, cuidado para não perder o foco da aula. No caso da dificuldade de montar um minhocário, também pode ser construído um formigueiro.

Caso tenha optado por construir minhocários menores, como em garrafas PET pode ser feito um minhocário para a turma toda, dividir a turma em grupos de quatro ou cinco crianças e cada grupo construir seu minhocário ou até fazer a construção de minhocários individuais.

Para que as crianças consigam observar os túneis construídos pelas minhocas e como elas vivem no solo, será necessário esperar um tempo (geralmente 15 dias, dependendo do tamanho do minhocário) após a sua construção. Durante este tempo os minhocários devem ser mantidos na maior parte do tempo escuros, ou seja, cobertos, e as minhocas devem ser alimentadas com restos de frutas e vegetais cortados bem pequenininhos. Prepare este alimento e faça uma escala para que as crianças o coloquem no minhocário. Cuidado, pois quando o minhocário é aberto as minhocas costumam “fugir”. Alerte as crianças.

Se julgar possível e necessário, utilize o material construído e complemente a aula ou faça um projeto para estudar a importância das minhocas para a fertilidade do solo. Os minhocários construídos podem ser transformados em um grande minhocário para a produção de húmus para a horta da escola, por exemplo.

Para saber como construir o minhocário:

http://andreaalves.blog.br/minhocario-caseiro/

https://aipa.mitotes.eco.br/ea-relato-2-minhocario.htm

Para saber mais sobre o húmus:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/humus.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula será observado que alguns animais fazem no solo sua moradia ou o usam para se proteger de predadores. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Passe para a turma os primeiros 2 min e 30 seg do filme FormiguinhaZ (https://www.youtube.com/watch?v=7Hi_FPnvFnE) e depois estimule os alunos a pensar sobre o que acabaram de ver e em como as formigas vivem, fazendo perguntas como:

Onde vivem as formigas?

Como será que elas constroem suas casas?

Será que por dentro um formigueiro é grande como este do filme?

Será que tem formigueiro em qualquer lugar?

Do que será que as formigas precisam para construir um formigueiro?

Ouça as hipóteses das crianças acolhendo todas as possibilidades, não se preocupe, neste momento, em julgar as ideias certas ou erradas. O objetivo aqui é fazer com que as crianças pensem no assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre como poderíamos construir a moradia de minhocas.
Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no fim elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Proponha para a turma a construção de um minhocário para observar como as minhocas vivem no solo, fazendo dele suas moradias.

Antes de iniciar a montagem, estimule as crianças a pensar sobre ela fazendo perguntas do tipo:

Como podemos fazer um minhocário?

Quais recipientes podemos usar?

Como deve ser o solo?

Traga para a sala de aula os materiais, previamente preparados, conforme o primeiro slide. Esta parte da aula pode ser também realizada em um ambiente externo, como a horta da escola, se isso for possível.

Aqui, pode ser construído um minhocário para a turma, se ele for maior, ou minhocários menores que as crianças podem construir em trios ou, até, individualmente. Nos três casos acompanhe cada passo da criação do minhocário. Estimule os alunos a manusear a terra e compreender o motivo da utilização de todos os materiais. Mesmo que esteja montando um único minhocário com a turma, envolva todos no trabalho. Em qualquer tamanho de minhocário, o recipiente para a montagem deve ser transparente para que as crianças possam observar depois (PET, vidro de conserva, aquário etc.). Deve ser utilizada a terra rica em húmus, ou seja, a mesma que você usaria em uma horta. As minhocas podem ser compradas em uma casa de artigos para pesca.

Na montagem do minhocário, peça que cada criança vá colocando, no recipiente escolhido, camadas de terra, areia e restos vegetais. A boca do recipiente deve ser coberta com tule para facilitar a passagem de ar. Todos os detalhes sobre a montagem e os materiais necessários encontram-se nos links sugeridos no primeiro slide. Terminada a montagem, envolva o minhocário em jornal ou saco plástico preto explicando para a turma que embaixo da terra é escuro e que o objetivo é simular a moradia das minhocas, para que elas se comportem como se estivessem embaixo da terra. Peça para que cada criança coloque uma minhoca no minhocário construído.

Durante o tempo de espera para que as minhocas construam seus túneis, é necessário colocar uma pequena quantidade de alimento todos os dias no minhocário. Forme trios de trabalho para que as crianças realizem esta tarefa. Os vegetais e as frutas precisam ser bem picadinhos antes de ser colocados no minhocário.
O trabalho de picar os alimentos deve ser extremamente supervisionado ou feito por um adulto. A terra do minhocário deve estar sempre úmida, mas não encharcada, portanto oriente os grupos de trabalho para que coloquem no minhocário, também, um pouco de água com cuidado sempre que necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Terminado o tempo de espera (geralmente 15 dias, dependendo do tamanho do minhocário), descubra o minhocário e peça que as crianças sentem-se em círculo em volta dele ou segurando seus minhocários individuais. Peça que observem atentamente o que aconteceu no minhocário e como vivem as minhocas. Abra um debate onde as crianças possam expor o que observaram e suas conclusões sobre a importância do solo para a vida das minhocas. Estimule o raciocínio das crianças fazendo perguntas como:

O que as minhocas fizeram na terra?

Como elas vivem?

Como o solo importa para a vida das minhocas?

Sem terra, o que as minhocas fariam?

Retome os trios de trabalho organizados para cuidar do minhocário, ou as crianças que construíram juntas um minhocário, caso você tenha optado por construir minhocários por grupos, e entregue para cada grupo a atividade impressa (material complementar). Peça que as crianças conversem sobre as questões e registrem suas ideias, observando o minhocário sempre que necessário.

Peça, agora, que os grupos compartilhem suas ideias e abra uma discussão sobre o benefício que as minhocas trazem para o solo. Ouça as ideias das crianças e utilize-as para explicar que os grãos escuros que aparecem no minhocário chamam-se húmus. Que o húmus é produzido pelas minhocas quando elas comem restos orgânicos que estão no solo, por isso a comida colocada no minhocário desapareceu e grãozinhos escuros surgiram. O húmus produzido pelas minhocas é rico em nutrientes para as plantas, por isso torna o solo mais fértil e bom para o plantio. Lembre- os de aulas anteriores onde foram trabalhados tipos de solo. Além disso, as minhocas revolvem o solo, o que facilita a passagem de ar e água e o crescimento das raízes das plantas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e conclusões a que chegaram as crianças após a observação do minhocário para sistematizar que o solo é importante para a moradia e a proteção dos animais e que a degradação do solo prejudica, ou até impede, a vida desses seres. Relembre que o solo também é importante para a moradia do ser humano, uma vez que é sobre ele que construímos nossas casas e que podemos usar elementos que vêm do solo na construção de nossas moradias. Retome, também, que, além de ser importante para moradia, o solo é essencial para a vida de todos os seres vivos, uma vez que o solo é indispensável para a produção de alimentos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano