Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Mural virtual: Padlet.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por vídeo curto. Faça um documento tipo Powerpoint e partilhe, caso queira, mais imagens com narração.
Apresente a “questão disparadora” e peça para os alunos que se preparem para resolvê-la. Pode ser necessário adaptar a questão, já que muitos dos alunos não estão próximos à escola.
Mão na massa
Envie outro vídeo para o grupo, explicando sobre como descobrir como é o solo do entorno da escola. Caso não consigam ir à escola, podem descobrir o solo do entorno de casa.
Essa atividade pode ser muito rica, já que os alunos estão em lugares distintos.
Explique, no vídeo, que os alunos devem sair devidamente acompanhados por um adulto e dar uma volta próxima a esses dois ambientes. Na sequência, devem seguir as orientações do slide 5.
Após a coleta, oriente os alunos a tatearem o solo e descreverem o que encontraram. Cada aluno deve fazer um pequeno relatório com o que descobriu. Sugestão: local de retirada, características da terra e foto.
Sistematização
Faça uma videochamada, por Zoom ou Hangouts, e convide as crianças a partilharem as aprendizagens. Disponibilize um link do Padlet, para que cada uma coloque as informações coletadas. Divida o Padlet em colunas: solo próximo a escola e solo próximo a minha casa.
Finalize a aula com as informações do slide 6.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa”, fazendo um passeio próximo à escola ou à residência. Em seguida, auxiliarão no manuseio do solo encontrado e levantamento de características.
Oriente as famílias a coletarem uma porção farta de solo e guardá-la, caso queira aplicar as outras aulas dessa sequência.