13056
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Como é o solo daqui?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Como é o solo daqui?

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, recipiente para recolher e manusear o solo, saquinhos plásticos, tabelas impressas (tabela no material complementar)

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nesta aula os alunos recolherão amostras de solo no entorno da escola e depois analisarão as amostras quanto à sua aparência e como o solo é sentido no tato. Para isso, leve a turma para fazer uma caminhada no entorno da escola e, no caminho, peça que os alunos recolham algumas amostras de solo. É interessante que você percorra o caminho que fará com as crianças antes, para que observe os pontos onde elas poderão recolher as amostras. O ideal é coletar três amostras bem diferentes (quanto à aparência e ao tato), portanto, colete uma amostra do solo da horta ou do jardim, uma amostra do solo próximo ao parquinho da escola e uma amostra do solo que há do lado de fora da escola. Retornando à sala de aula, os estudantes observarão as amostras e preencherão a tabela de descrição dos solos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles observarão quais características tem o solo do entorno da escola. Neste momento, apresente somente o assunto que será abordado na aula, para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e peça que todos observem a imagem. Estimule que as crianças compartilhem memórias de momentos em que brincaram na terra, para que pensem sobre o assunto e entrem no clima da aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses a respeito de características do solo do entorno da escola. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem a novas conclusões. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize a turma em três grupos e entregue para cada um recipiente que servirá para recolher uma amostra de solo. Leve a turma para uma caminhada no entorno da escola e auxilie os estudantes a recolher uma amostra de solo em três pontos diferentes, conforme orientado no primeiro slide. Em cada ponto, peça para que uma equipe faça a coleta da amostra de solo.

Em sala de aula, divida todas as amostras recolhidas em três partes, de modo que cada grupo fique com um pouquinho de cada terra. Entregue para cada grupo uma tabela impressa (material complementar) e peça que as crianças, primeiramente, observem as três amostras de solo quanto à sua aparência, descrevendo na tabela tudo o que conseguirem relatar sobre cada uma das amostras. Oriente a respeito do que deve ser observado nesse momento (cor, tamanho dos grãos, se há muitas ou poucas pedrinhas, se é soltinho ou compacto etc). Em seguida, peça para que os estudantes analisem como é a sensação que têm ao tatear cada uma das amostras. Solicite que escrevam na tabela como as puderam sentir (úmida, sequinha, áspera, macia, pegajosa etc). Peça, então, que os grupos coloquem um pouquinho de cada uma das amostras de solo em um saquinho plástico e grampeie-os nos primeiros campos da tabela, de modo que os solos fiquem visíveis e, logo em seguida, venham as observações que as crianças fizeram sobre eles. Peça que cada grupo compartilhe com a turma percepções e observações.

Com o material produzido, pode ser criado um mural na escola, para que todos conheçam as características do solo do entorno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e as percepções das crianças para concluir que os solos podem ter características muito diferentes. Alguns são mais escuros e outros mais claros, alguns são mais sequinhos e outros mais úmidos, podem ser pegajosos, suaves, cheios de pedrinhas, soltinhos, ásperos etc. Leia, então, o texto do slide, explicando possíveis termos científicos desconhecidos pelas crianças. Peça que os alunos anotem os pontos principais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, recipiente para recolher e manusear o solo, saquinhos plásticos, tabelas impressas (tabela no material complementar)

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nesta aula os alunos recolherão amostras de solo no entorno da escola e depois analisarão as amostras quanto à sua aparência e como o solo é sentido no tato. Para isso, leve a turma para fazer uma caminhada no entorno da escola e, no caminho, peça que os alunos recolham algumas amostras de solo. É interessante que você percorra o caminho que fará com as crianças antes, para que observe os pontos onde elas poderão recolher as amostras. O ideal é coletar três amostras bem diferentes (quanto à aparência e ao tato), portanto, colete uma amostra do solo da horta ou do jardim, uma amostra do solo próximo ao parquinho da escola e uma amostra do solo que há do lado de fora da escola. Retornando à sala de aula, os estudantes observarão as amostras e preencherão a tabela de descrição dos solos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles observarão quais características tem o solo do entorno da escola. Neste momento, apresente somente o assunto que será abordado na aula, para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e peça que todos observem a imagem. Estimule que as crianças compartilhem memórias de momentos em que brincaram na terra, para que pensem sobre o assunto e entrem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses a respeito de características do solo do entorno da escola. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem a novas conclusões. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize a turma em três grupos e entregue para cada um recipiente que servirá para recolher uma amostra de solo. Leve a turma para uma caminhada no entorno da escola e auxilie os estudantes a recolher uma amostra de solo em três pontos diferentes, conforme orientado no primeiro slide. Em cada ponto, peça para que uma equipe faça a coleta da amostra de solo.

Em sala de aula, divida todas as amostras recolhidas em três partes, de modo que cada grupo fique com um pouquinho de cada terra. Entregue para cada grupo uma tabela impressa (material complementar) e peça que as crianças, primeiramente, observem as três amostras de solo quanto à sua aparência, descrevendo na tabela tudo o que conseguirem relatar sobre cada uma das amostras. Oriente a respeito do que deve ser observado nesse momento (cor, tamanho dos grãos, se há muitas ou poucas pedrinhas, se é soltinho ou compacto etc). Em seguida, peça para que os estudantes analisem como é a sensação que têm ao tatear cada uma das amostras. Solicite que escrevam na tabela como as puderam sentir (úmida, sequinha, áspera, macia, pegajosa etc). Peça, então, que os grupos coloquem um pouquinho de cada uma das amostras de solo em um saquinho plástico e grampeie-os nos primeiros campos da tabela, de modo que os solos fiquem visíveis e, logo em seguida, venham as observações que as crianças fizeram sobre eles. Peça que cada grupo compartilhe com a turma percepções e observações.

Com o material produzido, pode ser criado um mural na escola, para que todos conheçam as características do solo do entorno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e as percepções das crianças para concluir que os solos podem ter características muito diferentes. Alguns são mais escuros e outros mais claros, alguns são mais sequinhos e outros mais úmidos, podem ser pegajosos, suaves, cheios de pedrinhas, soltinhos, ásperos etc. Leia, então, o texto do slide, explicando possíveis termos científicos desconhecidos pelas crianças. Peça que os alunos anotem os pontos principais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano