13055
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Desenhos no céu - constelações

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Desenhos no céu - constelações

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a segunda aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhado.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências.

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244

Materiais necessários para a aula: Fichas com o jogo de ligar pontos, computador (tablet) com o site Cartas celestes http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Rio%20de%20Janeiro&lat=-22.90278&long=-43.2075&elev=5&ano=2018&mes=08&dia=10&hora=22&min=37&seg=11&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt (Acesso em: 10 de agosto de 2018), projetor para mostrar as constelações que são vistas naquela cidade, papel preto e lápis de cor branco ou prateado. Caso o computador ou tablet não estiver disponível para o professor e os alunos, fazer as cartas celestes em papel preto ou o professor pode imprimir as cartas celestes e entregar para os grupos.

Outras opções de sites, aplicativos e programas com cartas celestes são:

- Para IOS - https://itunes.apple.com/br/app/skyview-lite/id413936865?mt=8 - Acesso em: 06 de outubro de 2016

- Para IOS - https://itunes.apple.com/br/app/star-walk-2-c%C3%A9u-estrelado/id892279069?mt=8 - Acesso em: 06 de outubro de 2016

Textos de apoio para o professor:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma observação da carta celeste da sua cidade para verificar as constelações que são vistas na sua cidade ou região.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro. Em seguida, leia o texto e entregue os jogos de ligar os pontos para os grupos. Pergunte:

  • Alguém já brincou de “ligar pontos” com as estrelas no céu?
  • Por que será que os homens criavam as constelações? (Aqui pode surgir a sugestão de localização.)
  • Você conhece alguma constelação? Consegue localizá-la no céu?
  • Que constelações podem ser observadas no céu de sua cidade?
  • Após ligar os pontos, você consegue identificar os animais representados?

Peça para os alunos que desenhem, utilizando como base os pontos que ligaram, o contorno dos animais representados nas constelações.

  • E agora, vocês conseguiram identificar os animais?

Passe para o próximo slide e mostre a forma que os homens imaginaram estas constelações.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre o slide para que os alunos observem as constelações como os homens as imaginaram. Caso não consiga projetar as imagens, pode levá-las impressas e mostrar para os alunos.

  • Vocês imaginaram as constelações desta forma?
  • O que há de diferente?

Depois, comente sobre a atividade que eles irão realizar. Hoje vocês irão localizar algumas constelações no céu de sua cidade utilizando uma carta celeste.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda em grupos, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o Contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Ainda em grupos de quatro alunos, se possível no laboratório de informática ou com um tablet para o grupo, disponibilize o link abaixo, do Planetário do Rio de Janeiro. Caso não seja possível, as cartas celestes podem ser projetadas no quadro ou ainda copiadas em cartolina preta e colocadas no quadro. Entregue também quatro cartões de cartolina preta e um lápis de cor branco para cada grupo.

Os alunos devem entrar no site, clicar no nome da capital do seu estado e na primeira data e horário do slide (21 de dezembro - 22 horas). Enquanto alguns componentes do grupo localizam as constelações e os planetas, outro faz o desenho das constelações e dos planetas no cartão preto e coloca a data. Deve ter cuidado com o posicionamento das constelações e dos planetas no céu de acordo com a data pedida. Os papéis de “localizadores” e de “desenhistas” podem ser revezados dentro do grupo.

Materiais necessários para a aula: Fichas com o jogo de ligar pontos, computador (tablet) com o site Cartas celestes http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Rio%20de%20Janeiro&lat=-22.90278&long=-43.2075&elev=5&ano=2018&mes=08&dia=10&hora=22&min=37&seg=11&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt (Acesso em: 10 de agosto de 2018), projetor para mostrar as constelações que são vistas naquela cidade, papel preto e lápis de cor branco ou prateado. Caso o computador ou tablet não estiver disponível para o professor e os alunos, fazer as cartas celestes em papel preto com tinta branca ou levar as cartas celestes impressas para disponibilizar para os grupos.

Outras opções de sites com cartas celestes são:

Textos de apoio para o professor:

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os desenhos uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e a Sistematização e a conclusão da aula sejam realizadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre as constelações, a Questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça para que cada grupo sistematize em uma tabela (material complementar) ou em seu caderno, da forma que desejarem, suas descobertas. Os desenhos que os grupos fizeram podem ser expostos na sala ou nos corredores da escola para despertar a curiosidade de outras turmas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar pela observação, as constelações e os planetas mudam de lugar no céu, mas, na verdade, estes movimentos dependem da posição em que nos encontramos na Terra e dos movimentos de rotação e de translação deste planeta.

Termine a aula mostrando a bandeira do Brasil e questionando o que representam as estrelas da bandeira. Pergunte se eles reconhecem algumas das constelações mostradas no círculo azul. Explique que, além de representar os 26 estados e o Distrito Federal, ele mostra o céu da cidade do Rio de Janeiro no dia e na hora da Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, às 08h30min. Neste horário, não havia estrelas visíveis no céu, somente o nosso Sol, mas, mesmo assim, os astrônomos sabiam as constelações que estavam no céu naquele momento.

Esta aula é a segunda de uma unidade que aborda o tema de observação do céu. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem a observação dos astros no céu para identificar os movimentos de rotação e de translação da Terra.

Texto complementar para o professor:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a segunda aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhado.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências.

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244

Materiais necessários para a aula: Fichas com o jogo de ligar pontos, computador (tablet) com o site Cartas celestes http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Rio%20de%20Janeiro&lat=-22.90278&long=-43.2075&elev=5&ano=2018&mes=08&dia=10&hora=22&min=37&seg=11&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt (Acesso em: 10 de agosto de 2018), projetor para mostrar as constelações que são vistas naquela cidade, papel preto e lápis de cor branco ou prateado. Caso o computador ou tablet não estiver disponível para o professor e os alunos, fazer as cartas celestes em papel preto ou o professor pode imprimir as cartas celestes e entregar para os grupos.

Outras opções de sites, aplicativos e programas com cartas celestes são:

- Para IOS - https://itunes.apple.com/br/app/skyview-lite/id413936865?mt=8 - Acesso em: 06 de outubro de 2016

- Para IOS - https://itunes.apple.com/br/app/star-walk-2-c%C3%A9u-estrelado/id892279069?mt=8 - Acesso em: 06 de outubro de 2016

Textos de apoio para o professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma observação da carta celeste da sua cidade para verificar as constelações que são vistas na sua cidade ou região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro. Em seguida, leia o texto e entregue os jogos de ligar os pontos para os grupos. Pergunte:

  • Alguém já brincou de “ligar pontos” com as estrelas no céu?
  • Por que será que os homens criavam as constelações? (Aqui pode surgir a sugestão de localização.)
  • Você conhece alguma constelação? Consegue localizá-la no céu?
  • Que constelações podem ser observadas no céu de sua cidade?
  • Após ligar os pontos, você consegue identificar os animais representados?

Peça para os alunos que desenhem, utilizando como base os pontos que ligaram, o contorno dos animais representados nas constelações.

  • E agora, vocês conseguiram identificar os animais?

Passe para o próximo slide e mostre a forma que os homens imaginaram estas constelações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre o slide para que os alunos observem as constelações como os homens as imaginaram. Caso não consiga projetar as imagens, pode levá-las impressas e mostrar para os alunos.

  • Vocês imaginaram as constelações desta forma?
  • O que há de diferente?

Depois, comente sobre a atividade que eles irão realizar. Hoje vocês irão localizar algumas constelações no céu de sua cidade utilizando uma carta celeste.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda em grupos, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o Contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Ainda em grupos de quatro alunos, se possível no laboratório de informática ou com um tablet para o grupo, disponibilize o link abaixo, do Planetário do Rio de Janeiro. Caso não seja possível, as cartas celestes podem ser projetadas no quadro ou ainda copiadas em cartolina preta e colocadas no quadro. Entregue também quatro cartões de cartolina preta e um lápis de cor branco para cada grupo.

Os alunos devem entrar no site, clicar no nome da capital do seu estado e na primeira data e horário do slide (21 de dezembro - 22 horas). Enquanto alguns componentes do grupo localizam as constelações e os planetas, outro faz o desenho das constelações e dos planetas no cartão preto e coloca a data. Deve ter cuidado com o posicionamento das constelações e dos planetas no céu de acordo com a data pedida. Os papéis de “localizadores” e de “desenhistas” podem ser revezados dentro do grupo.

Materiais necessários para a aula: Fichas com o jogo de ligar pontos, computador (tablet) com o site Cartas celestes http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Rio%20de%20Janeiro&lat=-22.90278&long=-43.2075&elev=5&ano=2018&mes=08&dia=10&hora=22&min=37&seg=11&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt (Acesso em: 10 de agosto de 2018), projetor para mostrar as constelações que são vistas naquela cidade, papel preto e lápis de cor branco ou prateado. Caso o computador ou tablet não estiver disponível para o professor e os alunos, fazer as cartas celestes em papel preto com tinta branca ou levar as cartas celestes impressas para disponibilizar para os grupos.

Outras opções de sites com cartas celestes são:

Textos de apoio para o professor:

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os desenhos uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e a Sistematização e a conclusão da aula sejam realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre as constelações, a Questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça para que cada grupo sistematize em uma tabela (material complementar) ou em seu caderno, da forma que desejarem, suas descobertas. Os desenhos que os grupos fizeram podem ser expostos na sala ou nos corredores da escola para despertar a curiosidade de outras turmas.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar pela observação, as constelações e os planetas mudam de lugar no céu, mas, na verdade, estes movimentos dependem da posição em que nos encontramos na Terra e dos movimentos de rotação e de translação deste planeta.

Termine a aula mostrando a bandeira do Brasil e questionando o que representam as estrelas da bandeira. Pergunte se eles reconhecem algumas das constelações mostradas no círculo azul. Explique que, além de representar os 26 estados e o Distrito Federal, ele mostra o céu da cidade do Rio de Janeiro no dia e na hora da Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, às 08h30min. Neste horário, não havia estrelas visíveis no céu, somente o nosso Sol, mas, mesmo assim, os astrônomos sabiam as constelações que estavam no céu naquele momento.

Esta aula é a segunda de uma unidade que aborda o tema de observação do céu. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem a observação dos astros no céu para identificar os movimentos de rotação e de translação da Terra.

Texto complementar para o professor:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano