Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “
Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Representar números na reta numerada, estabelecendo intervalos para a mesma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Discuta a proposta e peça que façam em duplas. Depois de feito, peça aos alunos que expliquem como pensaram para encontrar o lugar de cada número.
A atividade pode ser impressa e solicitado que liguem os números aos pontos corretos ou ser feita no quadro.
Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber qual o local correto de cada número?
- Por que entre os números 7000 e 8000 há dois pontos marcados?
- Como podemos saber qual o número para cada ponto?
Materiais Complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.
Discuta com a turma:
- Só existe uma maneira de representar essa reta?
- De quais maneiras você resolveria?
- Qual o primeiro ponto que representou na reta?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Quer saber mais sobre reta numérica? Acesse o link para ler uma matéria sobre o assunto.
Para acessar um jogo sobre o assunto clique aqui.
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.
Discuta com a turma:
- Só existe uma maneira de representar essa reta?
- De quais maneiras você resolveria?
- Qual o primeiro ponto que representou na reta?
Discussão das soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.
No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.
No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
Discussão das soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.
No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
Discussão das soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.
No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada para resolver situações problemas.
Discuta com a turma:
- O que é preciso para resolver esse problema utilizando a reta numerada?
- Que número poderia ser o ponto inicial dessa reta?
- Existe apenas uma forma de chegar ao resultado?
- Que intervalo seria possível usar?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar