9745
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Reta Numerada (Parte I)

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre representar números de 5 ordens na reta numerada.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(Continuação da EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos:

Representar números de 5 ordens na reta numerada.

Conceito-chave

Representação  na reta numerada.

Recursos necessários:

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Representar números na reta numerada, estabelecendo intervalos para a mesma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Discuta a proposta e peça que façam em duplas. Depois de feito, peça aos alunos que expliquem como pensaram para encontrar o lugar de cada número.

A atividade pode ser impressa e solicitado que liguem os números aos pontos corretos ou ser feita no quadro.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber qual o local correto de cada número?
  • Por que entre os números 7000 e 8000 há dois pontos marcados?
  • Como podemos saber qual o número para cada ponto?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de representar essa reta?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • Qual o primeiro ponto que representou na reta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Quer saber mais sobre reta numérica? Acesse o link para ler uma matéria sobre o assunto.

Para acessar um jogo sobre o assunto clique aqui.

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de representar essa reta?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • Qual o primeiro ponto que representou na reta?

Discussão das soluções (slides 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções (slides 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Discussão das soluções (slides 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Discussão das soluções (slides 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso para resolver esse problema utilizando a reta numerada?
  • Que número poderia ser o ponto inicial dessa reta?
  • Existe apenas uma forma de chegar ao resultado?
  • Que intervalo seria possível usar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Representar números na reta numerada, estabelecendo intervalos para a mesma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(Continuação da EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos:

Representar números de 5 ordens na reta numerada.

Conceito-chave

Representação  na reta numerada.

Recursos necessários:

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Discuta a proposta e peça que façam em duplas. Depois de feito, peça aos alunos que expliquem como pensaram para encontrar o lugar de cada número.

A atividade pode ser impressa e solicitado que liguem os números aos pontos corretos ou ser feita no quadro.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber qual o local correto de cada número?
  • Por que entre os números 7000 e 8000 há dois pontos marcados?
  • Como podemos saber qual o número para cada ponto?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de representar essa reta?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • Qual o primeiro ponto que representou na reta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Quer saber mais sobre reta numérica? Acesse o link para ler uma matéria sobre o assunto.

Para acessar um jogo sobre o assunto clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de representar essa reta?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • Qual o primeiro ponto que representou na reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o intervalo que estabeleceram para a reta numérica. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 7 os alunos verão o início da resolução utilizando duas representações diferentes. No slide 8 e 9 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 10 com o intervalo maior.

No slide 11 há um fechamento do desenvolvimento da atividade.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso para resolver esse problema utilizando a reta numerada?
  • Que número poderia ser o ponto inicial dessa reta?
  • Existe apenas uma forma de chegar ao resultado?
  • Que intervalo seria possível usar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano