13053
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As características dos animais mamíferos

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre As características dos animais mamíferos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- QUIZ online: Kahoot.
- Apresentações Google para projeção.
- Gravação de vídeo: Loom;

Contexto e questão disparadora

Grave um vídeo curto para a turma e leia o poema abaixo. Você pode usar o Loom e ilustrar o vídeo com imagens.

Bicho homem (setilhas)
De todos os animais
Um é muito curioso
Ele cuida de alguns bichos
Com um jeito caprichoso
Mas com outros animais
Ele esquece o que é paz
Vira um bicho perigoso
Quer salvar diversos bichos
Que estão em extinção
Dá amor para um gatinho
Dá carinho para um cão
Mas adora ver rodeio
E se alegra no recreio
Da tourada sem razão
Mas em breve tudo isso

 

Com certeza vai mudar
Porque somos diferentes
E queremos melhorar
Pra que toda essa maldade
Que abafa a liberdade
Possa já se transformar
Afinal nós somos bichos
Como os outros animais
Bicho, homem e natureza
Esse trio é tão capaz
Todo mundo em harmonia
Lutaremos pra que um dia
Todos os bichos tenham paz

OBEID, César. Rimas Animais. São Paulo: Editora Moderna, 1º edição, 2010

 

Faça os questionamentos presentes no slide 4 e apresente a questão disparadora:
- Quais são as características dos mamíferos?

Mão na massa

Para a atividade “mão na massa”, não aplique o jogo da velha e utilize as perguntas disponíveis na aba “materiais e atividades”. Faça um quiz com a turma usando esse material.

Durante a videochamada, convide as crianças a participarem do quiz virtual. Use a plataforma Kahoot para montagem das perguntas, e jogue com os alunos: Organize a turma em 4 ou 5 grupos e sugira que eles se comuniquem via Whatsapp, para discutirem antes de responderem as perguntas. Dê um tempo para as crianças enquanto a pergunta fica projetada.

Disponibilize os resultados para os alunos quando todas as perguntas forem respondidas.

Sistematização

Após o uso da plataforma Kahoot, siga as orientações dos slides 7 e 8, mas tome cuidado com algumas generalizações presentes no slide 7, como: cérebro desenvolvido em todos os mamíferos, todos os marsupiais possuírem bolsa, pense também nas adaptações dos mamíferos marinhos.

Projete um documento em branco para toda a turma e anote, junto com os alunos, as principais informações sobre os mamíferos que vocês descobriram durante a aula. Cada um pode ter a própria página no documento.

Disponibilize o link do jogo e o documento para as crianças após a videochamada.

Convite às famílias

As famílias acompanharão as crianças no momento do acesso a plataforma Kahoot.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E10

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas