Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Jamboard.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma por meio do Zoom ou Google meet.
Projete o vídeo sugerido (disponível aqui) https://www.youtube.com/watch?v=EOVp4tb5Fn0 e leia as questões propostas no slide 3.
Projete a “questão disparadora”, de modo que os alunos reflitam sobre o ciclo da vida e se sintam instigados a respondê-la.
Mão na massa
Na videochamada, explique aos alunos que agora eles farão uma atividade em duplas
Faça a divisão da turma, conforme orientação do slide 5. Estimule a conversa dos alunos e explique que podem discutir e se reunir pelo Whatsapp.
Organize as imagens sugeridas no material complementar em um documento Google Jamboard ou Apresentações. Para registros das duplas, deixe os nomes dos integrantes organizados por slides. Você pode fixar post-its.
Peça às crianças para executarem a atividade sugerida, porém em um cartaz virtual. Elas devem fazer as associações, colocando as figuras pelos tipos de seres vivos. Você pode sugerir que desenhem uma tabela para separar os grupos.
Enquanto fazem os registros, provoque os alunos sobre as questões dos slides 5 e 6. Peça que passeiem pelas produções dos colegas e comparem com as próprias montagens.
Sistematização
Ao término do “mão na massa”, retome a questão disparadora para avaliar a compreensão dos alunos sobre o ciclo da vida.
Siga as orientações seguintes para sistematizar a aula, leia o slide 7 e projete a tarefa sugerida. A entrega pode ser online ou cada aluno pode fazer no próprio caderno.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas de interação online.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE3_05V&E01
(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes