13049
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Sombras e luz colorida

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Sombras e luz colorida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.
- Ferramenta de partilha de vídeos: Flipgrid

Contexto e questão disparadora

Envie para a turma, por Whatsapp, Classroom ou e-mail, um vídeo apresentando o tema da aula e contando a história mostrada no slide 3. Caso tenha aplicado outras aulas dessa sequência, retome, no vídeo, as atividades desenvolvidas, fazendo um link com a aula. A partir do tema de luzes, instigue os alunos a pensarem com como resolver a questão disparadora.

Na sequência, peça às crianças que pesquisem diferentes formas de fazer um teatro de sombras e simulem uma dessas formas junto à família.

Peça aos alunos que conseguirem gravar os teatros que compartilhem os vídeos por meio de um link e um código de acesso, gerados pelo Flipgrid por você. Essa é uma ferramenta de armazenamento de vídeo assíncrona, que permite que os alunos adicionem videos curtos para partilha em grupos. Você cria a tarefa e envia o código de acesso para que os alunos respondam, por meio de vídeos.

Mão na massa

Antes de iniciar a aula, grave um teatro de sombras, conforme sugerido no momento “mão na massa”. Faça as adaptações necessárias caso não possua os materiais solicitados.

Por meio de videochamada, por Hangouts ou Zoom, garanta que os alunos estejam atentos ao tema e mão na massa.

Retome os vídeos enviados e selecione alguns para serem apresentados. Verifique se os alunos conseguiram realizar um teatro parecido com o proposto na aula e faça os questionamentos sugeridos. Caso não tenham feito teatros com sombras e lâmpadas coloridas, questione-os sobre essas possibilidades e as respostas possíveis.

Vá registrando as hipóteses em um documento compartilhado na tela de transmissão da aula. Diga aos alunos que, agora, você irá apresentar o teatro que preparou.

Volte com as questões sugeridas no slide 6 e 7, a fim de garantir o total entendimento das crianças. Pause o vídeo e faça os questionamentos. Continue registrando as respostas das crianças no documento compartilhado na tela.

Sistematização

Ainda em videochamada. envie o documento colaborativo para a turma e peça às crianças que leiam os registros das aprendizagens. Finalize a aula sanando as dúvidas e realizando a leitura do slide de sistematização.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução dos teatros, na gravação dos vídeo e no envio para o Flipgrid. Convide-as a assistirem aos teatros enviados pelo Flipgrid.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_02M&E10

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas