13049
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Sombras e luz colorida

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Sombras e luz colorida

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. title> Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de filtro de luz, materiais opacos e transparentes, composição e decomposição da luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME09 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Três lanternas; papel celofane azul, amarelo e azul; cartolina branca; gravuras diversas; palito de churrasco.

Sobre o tema: A compreensão do fenômeno das sombras coloridas tem como pressuposto a Teoria da Cores de Young-Helmholtz. Esta teoria psicofísica afirma que para “humanos normais” existem três cores fundamentais (R – vermelho, G – verde, B – azul) a partir das quais as demais sensações coloridas são obtidas (texto adaptado de https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=como-fazer-as-sombras-coloridas).

Veja os vídeos sobre o experimento a ser trabalhado na aula: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses quanto à possibilidade de sombras coloridas.

Pergunte a eles: Como se formam as sombras? E as luzes coloridas? Qual a relação entre sombras e luzes coloridas? As sombras podem ser coloridas?

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula: CIE3_02ME07 , CIE3_02ME08 e CIE3_02ME09

title> Contexto select-down

Slide Plano Aula title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre as sombras e do que foi trabalhado em aulas anteriores sobre filtros, composição e decomposição da luz branca. Conte para eles a lenda e permita que eles comentem. Apresente a figura do slide (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa). É esperado que os alunos falem sobre o por quê da sombra, relacionando o caminho da luz e materiais opacos. Direcione a conversa para que não saia do foco. Esta aula não tem o objetivo de explorar os conceitos sobre já trabalhados anteriormente, mas relacioná-los em uma aplicação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora para os alunos e ouça suas hipóteses. A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Estas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Neste experimento utilizamos lâmpadas nas cores azul e vermelho, e uma gravura fixa em palito de churrasco como obstáculo opaco. Em uma sala escura, posicione as lâmpadas e o anteparo (cartolina branca ou parede branca). Acenda todas as as lâmpadas em direção a gravura, de forma que forme uma sombra no anteparo. Ao desligar uma das lâmpadas, pode-se observar como a luz proveniente da outra incide sobre o anteparo. Repare que quando as três estão ligadas ocorre uma mistura de cores.

Projete o slide com as orientações para a montagem do experimento. Os alunos devem se organizar em grupos de até cinco integrantes, juntos farão o experimento de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, tenha certeza que cada grupo terá seu material. Peça para que cada integrante realize as observações, seja escrito ou por desenho.

Para obter o esquema de sombras ideal (veja o vídeo sugerido anteriormente: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc), provavelmente, precisará fazer algumas tentativas. Sugerimos alterar a posição das lâmpadas e do obstáculo de forma a obter a melhor configuração possível.

Faça indagações aos alunos, como por exemplo:

Porque formamos sombras com a presença da gravura?

Porque temos sombra coloridas?

Quais cores vocês veem quando todas as lanternas estão acesas? Porque isso acontece?

Para auxiliar nas orientações aos alunos quanto as respostas você pode acessar os seguintes links

http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/sombras-coloridas/90

http://arteeciencia.if.usp.br/oficina-sombras-coloridas/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas observações. Este é o momento de apresentações e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, neste momento, que os alunos percebam que as cores formam a luz branca.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de filtro de luz, materiais opacos e transparentes, composição e decomposição da luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME09 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Três lanternas; papel celofane azul, amarelo e azul; cartolina branca; gravuras diversas; palito de churrasco.

Sobre o tema: A compreensão do fenômeno das sombras coloridas tem como pressuposto a Teoria da Cores de Young-Helmholtz. Esta teoria psicofísica afirma que para “humanos normais” existem três cores fundamentais (R – vermelho, G – verde, B – azul) a partir das quais as demais sensações coloridas são obtidas (texto adaptado de https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=como-fazer-as-sombras-coloridas).

Veja os vídeos sobre o experimento a ser trabalhado na aula: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses quanto à possibilidade de sombras coloridas.

Pergunte a eles: Como se formam as sombras? E as luzes coloridas? Qual a relação entre sombras e luzes coloridas? As sombras podem ser coloridas?

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula: CIE3_02ME07 , CIE3_02ME08 e CIE3_02ME09

Slide Plano Aula
title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre as sombras e do que foi trabalhado em aulas anteriores sobre filtros, composição e decomposição da luz branca. Conte para eles a lenda e permita que eles comentem. Apresente a figura do slide (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa). É esperado que os alunos falem sobre o por quê da sombra, relacionando o caminho da luz e materiais opacos. Direcione a conversa para que não saia do foco. Esta aula não tem o objetivo de explorar os conceitos sobre já trabalhados anteriormente, mas relacioná-los em uma aplicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora para os alunos e ouça suas hipóteses. A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Estas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Neste experimento utilizamos lâmpadas nas cores azul e vermelho, e uma gravura fixa em palito de churrasco como obstáculo opaco. Em uma sala escura, posicione as lâmpadas e o anteparo (cartolina branca ou parede branca). Acenda todas as as lâmpadas em direção a gravura, de forma que forme uma sombra no anteparo. Ao desligar uma das lâmpadas, pode-se observar como a luz proveniente da outra incide sobre o anteparo. Repare que quando as três estão ligadas ocorre uma mistura de cores.

Projete o slide com as orientações para a montagem do experimento. Os alunos devem se organizar em grupos de até cinco integrantes, juntos farão o experimento de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, tenha certeza que cada grupo terá seu material. Peça para que cada integrante realize as observações, seja escrito ou por desenho.

Para obter o esquema de sombras ideal (veja o vídeo sugerido anteriormente: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc), provavelmente, precisará fazer algumas tentativas. Sugerimos alterar a posição das lâmpadas e do obstáculo de forma a obter a melhor configuração possível.

Faça indagações aos alunos, como por exemplo:

Porque formamos sombras com a presença da gravura?

Porque temos sombra coloridas?

Quais cores vocês veem quando todas as lanternas estão acesas? Porque isso acontece?

Para auxiliar nas orientações aos alunos quanto as respostas você pode acessar os seguintes links

http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/sombras-coloridas/90

http://arteeciencia.if.usp.br/oficina-sombras-coloridas/

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas observações. Este é o momento de apresentações e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, neste momento, que os alunos percebam que as cores formam a luz branca.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Feixe de luz

AULA 02

Meios de Propagação

AULA 03

Reflexão da luz

AULA 04

Formação de imagens

AULA 05

Refração da luz

AULA 06

Interação entre a água e a luz

AULA 07

As cores e a luz branca

AULA 08

Composição da luz branca

AULA 09

Filtros de luz

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Feixe de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo um som por aí: o som em diferentes meios

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A recepção do som pelo corpo humano

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Formação de imagens

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Interação entre a água e a luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição luminosa

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As cores e a luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Composição da luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Filtros de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Sombras e luz colorida

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na construção de moradias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Formação de imagens

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Interação entre a água e a luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

As cores e a luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Composição da luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Filtros de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sombras e luz colorida

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann