Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de filtro de luz, materiais opacos e transparentes, composição e decomposição da luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME09 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.
Materiais necessários para a aula: Três lanternas; papel celofane azul, amarelo e azul; cartolina branca; gravuras diversas; palito de churrasco.
Sobre o tema: A compreensão do fenômeno das sombras coloridas tem como pressuposto a Teoria da Cores de Young-Helmholtz. Esta teoria psicofísica afirma que para “humanos normais” existem três cores fundamentais (R – vermelho, G – verde, B – azul) a partir das quais as demais sensações coloridas são obtidas (texto adaptado de https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=como-fazer-as-sombras-coloridas).
Veja os vídeos sobre o experimento a ser trabalhado na aula: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses quanto à possibilidade de sombras coloridas.
Pergunte a eles: Como se formam as sombras? E as luzes coloridas? Qual a relação entre sombras e luzes coloridas? As sombras podem ser coloridas?
Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula: CIE3_02ME07 , CIE3_02ME08 e CIE3_02ME09
title> Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre as sombras e do que foi trabalhado em aulas anteriores sobre filtros, composição e decomposição da luz branca. Conte para eles a lenda e permita que eles comentem. Apresente a figura do slide (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa). É esperado que os alunos falem sobre o por quê da sombra, relacionando o caminho da luz e materiais opacos. Direcione a conversa para que não saia do foco. Esta aula não tem o objetivo de explorar os conceitos sobre já trabalhados anteriormente, mas relacioná-los em uma aplicação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora para os alunos e ouça suas hipóteses. A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Estas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Neste experimento utilizamos lâmpadas nas cores azul e vermelho, e uma gravura fixa em palito de churrasco como obstáculo opaco. Em uma sala escura, posicione as lâmpadas e o anteparo (cartolina branca ou parede branca). Acenda todas as as lâmpadas em direção a gravura, de forma que forme uma sombra no anteparo. Ao desligar uma das lâmpadas, pode-se observar como a luz proveniente da outra incide sobre o anteparo. Repare que quando as três estão ligadas ocorre uma mistura de cores.
Projete o slide com as orientações para a montagem do experimento. Os alunos devem se organizar em grupos de até cinco integrantes, juntos farão o experimento de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, tenha certeza que cada grupo terá seu material. Peça para que cada integrante realize as observações, seja escrito ou por desenho.
Para obter o esquema de sombras ideal (veja o vídeo sugerido anteriormente: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc), provavelmente, precisará fazer algumas tentativas. Sugerimos alterar a posição das lâmpadas e do obstáculo de forma a obter a melhor configuração possível.
Faça indagações aos alunos, como por exemplo:
Porque formamos sombras com a presença da gravura?
Porque temos sombra coloridas?
Quais cores vocês veem quando todas as lanternas estão acesas? Porque isso acontece?
Para auxiliar nas orientações aos alunos quanto as respostas você pode acessar os seguintes links
http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/sombras-coloridas/90
http://arteeciencia.if.usp.br/oficina-sombras-coloridas/
Mão na massa
Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas observações. Este é o momento de apresentações e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, neste momento, que os alunos percebam que as cores formam a luz branca.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.