Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.
- Ferramenta de partilha de vídeos: Flipgrid
Contexto e questão disparadora
Envie para a turma, por Whatsapp, Classroom ou e-mail, um vídeo apresentando o tema da aula e contando a história mostrada no slide 3. Caso tenha aplicado outras aulas dessa sequência, retome, no vídeo, as atividades desenvolvidas, fazendo um link com a aula. A partir do tema de luzes, instigue os alunos a pensarem com como resolver a questão disparadora.
Na sequência, peça às crianças que pesquisem diferentes formas de fazer um teatro de sombras e simulem uma dessas formas junto à família.
Peça aos alunos que conseguirem gravar os teatros que compartilhem os vídeos por meio de um link e um código de acesso, gerados pelo Flipgrid por você. Essa é uma ferramenta de armazenamento de vídeo assíncrona, que permite que os alunos adicionem videos curtos para partilha em grupos. Você cria a tarefa e envia o código de acesso para que os alunos respondam, por meio de vídeos.
Mão na massa
Antes de iniciar a aula, grave um teatro de sombras, conforme sugerido no momento “mão na massa”. Faça as adaptações necessárias caso não possua os materiais solicitados.
Por meio de videochamada, por Hangouts ou Zoom, garanta que os alunos estejam atentos ao tema e mão na massa.
Retome os vídeos enviados e selecione alguns para serem apresentados. Verifique se os alunos conseguiram realizar um teatro parecido com o proposto na aula e faça os questionamentos sugeridos. Caso não tenham feito teatros com sombras e lâmpadas coloridas, questione-os sobre essas possibilidades e as respostas possíveis.
Vá registrando as hipóteses em um documento compartilhado na tela de transmissão da aula. Diga aos alunos que, agora, você irá apresentar o teatro que preparou.
Volte com as questões sugeridas no slide 6 e 7, a fim de garantir o total entendimento das crianças. Pause o vídeo e faça os questionamentos. Continue registrando as respostas das crianças no documento compartilhado na tela.
Sistematização
Ainda em videochamada. envie o documento colaborativo para a turma e peça às crianças que leiam os registros das aprendizagens. Finalize a aula sanando as dúvidas e realizando a leitura do slide de sistematização.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução dos teatros, na gravação dos vídeo e no envio para o Flipgrid. Convide-as a assistirem aos teatros enviados pelo Flipgrid.