Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
Mural virtual: Padlet.
Contexto e questão disparadora
Envie, via e-mail, Classroom ou Whatsapp, o problema de abertura da aula. Você pode criar uma Apresentação Google e inserir áudio ou vídeos para instigar ainda mais as crianças, ou produzir um vídeo do Loom.
Se você aplicou a aula 7 dessa sequência, verá que ela inicia o assunto que será tratado aqui. Na sequência, apresente a questão disparadora de forma que os alunos se sintam instigados a descobrir.
Mão na massa
Antes da aula, contate as famílias, por e-mail ou Whatsapp, e envie a lista de materiais que serão usados para o “mão na massa”. Caso alguma família tenha dificuldade em encontrar algum material, sugira que substitua por outro similar.
Grave um vídeo explicativo, via Loom (por exemplo), com o passo a passo de montagem do disco de Newton e o envie para os alunos. Oriente-os em relação ao horário de montagem e a divisão em pequenos grupos, para partilharem os experimentos. Explique que é interessante combinarem a montagem no mesmo horário e que podem fazer uma videochamada por Whatsapp para compartilharem.
Combine um horário de encontro com os grupos, em tempos diferentes, para tirar dúvidas. Sugere-se 5 minutos com cada grupo. Marque outro horário com a turma toda, a fim de discutirem e tirarem conclusões. O encontro com os grupos pode ser feito via Loom ou Hangouts. Oriente os grupos de acordo com sugestões dos slides 5 e 6.
Sistematização
Ainda na videoconferência, no segundo momento e com toda a turma, convide as crianças a elegerem um colega de cada grupo para apresentarem as descobertas e responderem a questão disparadora da aula.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliarem as crianças na confecção do disco de Newton. Diga que é necessária a supervisão de um adulto, para que as medidas sejam feitas de forma regular. Convide as famílias a brincarem com as crianças e, se possível, gravarem vídeo dos discos funcionando. Caso queiram, elas podem enviar esses vídeos e você pode criar uma exposição para a turma toda, via Padlet.