13046
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - FORMAS DE PROTEÇÃO SOLAR

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre FORMAS DE PROTEÇÃO SOLAR

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

 

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: site para criação de fórum online (Forumeiros, por exemplo).

 

Contexto e questão disparadora

Encaminhe o vídeo “Um cordel para muitos chapéus” (https://www.youtube.com/watch?v=H28uctaIcgo&feature=youtu.be) e peça para os alunos assistirem. Após todos assistirem, solicite que respondam ao seguinte questionamento, por meio de áudio:
- O que podemos utilizar para proteger a pele e os olhos dos raios solares?

 

Mão na massa

Proponha um fórum sobre as formas de proteção solar para a nossa pele e olhos. Você pode utilizar um grupo de Whatsapp ou a ferramenta de sites, como Forumeiros, por exemplo. Os alunos devem citar maneiras pelas quais protegem a pele e os olhos quando vão à praia, cachoeira, pracinha, parque etc. Depois, oriente que reflitam sobre a maneira como esses objetos nos protegem dos raios solares e o que aconteceria com os nossos olhos e pele, caso não tivéssemos os cuidados de proteção com eles.

 

Sistematização

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que alguns materiais podem funcionar como barreira para os raios solares, e assim é possível proteger a pele da incidência deles. Existe, também, os protetores solares em creme ou gel, que exercem uma proteção química e que também funcionam como uma barreira física, semelhante aos materiais que impedem que os raios cheguem diretamente a nossa pele. Porém, precisamos ter cuidado com os reflexos do sol, mesmo quando estamos menos expostos à luz solar. Na praia, por exemplo, os cristais de areia podem refletir os raios solares e nos atingir mesmo na sombra. Desta mesma maneira, em dias nublados, também podemos receber os efeitos dos raios solares na pele.

 

Convite às famílias

A família pode se reunir e discutir sobre situações que já viveram e que não protegeram adequadamente os olhos e a pele. É importante refletir sobre as consequências dessa falta de cuidado e o que pretendem fazer quando forem realizar um programa semelhante.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_08T&U10

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas