Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para construção do conhecimento sobre proteção solar de uma maneira ampla, proteção química da pele através de protetores solares e proteção física, com utilização de materiais de barreira para os raios solares.
Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
Material para o mão na massa: folha sulfite, tinta guache, pincéis ou rolinhos de pintar, bandejinhas de isopor (de preferência, reutilizadas) ou emborrachado, lápis, caneta, cordão, prendedores de roupa, papel pardo ou cartolina (para a escrita coletiva do cordel final) e fita adesiva.
Material de apoio e pesquisa para o professor http://chc.org.br/verao-epoca-de-cuidados/
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as atitudes e materiais que propiciam proteção à exposição excessiva aos raios solares.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem sobre o suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-los com os questionamentos: quando vamos a praia ou tomar banho de rio, ou de cachoeira, o que utilizamos para proteger nosso corpo dos intensos raios solares?
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Distribua o material para os grupos: bandejas reutilizadas de isopor ou emborrachado (importante reutilizar materiais já existentes e não estimular a compra), tinta guache, pincel, lápis, caneta, folha branca ou sulfite de qualquer cor, cordão ou barbante.
Material para o mão na massa: papel sulfite, tinta guache, pincéis ou rolinhos de pintar, bandejinhas de isopor (reutilizadas) ou emborrachado, lápis, caneta, cordão, prendedores de roupa, papel pardo ou cartolina para a escrita coletiva do cordel final, fita adesiva.
Como os estudantes são pequenos, eles podem discutir nos grupos e fazer uma lista que pode ser escrita ou desenhada com as possibilidades de proteção solar. Neste momento, estimule a imaginação deles para que percebam uma grande possibilidade de materiais ou formas de proteção solar: guarda-sol, toldos, sombrinhas, copa das árvores, roupas, óculos escuros, barracas, lenços e protetor solar em creme. É possível até trazer formas de proteção solar utilizadas por comunidades indígenas e africanas, que utilizam argila ou pigmentos de sementes e frutas para proteger a pele do sol, como urucum, genipapo, argilas brancas - https://brazilianbeautysite.wordpress.com/2016/04/26/pinturas-tribais-africanas/ , https://www.youtube.com/watch?v=P2yCmQCy2hY .
- Em grupo, façam uma lista desenhada ou escrita sobre as possibilidades de nos proteger do sol.
- Os estudantes escolhem os desenhos e utilizam a técnica de cordel para a confecção. https://www.youtube.com/watch?v=Tqtzs0p5seU ou https://www.youtube.com/watch?v=7-WPTn-Yv20&t=125s .
- A professora pode esticar o cordão em um formato de varal na altura dos olhos dos estudantes e vai pendurando os desenhos à medida que os grupos vão apresentando os desenhos e explicando as maneiras de proteção solar desenhadas.
- Com os desenhos esticados, a professora pode direcionar uma escrita coletiva de um cordel sobre proteção solar, uma vez que os estudantes são pequenos.
O professor pode questionar:
- Como cada um de vocês se protege do sol?
- Quando não temos protetor solar em creme, o que podemos fazer para nos proteger dos raios solares?
Material explicativo para o professor sobre literatura de cordel - https://www.youtube.com/watch?v=Tqtzs0p5seU , https://novaescola.org.br/conteudo/2560/a-arte-da-escrever-bem-com-a-literatura-de-cordel
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes que temos diversas maneiras de nos proteger dos raios solares com os materiais que temos disponíveis hoje em dia.
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que os estudantes tenham entendido que alguns materiais podem funcionar como barreira para os raios solares, e assim é possível proteger a pele da incidência dos raios. Existe também os protetores solares em creme ou gel, que exercem uma proteção química e que também funcionam como uma barreira física, semelhante aos materiais que impedem que os raios cheguem diretamente a nossa pele. Estes protetores de barreira física são os que impedem que os raios cheguem até a pele. Porém, precisamos ter cuidado com os reflexos do sol mesmo quando estamos menos expostos à luz solar. Na praia, por exemplo, os cristais de areia podem refletir os raios solares e nos atingir mesmo na sombra . Desta mesma maneira, em dias nublados também podemos receber os efeitos dos raios solares na pele.
Estimule os estudantes a discutirem as conclusões registradas.