Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação do comportamento da sombra relacionando foco de luz, objetos e superfícies.
Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
Material para o mão na massa: Objetos tridimensionais (materiais diversos do cotidiano e presentes na sala de aula - tubos de cola, borracha, tesoura lápis); formas geométricas recortadas em cartolina ou papelão - folha sulfite, lápis e lápis de cor; lanterna ou abajur com um fonte de luz. Utilizar a luz do teto da sala de aula ou ainda fazer essa atividade ao ar livre, com a iluminação solar (importante ter mais de um foco de luz, para estimular os testes de sombras).
Material de apoio e pesquisa para o professor: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/optica5.php
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como as sombras se formam e qual a relação da sombra com o objeto.
Questione os estudantes: Como são formadas as sombras? O que se precisa para ter sombra? Qual a relação do Sol com as sombras?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare-os para o momento de contextualização, indicando a leitura do pequeno texto ou solicitando que assistam a um breve vídeo que trata de sombras.
Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):
Depois da contextualização, retome com os estudantes: Será possível criar formas com as sombras?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os eles compartilhem opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses a respeito da questão apontada.
Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: Todos os objetos podem formar sombras?
Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro.
Material para o mão na massa: Objetos tridimensionais (materiais diversos do cotidiano e presentes na sala de aula - tubos de cola, borracha, tesoura lápis); formas geométricas recortadas em cartolina ou papelão - folha sulfite, lápis e lápis de cor; lanterna ou abajur com um fonte de luz. Utilize a luz do teto da sala de aula ou ainda faça a atividade ao ar livre, com a iluminação solar (importante ter mais de um foco de luz, para estimular os testes de sombras).
Mão na Massa - Os estudantes organizados em grupos recebem as formas geométricas recortadas e escolhem alguns objetos de seus próprios estojos, recebem uma lanterna ou são estimulados a testar sombras com a luz central da sala de aula.
- Desafie os estudantes a testar as diversas possibilidades de sombras com cada objeto e com a forma geométrica plana com a luz central da sala e com lanterna ou abajur.
- Cada grupo deve escolher uma figura geométrica e dois objetos;
- Os estudantes devem desenhar os objetos e a figura escolhida, registrando com desenho as possibilidades de sombras diferentes que o objeto permite, seja com a luz central da sala, lanterna ou área externa com o sol.
- Questione os estudantes - as sombras geradas são idênticas aos objetos? A sombra projetada com lanterna e igual a sombra formada com a luz central da sala?
- Depois dos questionamentos, os estudantes podem criar desenhos de novos objetos, a partir das sombras desenhadas.
- Para a finalização, o professor conduz a construção de um mural com os experimentos e com as possibilidades de sombras geradas.
Materiais de apoio para o professor: https://www.youtube.com/watch?v=6LbHJ4_iQSo e http://webcuriosos.com.br/2017/07/16/luz-e-sombra/.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que as sombras são formadas entre um foco de luz e um objeto.
Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que quando um foco de luz encontra um objeto ou uma superfície opaca como obstáculo, será produzida uma região na qual não existe luz, por isso, a sombra é formada. Ressalte a característica plana das sombras.
Questione os estudantes: Onde podemos observar sombra no nosso dia a dia? Conseguimos identificar as cores dos objetos pela sombra? As sombras são sempre iguais? Conseguimos modificar uma sombra? Você já observou as sombras produzidas pelo sol? E a sombra produzida pela lua? A luz da sala de aula produz sombra também?
Material para o professor - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sombra-penumbra.htm.