Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de áudio e vídeo (grupo de Whatsapp, por exemplo);
- Paint;
- Padlet (disponível aqui);
- Google Docs (disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe o vídeo “Como fazer SOMBRAS DE ANIMAIS com as mãos para crianças” (disponível aqui) e levante a questão disparadora para os alunos:
- O que precisamos para formar uma sombra?
Eles devem responder à pergunta, preferencialmente, em uma proposta de videoconferência. Caso não seja viável, informe que devem responder por áudio e compartilhar com toda a turma.
Mão na massa
Organize os estudantes em três grupos. Cada grupo receberá a imagem de uma forma geométrica (triângulo, retângulo e círculo) e escolherá alguns objetos que façam as sombras dessas formas. Desafie os estudantes a testarem as diversas possibilidades de sombras com cada objeto, utilizando lanterna ou abajur. Os estudantes devem desenhar, no Paint, as possibilidades de sombras diferentes que o objeto permite.
Após os desenhos terem sido feitos, peça para os grupos compartilharem-nos em um documento do Padlet. Questione os estudantes:
- As sombras geradas são idênticas aos objetos?
Sistematização
Para finalização, conduza a construção de um mural com as possibilidades de sombras geradas.
Convite às famílias
Sugira que selecionem uma história com animais e façam um teatro de sombras para contá-la. Cada membro da família fará a sombra de uma personagem.
Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes
Código: CIE2_07T&U01
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes