13042
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - TESTANDO AS SOMBRAS

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre TESTANDO AS SOMBRAS

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de áudio e vídeo (grupo de Whatsapp, por exemplo);
- Paint;
- Padlet (disponível aqui);
- Google Docs (disponível aqui).

Optativas:
- Videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe o vídeo “Como fazer SOMBRAS DE ANIMAIS com as mãos para crianças” (disponível aqui) e levante a questão disparadora para os alunos:
- O que precisamos para formar uma sombra?

Eles devem responder à pergunta, preferencialmente, em uma proposta de videoconferência. Caso não seja viável, informe que devem responder por áudio e compartilhar com toda a turma.

Mão na massa
Organize os estudantes em três grupos. Cada grupo receberá a imagem de uma forma geométrica (triângulo, retângulo e círculo) e escolherá alguns objetos que façam as sombras dessas formas. Desafie os estudantes a testarem as diversas possibilidades de sombras com cada objeto, utilizando lanterna ou abajur. Os estudantes devem desenhar, no Paint, as possibilidades de sombras diferentes que o objeto permite.

Após os desenhos terem sido feitos, peça para os grupos compartilharem-nos em um documento do Padlet. Questione os estudantes:
- As sombras geradas são idênticas aos objetos?

Sistematização
Para finalização, conduza a construção de um mural com as possibilidades de sombras geradas.

Convite às famílias
Sugira que selecionem uma história com animais e façam um teatro de sombras para contá-la. Cada membro da família fará a sombra de uma personagem.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_07T&U01

(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas