13041
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Clorofila: o que é e de onde vem?

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Clorofila: o que é e de onde vem?

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano atingirá melhor seus objetivos se for utilizado como sequência do plano CIE2_05VE03

Materiais necessários para a aula: Essa aula pode ser projetada através de aparelho multimídia, impressa ou servir apenas como orientação. Você irá precisar de imagens de pessoas e animais se alimentando, folhas de árvores (de preferência as que estiverem caídas ao chão), tesoura, álcool, recipiente de vidro, soquete ou colher de pau.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para a turma e instigue-os dizendo que esta aula será para eles buscarem a resposta da pergunta do título da aula. Ainda não interfira com nenhum comentário.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione a turma de que maneira eles obtêm energia para realizar ações como brincar, estudar, caminhar, pular, etc. Em seguida, pergunte como é que os animais obtêm energia para realizar suas funções, como por exemplo correr, saltar, voar, procurar alimento, etc. Apresente o slide ou imagens de seres vivos se alimentando e complemente que é através da alimentação que pode-se obter energia para realizar todas as funções de um organismo, já as plantas, que não ingerem alimentos pela boca como nós, contam com a clorofila, um elemento que auxilia na transformação de energia e alimento para que uma planta também realize suas funções vitais.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente que as plantas são fixas, ou seja, não conseguem procurar alimento, que não possuem boca, nem estômago, como seres humanos e animais. Então, lance a pergunta: O que é a clorofila? De onde ela vem?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: A primeira etapa partirá da busca de folhas, pelos alunos. Oriente-os para não retirarem folhas das árvores e optarem por aquelas que estão caídas no chão, como forma de preservação da natureza. Também é válido que as folhas não estejam secas. A proposta é que um único experimento seja realizado pela sala, visando poupar materiais e permitir a integração de todos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Disponibilize para a turma um recipiente transparente, de preferência de vidro. Oriente-os na realização do recorte das folhas até atingir aproximadamente ¼ do vidro. Será utilizado um recipiente só, contando com a participação de todos os alunos. Amasse as folhas com um soquete, colher de pau ou qualquer outro instrumento cabível. Adicione com cuidado álcool comum até a metade do recipiente e aguarde cerca de 5 minutos.

O que deve acontecer? O líquido deverá ficar verde, proveniente da clorofila presente nas folhas. Caso note que não ficou, repita o procedimento acrescentando mais folhas e álcool.

Questione a turma com perguntas do tipo: O que vocês estão observando? O que é o líquido verde proveniente das folhas que amassaram?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Explique à turma que o líquido que eles observaram é proveniente da clorofila presente nas folhas das plantas. Vale ressaltar que todas as plantas possuem algum tipo de clorofila, sendo encontrada também em plantas com diversos tipos e cores de folhagens. Reforçe isso para que os alunos não assimilem a presença de clorofila somente em folhas verdes. A clorofila atua no processo de fotossíntese e este é o mecanismo que as plantas utilizam para produzirem seu próprio alimento e adquirirem energia para manter suas funções metabólicas. Assim como seres humanos, as plantas também se alimentam e precisam de energia, a diferença é que as plantas produzem seu alimento através da fotossíntese. Nesse processo elas absorvem a energia solar pela clorofila e convertem dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento para a planta. Então, este é o papel da clorofila: absorver energia proveniente da luz solar para produção de energia para as plantas e ela é encontrada, na maioria das vezes, nas folhas das plantas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Termine a aula sistematizando o que é a clorofila e de onde ela vem. Ouça o que os alunos têm a dizer e observe se concretizaram o conceito de fotossíntese e a função da clorofila neste processo. Note que foi exposto o termo fotossíntese para concluír como se chama todo o processo de produção de alimento das plantas. A luz é energia, que quando absorvida pela clorofila, produz glicose, que por sua vez, gera energia à planta, na forma química Caso surja perguntas sobre plantas aquáticas, comente que também ocorre o processo de fotossíntese nos ambientes aquáticos, mas com estratégias um pouco diferentes. Finalize pedindo para que comentem com os colegas o que é a clorofila e de onde ela vem.

Se julgar necessário, faça anotações no quadro com as respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano atingirá melhor seus objetivos se for utilizado como sequência do plano CIE2_05VE03

Materiais necessários para a aula: Essa aula pode ser projetada através de aparelho multimídia, impressa ou servir apenas como orientação. Você irá precisar de imagens de pessoas e animais se alimentando, folhas de árvores (de preferência as que estiverem caídas ao chão), tesoura, álcool, recipiente de vidro, soquete ou colher de pau.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para a turma e instigue-os dizendo que esta aula será para eles buscarem a resposta da pergunta do título da aula. Ainda não interfira com nenhum comentário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione a turma de que maneira eles obtêm energia para realizar ações como brincar, estudar, caminhar, pular, etc. Em seguida, pergunte como é que os animais obtêm energia para realizar suas funções, como por exemplo correr, saltar, voar, procurar alimento, etc. Apresente o slide ou imagens de seres vivos se alimentando e complemente que é através da alimentação que pode-se obter energia para realizar todas as funções de um organismo, já as plantas, que não ingerem alimentos pela boca como nós, contam com a clorofila, um elemento que auxilia na transformação de energia e alimento para que uma planta também realize suas funções vitais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente que as plantas são fixas, ou seja, não conseguem procurar alimento, que não possuem boca, nem estômago, como seres humanos e animais. Então, lance a pergunta: O que é a clorofila? De onde ela vem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: A primeira etapa partirá da busca de folhas, pelos alunos. Oriente-os para não retirarem folhas das árvores e optarem por aquelas que estão caídas no chão, como forma de preservação da natureza. Também é válido que as folhas não estejam secas. A proposta é que um único experimento seja realizado pela sala, visando poupar materiais e permitir a integração de todos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Disponibilize para a turma um recipiente transparente, de preferência de vidro. Oriente-os na realização do recorte das folhas até atingir aproximadamente ¼ do vidro. Será utilizado um recipiente só, contando com a participação de todos os alunos. Amasse as folhas com um soquete, colher de pau ou qualquer outro instrumento cabível. Adicione com cuidado álcool comum até a metade do recipiente e aguarde cerca de 5 minutos.

O que deve acontecer? O líquido deverá ficar verde, proveniente da clorofila presente nas folhas. Caso note que não ficou, repita o procedimento acrescentando mais folhas e álcool.

Questione a turma com perguntas do tipo: O que vocês estão observando? O que é o líquido verde proveniente das folhas que amassaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Explique à turma que o líquido que eles observaram é proveniente da clorofila presente nas folhas das plantas. Vale ressaltar que todas as plantas possuem algum tipo de clorofila, sendo encontrada também em plantas com diversos tipos e cores de folhagens. Reforçe isso para que os alunos não assimilem a presença de clorofila somente em folhas verdes. A clorofila atua no processo de fotossíntese e este é o mecanismo que as plantas utilizam para produzirem seu próprio alimento e adquirirem energia para manter suas funções metabólicas. Assim como seres humanos, as plantas também se alimentam e precisam de energia, a diferença é que as plantas produzem seu alimento através da fotossíntese. Nesse processo elas absorvem a energia solar pela clorofila e convertem dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento para a planta. Então, este é o papel da clorofila: absorver energia proveniente da luz solar para produção de energia para as plantas e ela é encontrada, na maioria das vezes, nas folhas das plantas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Termine a aula sistematizando o que é a clorofila e de onde ela vem. Ouça o que os alunos têm a dizer e observe se concretizaram o conceito de fotossíntese e a função da clorofila neste processo. Note que foi exposto o termo fotossíntese para concluír como se chama todo o processo de produção de alimento das plantas. A luz é energia, que quando absorvida pela clorofila, produz glicose, que por sua vez, gera energia à planta, na forma química Caso surja perguntas sobre plantas aquáticas, comente que também ocorre o processo de fotossíntese nos ambientes aquáticos, mas com estratégias um pouco diferentes. Finalize pedindo para que comentem com os colegas o que é a clorofila e de onde ela vem.

Se julgar necessário, faça anotações no quadro com as respostas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano