Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagem, vídeo, áudio e imagens (grupos de Whatsapp, por exemplo); Documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videochamadas para discussões síncronas (Hangout ou Zoom, por exemplo).
Contexto e questão disparadora
Apresente a seguinte situação para os alunos:
“Júlio estava fazendo sua tarefa de casa, quando, de repente, a lâmpada apagou. Ele apertou o interruptor e nada da luz acender. Então, ele decidiu que iria trocar a lâmpada sozinho”.
Após apresentar a situação, solicite que as crianças respondam:
- Júlio está correndo algum risco? Quais?
Mão na massa
Divida a turma em grupos, solicite que pensem sobre os riscos que Júlio está correndo e formas de se trocar uma lâmpada em segurança, registrando o passo a passo. Por fim, peça que os grupos compartilhem a maneira de trocar a lâmpada que pensaram e, se necessário, faça intervenções que promoveriam maior segurança à ação. Deixe claro que os alunos não devem trocar uma lâmpada, apenas pensar em maneiras seguras para fazer isso, e que eles só devem usar a eletricidade sob a vistoria de um adulto.
Sistematização
Compartilhe a produção de todos os grupo (pode usar um documento do Google Drive) para a turma visualizar e peça para os alunos responderem à pergunta:
- De quais maneiras a eletricidade pode colocar a nossa vida em risco?
Convite às famílias
Observe, junto com as crianças, locais da casa que possuem pontos de uso de eletricidade, como tomadas, interruptores e extensões. Depois, juntos, confeccionem cartazes, listando os possíveis riscos à segurança que esses locais trazem e como evitar acidentes elétricos.