13037
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Self: o nosso eu com os outros

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre SELF: O NOSSO EU COM OS OUTROS

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramentas para compartilhamento de áudios e imagens, como grupo de Whatsapp; Google Docs para a produção do texto coletivo.

- Optativas: ferramentas para a realização de videochamadas, como Zoom ou Hangout, por exemplo.

Contexto e questão disparadora

Solicite que as crianças tirem uma selfie e a compartilhem com os demais alunos da turma. Elas podem utilizar grupo de Whatsapp, por exemplo, para o compartilhamento. Explique que elas devem encaminhar a foto com um áudio respondendo ao seguinte questionamento:

- Quem sou eu?
- Por que isso é importante?

Mão na massa

Apresente uma imagem, retirada da internet, do rosto de uma criança e inicie a contação de uma história, que deve ser o início do relato de vida fictício dessa criança. Durante a contação, peça para que outra criança dê continuidade na história, utilizando a imaginação. Essa atividade pode ser realizada de forma síncrona, por meio de videochamadas, mas também assíncronamente, por meio de áudios em grupos no Whatsapp, por exemplo.

Sistematização

Produza um texto curto, com a história de vida da criança imaginária da atividade Mão na Massa. Publique esse texto em um arquivo do Google Docs. Oculte alguma palavra e solicite que uma criança a complete, escrevendo tal palavra. Dê liberdade para que ela registre a palavra da forma como pensa ser escrita. Ao fim, leia o texto para todos os alunos.

Convite às famílias

Os familiares podem colaborar com a produção da selfie e com a leitura do texto coletivo, em parceria com o professor, ficando atentos para as palavras que a criança pode ter mais dificuldade para compreender.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE1_04V&E02

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas