13036
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Identidade e respeito às diferenças

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Identidade e respeito às diferenças

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramentas para compartilhamento de imagens e áudios, como: grupos de Whatsapp, videochamadas por meio de Hangout ou Zoom.

Contexto e questão disparadora

Em uma aula síncrona, brinque de “Mestre mandou” com seus alunos. Diga que você será o mestre e que os alunos devem imitá-lo. Faça seus movimentos no sentido de sentir o contorno de todo o rosto, franzir a testa, sorrir e fazer outras expressões faciais, apalpar as orelhas, bater as mãos e tocar cotovelo, joelho e pés. Após a brincadeira, pergunte aos alunos:

- O que temos de igual e de diferente?

Caso alguma criança não possa estar presente no momento da aula síncrona, solicite que brinque com a família de “Mestre mandou”, e responda a pergunta por áudio.

Mão na massa

Solicite que as crianças se observem no espelho por alguns minutos, ficando atentas para todos os detalhes do próprio corpo. Após essa observação, solicite que façam uma representação delas mesmas, utilizando diversos recursos para isso. Sugira que utilizem recursos como papel e lápis, para esboçarem um desenho, o Paint, para fazerem um registro digital, ou recortes e colagens. Deixe as crianças à vontade para explorarem a criatividade. Depois, peça que os alunos compartilhem as produções por meio de grupos de Whatsapp, por exemplo.

Sistematização

Após todos visualizarem as produções uns dos outros, peça que os alunos respondam por áudio ou em uma videochamada às perguntas:
- O que temos de igual e de diferente?
- O que aprendemos com esta aula?

Convite às famílias

Os familiares podem brincar de “Mestre mandou” junto com as crianças, explorando as diversas partes do corpo. Podem engajar as crianças na produção da representação delas mesmas, promovendo a valorização e a aceitação do próprio corpo.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE1_04V&E01

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas