Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula:
- Palitos de sorvete
- Cola
- Barbantes
- Fita adesiva
- Tesoura (para cortar os palitos)
Para cada grupo de 3 ou 4 alunos(as).
Materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos(as) tenham contato.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e prossiga com a apresentação.
Contexto
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Solicite que os(as) alunos(as) desenhem uma ponte qualquer, podendo pesquisar na internet, deixando-os(as) livres para comentar entre eles(as), mas determinando um tempo para conclusão. Essa atividade de desenho da ponte deve ser individual para verificar quais são os conhecimentos prévios desses(as) estudantes e como os(as) mesmos(as) identificam as pontes. Solicite que conversem com o colega ao lado sobre a ponte desenhada e prossiga com a apresentação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 min
Orientações: leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade em grupo. O (a) professor(a) deve instigar os(as) alunos(as) com questionamentos e observações antes, durante e após a execução da atividade. Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) antes da atividade:
Você irá passar em alguma ponte no caminho de volta para casa?
Você já atravessou alguma ponte sobre o rio ou mar?
Tem alguma ponte desse tipo no bairro em que você mora? Próximo a sua casa?
Já observou ou passou por baixo de uma ponte?
Após, prossiga com a apresentação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 e 6)
Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos(as) e explique que eles(as) deverão se organizar e definir entre eles(as) os(as) responsável(éis) por cada passo da construção da ponte. Distribua os materiais necessários e solicite que iniciem a tarefa. O(a) professor(a) deve realizar a construção de uma ponte sobre o rio ou mar antes da aula, pois caso os grupos de alunos(as) não consigam construí-la adequadamente, ele(a) deverá apresentar o seu protótipo em boas condições.
Veja como fazer uma ponte com palitos de picolé: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ponte-com-Palitos-de-Sorvete
Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) durante a atividade:
De que material é feito a(as) ponte(s) que vocês conhecem?
Seria possível construir uma ponte de borracha?
E uma ponte de concreto e aço? Será possivel?
E uma ponte de vidro e aço? Será possivel?
Após a construção da ponte, prossiga para etapa de sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 min
Orientações: Após as apresentações de cada grupo, realize uma roda de conversa e discuta sobre a diversidade de materiais que são construídas as pontes existentes no mundo todo. Explique que o material utilizado na construção de uma ponte serve para melhorar a sua resistência e segurança e que atualmente nós temos pontes de madeira, concreto e aço, vidro e aço, mas que a borracha não confere resistência e segurança para ponte, principalmente pela sua elasticidade. Leve alguns materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos (as) tenham contato.
Sugestões de vídeos e leituras para o(a) professor(a) subsidiar a discussão:
Série JR: China tem a maior ponte de vidro do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=WAO5HIrfOX4
vídeo 01 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6tlcW1vdlPM
vídeo 02 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6PU1ho9N7ow
Borracha natural e sintética: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/borracha-natural-sintetica.htm