Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências. A habilidade não será contemplada em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após a aula CIE8_06VE01.
Materiais necessários para a aula: equipamento de som para transmissão do áudio na etapa “Contexto”, acesso à internet, massinhas de modelar nas cores amarela e vermelha, pedaços de mesmo tamanho de cartolinas amarelas e laranjas, sacos de papel, texto impresso para a etapa “Sistematização”, caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles reconheçam a importância da reprodução sexuada para a adaptação da vida no planeta. Questione-os a respeito do tema e valorize as respostas dadas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: apresente aos alunos o áudio “A evolução é um fato porque...” do projeto “Na onda da vida”: https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=3569.
Nesse material será possível perceber que a evolução é um fato e pode ser verificada em várias linhas de pesquisas, incluindo a do professor Almir Pepato e suas pesquisas com ácaros. O pesquisador conseguiu identificar novas espécies de ácaros em seu laboratório, como resultado da evolução desses aracnídeos.
Diante deste material, estimule os alunos com questionamentos como:
- Com base nas informações fornecidas pelo aúdio, como vocês explicariam o surgimento de novas espécies de ácaros atualmente?
- Como deve ocorrer a reprodução desses ácaros para possibilitar esse processo?
- Você acredita que a troca de material genético é importante nesses casos? Explique.
Materiais necessários: equipamento de som para transmissão do áudio e acesso à internet.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses, sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Sugestões de leituras complementares referentes ao conteúdo abordado na aula:
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: a sugestão de tempo para esse momento é de 20 minutos. Os alunos, em duplas ou trios, terão que elaborar cenários ou maquetes que representem os momentos de uma história sobre uma espécie de besouro fictício, que será contada pelo professor. Esses cenários serão construídos com ajuda de massinhas de modelar (nas cores amarela e vermelha) e pedaços de cartolinas coloridas (nas cores amarela e laranja), para representar o habitat. Os alunos terão liberdade de criar o formato que quiserem para suas espécies e terão que fazer anotações das observações feitas, levantando hipóteses para um futuro debate. Para esta prática, será levada em consideração apenas a capacidade de camuflagem desses animais. No material complementar há um documento que indica a história a ser contada, separada pelos cenários e os procedimentos a serem realizados em cada um deles, além de um glossário que poderá auxiliar os estudantes ao longo da atividade.
A sugestão de tempo para esse momento é de 10 minutos. Após a criação dos cenários, os grupos deverão trocar informações e compartilhar o conhecimento construído, através de um debate. A participação dos alunos pode ser estimulada com perguntas como:
- Por que houve o aparecimento de uma nova cor de besouros depois da reprodução sexuada e não ocorreu o mesmo na reprodução assexuada?
- A variabilidade genética é uma característica da reprodução sexuada. Em que momento da história vocês identificam a importância desta característica?
Materiais necessários: massinhas de modelar nas cores amarela e vermelha, pedaços de mesmo tamanho de cartolinas amarelas e laranjas, sacos de papel, caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: indique aos alunos a leitura da primeira parte do texto “Para que serve o sexo?”, de Jerry Carvalho Barros (http://cienciahoje.org.br/coluna/para-que-serve-o-sexo/ ). Eles devem ler até o final do quinto parágrafo, no qual o autor se questiona por qual motivo os seres vivos adotaram a forma sexuada de se reproduzir apesar desse modelo representar um gasto energético maior. O texto deve ser impresso ou projetado, se tiver acesso à internet.
Diante disso, peça aos alunos que escrevam no caderno como responderiam esse questionamento, relembrando também da questão disparadora do início da aula e do que foi construído ao longo da etapa “Mão na Massa”. Após esse momento, peça que alguns voluntários compartilhem suas produções.
Para fechar a aula, você poderá ler em voz alta a segunda parte do texto (Sobrevivência a longo prazo), em que o autor responde a pergunta feita. Assim, os alunos poderão confrontar as respostas do autor e suas próprias.
Se ainda tiver tempo, é possível continuar a leitura do texto e debater os dados sobre partenogênese e reprodução assexuada, indicados pelo autor.
Sugestão: caso o professor deseje, poderá solicitar pesquisas para casa sobre alguns conceitos que aparecem nesta segunda parte do texto, ou propor a construção de um glossário. Alguns conceitos como crossing-over, genes, meiose, genótipo, fenótipo, cromossomos, por exemplo. Eles serão abordados no 9º ano, mas se trata de um assunto que pode estimular a curiosidade dos alunos. Dessa forma, em aulas posteriores será possível levantar um diálogo sobre a pesquisa.
Materiais necessários: texto impresso, se necessário (http://cienciahoje.org.br/coluna/para-que-serve-o-sexo/), caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.