13022
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Sinopse & Mapa Mental

POR: Janaina Maria Lopes Ferreira 31/10/2018
Código: ING7_08UND02

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Sinopse & Mapa Mental

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Você precisará de um computador e um datashow para expor os slides da aula. Porém, caso não possua esses recursos, pode imprimir os slides em tamanho grande e colar em cartolinas que deverão ser afixadas no quadro. Além disso, traga para a sala dicionários para auxiliar os alunos na produção escrita.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo para os alunos. Explique que eles irão elaborar a sinopse de um filme de que gostem e para auxiliá-los usarão um recurso conhecido como Mind Map. Diga aos alunos: “Today we will write a synopsis about a film that you like, and to help you in this task we will use a resource called Mind Map. This resource is used to make an easier, clearer and more objective writing.“

Context select-down

Tempo sugerido: 2 minutes

Orientações: Mostre a imagem aos alunos e diga:

  • Look at the image. What can you observe? Provavelmente eles dirão : A person is trying to discover something. She/He is very curious. The image represents curiosity.
  • Explique aos alunos que o objetivo dessa imagem é contextualizar o objetivo do gênero a ser desenvolvido nesta aula: The objective of our class today is to write a synopsis to arouse people's curiosity about a film.
  • Escreva no quadro as palavras MIND MAP. Pergunte se eles já ouviram falar de um mind map e para que serve. Have you ever heard about mind map and what it is used for?
  • Caso eles saibam, ouça e faça anotações do que disserem no quadro.
  • Caso não saibam, diga: I could tell you, but it's my turn to arouse your curiosity. Let's find out what a mind map is in the following slides, ok?

Input select-down

Tempo sugerido:15 minutos. Professor, o input é composto por dois slides, utilize 8 minutos no primeiro e 07 minutos no segundo.

Propósito: Apresentar um exemplo do gênero proposto.

Expectativa: Que os alunos reconheçam a finalidade desse gênero, o público focado e o suporte a ser utilizado.

Orientações: Mostre o slide e solicite aos alunos que observem-no. Explique que o trabalho aqui será com a síntese do filme “Extraordinário”, que se encontra na página da internet disponível em: https://www.imdb.com/title/tt2543472/plotsummary. Chame a atenção para o layout da página: além das propagandas e das abas, o destaque é para a sinopse que inicia com uma imagem do filme e em seguida com a síntese cujo foco é o enredo. Oriente:

  • So, here we have a synopsis of the film “ Wonder”. It is in an internet page. Observe the layout: besides ads and browser tabs, which are very common in web layout pages, we can observe an image from the film and after that the synopsis of the plot, followed by the name of the writer of the synopsis.
  • Now, let's read it together? You’ll help me reading the words in blue, do you agree?
  • Leve os alunos a entender o contexto de produção. Pergunte: Who wrote this text? Who should read it? Where and when was it published? Why do people read synopsis? Do you think it helps people become interested in it? Os alunos deverão dar respostas como: Lionsgate. People interested in cinema. In the site imdb, which is an online database for movies, games and so on. It was published in the internet but we don´t know when. People read synopsis to know what the film is about and after that decide to watch it or not. Yes, depends on the aim of the reader.
  • Conduza a discussão sobre as características do gênero e escreva-as no quadro no formato de uma lista, vá apontando exemplos para as características no próprio texto:
  • Short, clear and objective text explaining the plot of the film or the book (One paragraph, without details and showing general idea).
  • Description of Important informations about the context: name of the main character (August Pullman); what is he/she looking for or trying to catch up (he wants to attend a normal school); what or where is trying to prevent him/her (facial differences); what happened in the final (Auggie´s journey will unite all and prove that we are all equals).
  • Accuracy and objectivity (The film is about a boy with facial differences who tries to study in a regular school and achieved success and respect from all).
  • It serves to arouse curiosity (Does Auggie have a disease? Why does he want to study in a regular school? Isn't he literate? What happened during his school journey? And his family? …) .

5. Em seguida, chame a atenção para as palavras escritas em azul e explique que tais palavras auxiliam na construção objetiva do gênero. Pergunte se lembram do termo mind map (o mesmo ainda deve estar escrito no quadro) e apresente o próximo slide. Observe the words written in blue, they help to construct the genre in an objective way. Now, let's get back to the mind map idea.

Para mais informações sobre o gênero, acesse: http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_00092.html

http://www.writersdigest.com/editors-picks/learn-how-to-write-a-synopsis-like-a-pro

Input select-down

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem a página da internet acima. Diga: Take a look at this webpage and tell me: what can you observe? Respostas possíveis: It´s a kind of diagram about learning. It's a picture and some words. A teacher writing on a blackboard.
  • Em seguida, explique aos alunos que se trata de um modelo de mind map, que é um recurso utilizado para sintetizar as ideias principais sobre o que pretendemos escrever. Além disso, auxilia na organização das informações e pode ser usado inclusive quando estiverem estudando alguma matéria na escola. Diga: In this page, you have a simple mind map model, which is a useful resource when we intend to write about something in a very organized way. It's a diagram usually used to organize information and from there writing in an objective and clearer way. It helps us remember key words and important ideas about a subject. You can use it when you are studying a school subject, for instance.
  • Trabalhe o mind map apresentado. Diga: the theme is Learn to learn, around the theme we can read words related to the idea of learning ways: teachers-peers- theory- self assessment- failures and successes. All these words are related to the semantic field of the theme.
  • Sintetize a forma para trabalhar esse recurso, usando como modelo o slide. Diga e escreva no quadro. To create your mind map follow these simple steps:
  • Central idea (learn to learn).
  • Add some branches. In each one, write words or ideas related to central part ( teachers-peers- theory- self assessment- failures and successes);
  • You can add colors or images.

5. Prepare seus alunos para o próximo slide: Now, let's practice writing a mind map and after that a synopsis.

Professor, para mais informações acesse: http://www.mindmapping.com/

https://usingmindmapsacademy.com/

Output select-down

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Escrever uma sinopse sobre um filme usando o recurso do mind map.

Expectativa: Que os alunos selecionem ideias e construam sua sinopse de maneira clara e objetiva.

Orientações:

  • Mostre a imagem aos alunos e diga que irão imaginar que escreverão uma sinopse para o site imdb ( apresentado no input). Diga: You’ll imagine that you will write a synopsis for imdb, ok?
  • Lembre-os de que esse site é para pessoas interessadas em cinema. Diga: Remember that this site is for people interested in cinema.
  • Peça aos alunos que formem duplas e escolham o filme. Form pairs and choose the film you will write about.
  • Esclareça que devem produzir um mind map para visualizar melhor a estrutura solicitada acima. Dê cinco minutos para essa atividade e passe dando uma olhada para garantir que utilizem o mind map para o próximo passo. Diga: You will write a mind map for better viewing the points that you really have to talk about to your reader). Follow these steps: Central idea ( it can be the name of the film); Add some branches; in each one write the name of the main character; what is this character looking for or trying to catch up; what or where is trying to prevent him/her, what does it happen in the final? You will have 5 minutes for that and after I’ll take a look, ok?
  • Após a construção e breve verificação do mind map, os alunos deverão escrever a sinopse. Dê 15 minutos, antes retome a estrutura da sinopse que produzirão (personagens, enredo, conflito e desfecho). Diga: Your synopsis must show the main characters, the plot, the complication and the resolution. You will have 15 minutes to write it.
  • Hora da socialização das produções escritas: solicite aos alunos que compartilhem suas produções com os demais grupos, trocando os textos e fazendo comentários orais ou por escrito. Diga: Time to share! Share your text with other groups, and make oral or written comments about the one you receive.

Feedback select-down

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Tempo sugerido: 3 minutos

Expectativa: Que os alunos entendam o gênero resumo e a utilidade do recurso do mind map, levando-os a utilizá-los em outros momentos, tais como estudos e pesquisas.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e com a síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o slide. Diga:

  • Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you name other learning points?
  • Is it possible to use a summary based on a mind map when you are studying a subject or doing a research? Do you believe it is useful? Why or why not?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Você precisará de um computador e um datashow para expor os slides da aula. Porém, caso não possua esses recursos, pode imprimir os slides em tamanho grande e colar em cartolinas que deverão ser afixadas no quadro. Além disso, traga para a sala dicionários para auxiliar os alunos na produção escrita.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo para os alunos. Explique que eles irão elaborar a sinopse de um filme de que gostem e para auxiliá-los usarão um recurso conhecido como Mind Map. Diga aos alunos: “Today we will write a synopsis about a film that you like, and to help you in this task we will use a resource called Mind Map. This resource is used to make an easier, clearer and more objective writing.“

Tempo sugerido: 2 minutes

Orientações: Mostre a imagem aos alunos e diga:

  • Look at the image. What can you observe? Provavelmente eles dirão : A person is trying to discover something. She/He is very curious. The image represents curiosity.
  • Explique aos alunos que o objetivo dessa imagem é contextualizar o objetivo do gênero a ser desenvolvido nesta aula: The objective of our class today is to write a synopsis to arouse people's curiosity about a film.
  • Escreva no quadro as palavras MIND MAP. Pergunte se eles já ouviram falar de um mind map e para que serve. Have you ever heard about mind map and what it is used for?
  • Caso eles saibam, ouça e faça anotações do que disserem no quadro.
  • Caso não saibam, diga: I could tell you, but it's my turn to arouse your curiosity. Let's find out what a mind map is in the following slides, ok?

Tempo sugerido:15 minutos. Professor, o input é composto por dois slides, utilize 8 minutos no primeiro e 07 minutos no segundo.

Propósito: Apresentar um exemplo do gênero proposto.

Expectativa: Que os alunos reconheçam a finalidade desse gênero, o público focado e o suporte a ser utilizado.

Orientações: Mostre o slide e solicite aos alunos que observem-no. Explique que o trabalho aqui será com a síntese do filme “Extraordinário”, que se encontra na página da internet disponível em: https://www.imdb.com/title/tt2543472/plotsummary. Chame a atenção para o layout da página: além das propagandas e das abas, o destaque é para a sinopse que inicia com uma imagem do filme e em seguida com a síntese cujo foco é o enredo. Oriente:

  • So, here we have a synopsis of the film “ Wonder”. It is in an internet page. Observe the layout: besides ads and browser tabs, which are very common in web layout pages, we can observe an image from the film and after that the synopsis of the plot, followed by the name of the writer of the synopsis.
  • Now, let's read it together? You’ll help me reading the words in blue, do you agree?
  • Leve os alunos a entender o contexto de produção. Pergunte: Who wrote this text? Who should read it? Where and when was it published? Why do people read synopsis? Do you think it helps people become interested in it? Os alunos deverão dar respostas como: Lionsgate. People interested in cinema. In the site imdb, which is an online database for movies, games and so on. It was published in the internet but we don´t know when. People read synopsis to know what the film is about and after that decide to watch it or not. Yes, depends on the aim of the reader.
  • Conduza a discussão sobre as características do gênero e escreva-as no quadro no formato de uma lista, vá apontando exemplos para as características no próprio texto:
  • Short, clear and objective text explaining the plot of the film or the book (One paragraph, without details and showing general idea).
  • Description of Important informations about the context: name of the main character (August Pullman); what is he/she looking for or trying to catch up (he wants to attend a normal school); what or where is trying to prevent him/her (facial differences); what happened in the final (Auggie´s journey will unite all and prove that we are all equals).
  • Accuracy and objectivity (The film is about a boy with facial differences who tries to study in a regular school and achieved success and respect from all).
  • It serves to arouse curiosity (Does Auggie have a disease? Why does he want to study in a regular school? Isn't he literate? What happened during his school journey? And his family? …) .

5. Em seguida, chame a atenção para as palavras escritas em azul e explique que tais palavras auxiliam na construção objetiva do gênero. Pergunte se lembram do termo mind map (o mesmo ainda deve estar escrito no quadro) e apresente o próximo slide. Observe the words written in blue, they help to construct the genre in an objective way. Now, let's get back to the mind map idea.

Para mais informações sobre o gênero, acesse: http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_00092.html

http://www.writersdigest.com/editors-picks/learn-how-to-write-a-synopsis-like-a-pro

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem a página da internet acima. Diga: Take a look at this webpage and tell me: what can you observe? Respostas possíveis: It´s a kind of diagram about learning. It's a picture and some words. A teacher writing on a blackboard.
  • Em seguida, explique aos alunos que se trata de um modelo de mind map, que é um recurso utilizado para sintetizar as ideias principais sobre o que pretendemos escrever. Além disso, auxilia na organização das informações e pode ser usado inclusive quando estiverem estudando alguma matéria na escola. Diga: In this page, you have a simple mind map model, which is a useful resource when we intend to write about something in a very organized way. It's a diagram usually used to organize information and from there writing in an objective and clearer way. It helps us remember key words and important ideas about a subject. You can use it when you are studying a school subject, for instance.
  • Trabalhe o mind map apresentado. Diga: the theme is Learn to learn, around the theme we can read words related to the idea of learning ways: teachers-peers- theory- self assessment- failures and successes. All these words are related to the semantic field of the theme.
  • Sintetize a forma para trabalhar esse recurso, usando como modelo o slide. Diga e escreva no quadro. To create your mind map follow these simple steps:
  • Central idea (learn to learn).
  • Add some branches. In each one, write words or ideas related to central part ( teachers-peers- theory- self assessment- failures and successes);
  • You can add colors or images.

5. Prepare seus alunos para o próximo slide: Now, let's practice writing a mind map and after that a synopsis.

Professor, para mais informações acesse: http://www.mindmapping.com/

https://usingmindmapsacademy.com/

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Escrever uma sinopse sobre um filme usando o recurso do mind map.

Expectativa: Que os alunos selecionem ideias e construam sua sinopse de maneira clara e objetiva.

Orientações:

  • Mostre a imagem aos alunos e diga que irão imaginar que escreverão uma sinopse para o site imdb ( apresentado no input). Diga: You’ll imagine that you will write a synopsis for imdb, ok?
  • Lembre-os de que esse site é para pessoas interessadas em cinema. Diga: Remember that this site is for people interested in cinema.
  • Peça aos alunos que formem duplas e escolham o filme. Form pairs and choose the film you will write about.
  • Esclareça que devem produzir um mind map para visualizar melhor a estrutura solicitada acima. Dê cinco minutos para essa atividade e passe dando uma olhada para garantir que utilizem o mind map para o próximo passo. Diga: You will write a mind map for better viewing the points that you really have to talk about to your reader). Follow these steps: Central idea ( it can be the name of the film); Add some branches; in each one write the name of the main character; what is this character looking for or trying to catch up; what or where is trying to prevent him/her, what does it happen in the final? You will have 5 minutes for that and after I’ll take a look, ok?
  • Após a construção e breve verificação do mind map, os alunos deverão escrever a sinopse. Dê 15 minutos, antes retome a estrutura da sinopse que produzirão (personagens, enredo, conflito e desfecho). Diga: Your synopsis must show the main characters, the plot, the complication and the resolution. You will have 15 minutes to write it.
  • Hora da socialização das produções escritas: solicite aos alunos que compartilhem suas produções com os demais grupos, trocando os textos e fazendo comentários orais ou por escrito. Diga: Time to share! Share your text with other groups, and make oral or written comments about the one you receive.

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Tempo sugerido: 3 minutos

Expectativa: Que os alunos entendam o gênero resumo e a utilidade do recurso do mind map, levando-os a utilizá-los em outros momentos, tais como estudos e pesquisas.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e com a síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o slide. Diga:

  • Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you name other learning points?
  • Is it possible to use a summary based on a mind map when you are studying a subject or doing a research? Do you believe it is useful? Why or why not?


Contents

  1. INPUT: Examples of a synopsis and a mind map
  2. OUTPUT: To write a synopsis about a film using a mind map  

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Janaína Maria Lopes Ferreira

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes