Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No encontro síncrono, converse com os alunos sobre o período de isolamento social, como se sentem por não poder sair de casa e quais lugares sentem mais falta de ir. Informe que eles vão assistir a um vídeo que mostra um local muito comum de encontro de adolescentes em período de férias nos EUA. Apresente o vídeo indicado e siga as instruções do slide.
Input
Continuando o encontro síncrono, acesse e compartilhe na tela o site do Odyssey Teen Camp, disponível aqui, e faça um rápido passeio por suas páginas, a fim de apresentar o acampamento para os alunos. Se achar relevante, apresente o vídeo da página inicial (no vídeo de 4’23”, adolescentes aparecem falando sobre suas experiências no acampamento). Em seguida, vá para a página dos testimonials, disponível aqui, e diga que vocês vão ler um depoimento de um adolescente sobre esse local. Siga as orientações do plano original. Na indicação para uma tabela sobre os verbos irregulares e seus infinitivos, você pode utilizar um site de apresentações interativas, como o Padlet ou Mentimeter, ou mesmo o PowerPoint. Leia o plano para entender a proposta.
Output
Compartilhe na tela o slide do output e instrua os alunos quanto à realização da atividade proposta. Adapte a indicação para os alunos conversarem entre si, solicitando que alguns alunos (2 ou 3) relatem para a classe uma experiência pessoal em um local aonde gostaram muito de ir. A atividade deve ser realizada em momento posterior à aula. Você pode acompanhar as produções pedindo aos alunos para criarem um documento no Drive e compartilharem com você; assim, é possível indicar possíveis correções enquanto eles produzem. O produto deve ser um card (criado em uma plataforma como o Canva) com uma imagem do local e o depoimento do aluno. Determine um prazo para a entrega e compartilhe as produções no Instagram, blog ou site da escola ou da turma.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
A atividade pode variar para um lugar inesquecível visitado por eles, em família. Peça aos alunos para conversar com seus familiares e descobrir um lugar que todos visitaram juntos e de que gostaram muito!