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Plano de aula - Estudo do léxico

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 31/10/2018
Código: ING7_07UND04

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Estudo do léxico

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Caso não possa trabalhar com o vídeo indicado para o context, pesquise e imprima as imagens sobre acampamento de férias como alternativa. Acesse o site do texto indicado para o input e faça a quantidade necessária de cópias para a sua turma.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Cumprimente calorosamente sua turma: Hi, everyone! It’s a pleasure to be with you again!
  • Diga aos alunos: You’re going to watch a video. Your goal is to discover the place where this video was shot.
  • Projete o vídeo e ao final pergunte: Did you discover which place this is? (Espera-se que os alunos respondam: It’s a camp / It’s a vacation camp / It’s a summer camp).
  • Diga: Great! You’ve got it! E em seguida, pergunte: Have you ever been in a place like this? (Os alunos podem responder Yes ou No para esta pergunta).
  • Explique aos alunos: Today you’re going to read a testimonial about a camp experience! Are you ready?
  • Caso não seja possível exibir o vídeo, você pode pesquisar e imprimir imagens de acampamentos, mostrar para os alunos e seguir as orientações indicadas aqui trocando a palavra video por images.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos. Você pode exibir este slide ou escrever o objetivo no quadro.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Construir repertório lexical referente a verbos no passado e possibilitar a leitura de um texto semelhante ao que os alunos produzirão.

Expectativa: Que os alunos percebam que um depoimento relata um fato ocorrido no passado e, portanto, deverá ser escrito com verbos conjugados neste tempo verbal.

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma cópia do texto (para este plano utilize o depoimento cujo título é Self - finding a new and better me) ou projete-o e diga: This is a testimonial about an experience in a summer camp called Odyssey Teen Camp or simply OTC. According to its site, this camp is near New York City. What do you think a testimonial is? (Espera-se que os alunos digam algo parecido com: a person talking about experiences occurred in the past. É possível que os alunos tenham dificuldade com o vocabulário em inglês e façam uso da língua materna em alguns momentos. Ajude-os com o vocabulário que necessitarem e relembre-os de usar a pergunta: How do you say.... in English?). Confirme sua resposta, dizendo: You’re right! A testimonial is a report about something you’ve lived! So, what’s the camp purpose when publishing a camper’s testimonial in its site? (Espera-se que as respostas sejam parecidas com: It’s a kind of advertisement / to attract more people to the camp / to show how the camp works. Caso os alunos perguntem o significado de camper, diga: Camper is a person that spends some time in a camp.) Continue: To advertise the camp, the testimonial is a potent tool used to confirm/testify the quality of a service.
  • Conduza os alunos a fazerem previsões sobre o texto, dizendo: Before reading this camper’s testimonial about OTC, let’s think: which experiences can we read about in a testimonial like this? (Respostas esperadas: About activities done in the camp: sports, parties, time to sleep and wake up etc.)
  • Inicie a leitura, dizendo: So, let’s read this testimonial and check if you can find those things. Leia a primeira sentença do depoimento para os alunos, esclareça o significado de palavras desconhecidas (Ex. Para a palavra overweight, diga: A person that can be considered fat) e pergunte: About the camper, what is the main information did you find in this sentence? (Respostas esperadas: His/her age, that the camper was overweight and introverted and didn’t have friends). Em seguida, peça aos alunos que localizem os verbos desta sentença, dizendo: What are the verbs in this sentence? (Espera-se que os alunos identifiquem: showed up; was; didn’t have). Informe aos alunos: Those verbs are conjugated in the past. Can you identify the base forms of those verbs? (Espera-se que eles falem que a base form de showed é show, tenham dificuldade em identificar a de was - você pode dizer que é the past of is - e perguntem porque have não está no passado. Explique: In the sentence ‘I didn’t have friends’ you can see that didn’t appears before the verb have. Didn’t is the abbreviation to did not, an auxiliary verb used to say negative sentences in the past.) Reforce que o texto é um relato de alguém sobre sua experiência em um acampamento e continue a leitura do texto, frase por frase, verificando a compreensão do vocabulário e esclarecendo dúvidas sempre que necessário. Ao finalizar a leitura, pergunte: Does this testimonial bring facts that have already occurred or that will occur? (Alunos devem responder: Facts that have already occurred); Exactly! So, if you are reporting things that have already occurred, which verb tense do you use? (Resposta: we use the past tense) - That’s it!
  • Peça aos alunos que façam um levantamento dos verbos que estão conjugados no passado. Diga: Now, you’re going to highlight the verbs that are in the past. Deixe que os alunos trabalhem por 3 minutos e em seguida diga: Now,i want you to say the verbs you highlighted. I’m going to write them on the board. Faça uma tabela no quadro com duas colunas. Em uma deve estar escrito verb in the past e na outra base form. Escreva no quadro os verbos citados pelos alunos na coluna ‘verbs in the past’ e depois diga: What is the base form of those verbs? É possível que os alunos consigam identificar com mais facilidade o infinitivo dos verbos regulares e demonstrem dificuldade em identificar o infinitivo dos irregulares. Se isso acontecer, diga: What were the verbs you could identify the base form easily? (Espera-se que eles respondam: They all end with ed. Caso eles não digam isso mas digam os verbos: divorced, evaporated, started, pergunte: what do they have in common? O objetivo é que eles identifiquem a terminação -ed e você possa explicar: The verbs that are conjugated in the past with the ending -ed are called regular verbs. The others that don’t have the -ed are called irregular verbs.
  • Chame a atenção também para o uso de outros marcadores de tempo, como o ‘at’ na expressão ‘at the age of 15’ na primeira frase. Diga: The conjugated verbs can clearly help us identify the time, but there are other words that can help too. They are called time markers. They can identify when things happened. Read the first sentence again. Can you find a time marker in this sentence? (Espera-se que os alunos apontem a palavra at ou a expressão at the age of 15).
  • Para finalizar, diga: In the next step you are going to write your own testimonial. The text must be a sequence of sentences connected to each other. Can you find in the text the most used word to link its sentences? (Espera-se que os alunos identifiquem a palavra and).

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Leia a reportagem e aprenda mais sobre com trabalhar a gramática a favor da leitura e da escrita em: https://novaescola.org.br/conteudo/2159/gramatica-a-favor-da-leitura-e-da-escrita, acesso em 13/07/2018

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Oportunizar um momento de expressão em língua inglesa utilizando verbos no passado.

Expectativa: Que os alunos escrevam um depoimento sobre um lugar que gostaram de ir.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Now it’s your turn! You’re going to write a personal testimonial about a place you loved to go to. Remember: one purpose of a testimonial is to confirm (or not) the quality of a service or place! So, your goal is to persuade some friends to visit this place!
  • Projete o slide ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar. Diga: you’re going to write your personal testimonial, but, before you write, let’s organize the ideas. Leia o roteiro apresentado no slide, a fim de explicar o que será feito. A cada pergunta lida, peça exemplos do texto trabalhado, assim: How did the camper describe this in his testimonial?
  • Oriente-os a, seguindo o roteiro, relatarem oralmente para um colega a sua experiência (você pode deixá-los escolher ou indicar quem compartilhará com quem). Determine 5 minutos para que eles realizem esta conversa e em seguida diga: Now, it’s time to start your production!
  • Enquanto os alunos produzem seus textos, ande pela sala os auxiliando de acordo com suas dúvidas. Encoraje-os a retornar ao texto sempre que necessário, a fim de encontrar palavras ou expressões que já foram apresentadas por lá.
  • Quando concluírem, você pode solicitar três voluntários para compartilhar suas produções com a turma. Na aula posterior, traga as produções corrigidas e com instruções claras para que os alunos possam reescrever os depoimentos corrigindo possíveis equívocos. Se for possível, publique as produções dos alunos no site da escola ou em um blog.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Estimular os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

Expectativa: Que os alunos falem sobre o que aprenderam com esta aula.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: What have you learned today? Espera-se que os alunos citem os itens apresentados no slide. Caso a turma apresente dificuldade em pontuar o que aprendeu, apresente o slide, leia cada item e peça a confirmação dos alunos, assim: Have you learned what is described in this item?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Caso não possa trabalhar com o vídeo indicado para o context, pesquise e imprima as imagens sobre acampamento de férias como alternativa. Acesse o site do texto indicado para o input e faça a quantidade necessária de cópias para a sua turma.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Cumprimente calorosamente sua turma: Hi, everyone! It’s a pleasure to be with you again!
  • Diga aos alunos: You’re going to watch a video. Your goal is to discover the place where this video was shot.
  • Projete o vídeo e ao final pergunte: Did you discover which place this is? (Espera-se que os alunos respondam: It’s a camp / It’s a vacation camp / It’s a summer camp).
  • Diga: Great! You’ve got it! E em seguida, pergunte: Have you ever been in a place like this? (Os alunos podem responder Yes ou No para esta pergunta).
  • Explique aos alunos: Today you’re going to read a testimonial about a camp experience! Are you ready?
  • Caso não seja possível exibir o vídeo, você pode pesquisar e imprimir imagens de acampamentos, mostrar para os alunos e seguir as orientações indicadas aqui trocando a palavra video por images.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos. Você pode exibir este slide ou escrever o objetivo no quadro.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Construir repertório lexical referente a verbos no passado e possibilitar a leitura de um texto semelhante ao que os alunos produzirão.

Expectativa: Que os alunos percebam que um depoimento relata um fato ocorrido no passado e, portanto, deverá ser escrito com verbos conjugados neste tempo verbal.

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma cópia do texto (para este plano utilize o depoimento cujo título é Self - finding a new and better me) ou projete-o e diga: This is a testimonial about an experience in a summer camp called Odyssey Teen Camp or simply OTC. According to its site, this camp is near New York City. What do you think a testimonial is? (Espera-se que os alunos digam algo parecido com: a person talking about experiences occurred in the past. É possível que os alunos tenham dificuldade com o vocabulário em inglês e façam uso da língua materna em alguns momentos. Ajude-os com o vocabulário que necessitarem e relembre-os de usar a pergunta: How do you say.... in English?). Confirme sua resposta, dizendo: You’re right! A testimonial is a report about something you’ve lived! So, what’s the camp purpose when publishing a camper’s testimonial in its site? (Espera-se que as respostas sejam parecidas com: It’s a kind of advertisement / to attract more people to the camp / to show how the camp works. Caso os alunos perguntem o significado de camper, diga: Camper is a person that spends some time in a camp.) Continue: To advertise the camp, the testimonial is a potent tool used to confirm/testify the quality of a service.
  • Conduza os alunos a fazerem previsões sobre o texto, dizendo: Before reading this camper’s testimonial about OTC, let’s think: which experiences can we read about in a testimonial like this? (Respostas esperadas: About activities done in the camp: sports, parties, time to sleep and wake up etc.)
  • Inicie a leitura, dizendo: So, let’s read this testimonial and check if you can find those things. Leia a primeira sentença do depoimento para os alunos, esclareça o significado de palavras desconhecidas (Ex. Para a palavra overweight, diga: A person that can be considered fat) e pergunte: About the camper, what is the main information did you find in this sentence? (Respostas esperadas: His/her age, that the camper was overweight and introverted and didn’t have friends). Em seguida, peça aos alunos que localizem os verbos desta sentença, dizendo: What are the verbs in this sentence? (Espera-se que os alunos identifiquem: showed up; was; didn’t have). Informe aos alunos: Those verbs are conjugated in the past. Can you identify the base forms of those verbs? (Espera-se que eles falem que a base form de showed é show, tenham dificuldade em identificar a de was - você pode dizer que é the past of is - e perguntem porque have não está no passado. Explique: In the sentence ‘I didn’t have friends’ you can see that didn’t appears before the verb have. Didn’t is the abbreviation to did not, an auxiliary verb used to say negative sentences in the past.) Reforce que o texto é um relato de alguém sobre sua experiência em um acampamento e continue a leitura do texto, frase por frase, verificando a compreensão do vocabulário e esclarecendo dúvidas sempre que necessário. Ao finalizar a leitura, pergunte: Does this testimonial bring facts that have already occurred or that will occur? (Alunos devem responder: Facts that have already occurred); Exactly! So, if you are reporting things that have already occurred, which verb tense do you use? (Resposta: we use the past tense) - That’s it!
  • Peça aos alunos que façam um levantamento dos verbos que estão conjugados no passado. Diga: Now, you’re going to highlight the verbs that are in the past. Deixe que os alunos trabalhem por 3 minutos e em seguida diga: Now,i want you to say the verbs you highlighted. I’m going to write them on the board. Faça uma tabela no quadro com duas colunas. Em uma deve estar escrito verb in the past e na outra base form. Escreva no quadro os verbos citados pelos alunos na coluna ‘verbs in the past’ e depois diga: What is the base form of those verbs? É possível que os alunos consigam identificar com mais facilidade o infinitivo dos verbos regulares e demonstrem dificuldade em identificar o infinitivo dos irregulares. Se isso acontecer, diga: What were the verbs you could identify the base form easily? (Espera-se que eles respondam: They all end with ed. Caso eles não digam isso mas digam os verbos: divorced, evaporated, started, pergunte: what do they have in common? O objetivo é que eles identifiquem a terminação -ed e você possa explicar: The verbs that are conjugated in the past with the ending -ed are called regular verbs. The others that don’t have the -ed are called irregular verbs.
  • Chame a atenção também para o uso de outros marcadores de tempo, como o ‘at’ na expressão ‘at the age of 15’ na primeira frase. Diga: The conjugated verbs can clearly help us identify the time, but there are other words that can help too. They are called time markers. They can identify when things happened. Read the first sentence again. Can you find a time marker in this sentence? (Espera-se que os alunos apontem a palavra at ou a expressão at the age of 15).
  • Para finalizar, diga: In the next step you are going to write your own testimonial. The text must be a sequence of sentences connected to each other. Can you find in the text the most used word to link its sentences? (Espera-se que os alunos identifiquem a palavra and).

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Leia a reportagem e aprenda mais sobre com trabalhar a gramática a favor da leitura e da escrita em: https://novaescola.org.br/conteudo/2159/gramatica-a-favor-da-leitura-e-da-escrita, acesso em 13/07/2018

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Oportunizar um momento de expressão em língua inglesa utilizando verbos no passado.

Expectativa: Que os alunos escrevam um depoimento sobre um lugar que gostaram de ir.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Now it’s your turn! You’re going to write a personal testimonial about a place you loved to go to. Remember: one purpose of a testimonial is to confirm (or not) the quality of a service or place! So, your goal is to persuade some friends to visit this place!
  • Projete o slide ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar. Diga: you’re going to write your personal testimonial, but, before you write, let’s organize the ideas. Leia o roteiro apresentado no slide, a fim de explicar o que será feito. A cada pergunta lida, peça exemplos do texto trabalhado, assim: How did the camper describe this in his testimonial?
  • Oriente-os a, seguindo o roteiro, relatarem oralmente para um colega a sua experiência (você pode deixá-los escolher ou indicar quem compartilhará com quem). Determine 5 minutos para que eles realizem esta conversa e em seguida diga: Now, it’s time to start your production!
  • Enquanto os alunos produzem seus textos, ande pela sala os auxiliando de acordo com suas dúvidas. Encoraje-os a retornar ao texto sempre que necessário, a fim de encontrar palavras ou expressões que já foram apresentadas por lá.
  • Quando concluírem, você pode solicitar três voluntários para compartilhar suas produções com a turma. Na aula posterior, traga as produções corrigidas e com instruções claras para que os alunos possam reescrever os depoimentos corrigindo possíveis equívocos. Se for possível, publique as produções dos alunos no site da escola ou em um blog.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Estimular os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

Expectativa: Que os alunos falem sobre o que aprenderam com esta aula.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: What have you learned today? Espera-se que os alunos citem os itens apresentados no slide. Caso a turma apresente dificuldade em pontuar o que aprendeu, apresente o slide, leia cada item e peça a confirmação dos alunos, assim: Have you learned what is described in this item?

Contents

  1. INPUT: A testimonial about a camp experience
  2. OUTPUT: Writing a testimonial about a place they loved to visit

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


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