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Plano de aula - Identifying key information in the transcript of a speech

POR: Josy Crippa Carmo 31/10/2018
Código: ING7_05UND07

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Identifying key information in the transcript of a speech

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender como chamar a atenção das pessoas para lutar por uma causa através de um discurso a favor de uma ideia. Esta aula pode ser usada como preparação para uma outra subsequente que trabalhará técnicas de apresentação oral.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Introduzir o contexto de discurso.

Expectativa: Reconhecer a importância de se falar bem em público.

Orientações:

  • Projete o slide. Explore o nome do filme e pergunte se algum aluno o conhece. Peça para que conte o que sabe sobre o filme caso alguém o conheça. Peça para que um aluno diferente leia cada pergunta no quadro e verifique se entendem o que cada uma diz. Diga: We’re going to watch the trailer of the movie “The King’s speech”. Does anybody know it? E então peça: …., (name of the student), can you please read the first question? E assim continue. Se não puder projetar o filme, traga figuras de oradores famosos, como políticos e celebridades para ilustrar o tema.
  • Após assistir o trailer, verifique as respostas: 1. King George of England. (explore o aspecto cultural perguntando quem é a rainha atualmente, ou o que sabem sobre a Inglaterra), 2. He needed to inform the people about a war that was coming. 3. The American Independence. (fale sobre a relação entre os EUA e a Inglaterra). 4. He was a stammerer. 5. It can encourage people, it can spread ideas and values, etc. Veja o trailer clicando aqui.

Para saber mais sobre a história a história britânica e o papel do rei George VI veja: http://www.bbc.co.uk/history/people/king_george_vi

Tempo sugerido: 23 minutos (8 para esta primeira fase do input , 10 para a segunda fase e 5 para a terceira)

Propósito: Determinar o contexto de produção do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não houver projetor, distribua as cópias do texto e anote as perguntas no quadro neste momento. Veja o link para acessar o texto se necessário:

https://www.commonlit.org/en/texts/emma-watson-s-united-nations-heforshe-gender-equality-is-your-issue-too-speech/ (acessado em 06/08/2018)

  • Explore cada pergunta pensando no contexto em que o texto foi produzido e onde foi publicado. O site commonlit.com trabalha com textos de gêneros variados. Neste caso, trabalharemos a transcrição de um discurso. Pergunte aos alunos como podemos nos preparar para um discurso dizendo: How can you prepare for speech? Possible answers - Reading, studying, presenting your talk to someone, etc.. Aloque cerca de três minutos para que os alunos observem as características do texto e por quem foi dito. Sugestões de respostas: 1. People tend to listen to/ respect people they like/ admire/ who are famous 2. Gender equality (women having the same rights as men)./ 3. Because the UN is an agency for international collaboration.
  • Ao conferir as respostas explore os aspectos culturais do texto como os as diferenças no trato com as mulheres ao redor do mundo, o papel da Nações Unidas, porque celebridades se envolvem em causas humanitárias, etc.

Para saber mais sobre o movimento HeforShe: http://www.heforshe.org/en

Propósito: Trabalhar com a informações-chave no texto.

Expectativa: Que os alunos determinem onde estão as informações-chave nos parágrafos do texto.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam individualmente e façam a atividade proposta. Instrua-os a procurar pelas informações que representam as ideias apresentadas no quadro. Sublinhar ou usar uma caneta marca texto pode ser uma boa ideia. Diga: Please read the text individually and match the ideas on the board to the paragraphs where you can find them. A folha para impressão está aqui.
  • Antes de começar peça para que os alunos leiam os itens e verifique se há dúvidas. Peça: Please read the ideas on the board and check if you have any doubts before you read.
  • Verifique as respostas não somente com números mas peça também justificativas pedindo para leiam trechos do texto que os ajudaram a chegar nas repostas. A.(2); B. (2); C. (3); D. (1); E. (1); F.(3); G. (1) and H.(3).

Para ir além: Aproveite o momento para discutir a opinião pessoal dos alunos sobre feminismo e se concordam ou não com os apontamentos feitos por Emma Watson.

Propósito: Trabalhar a organização e os elementos principais de um discurso.

Expectativa: Construir um outline de como um discurso pode ser desenvolvido.

Orientações:

  • Volte a analisar o texto mas agora com atenção ao modo como o discurso foi estruturado. Leia as instruções à esquerda e então apresente cada um dos quadros e peça exemplos das falas que ilustrem esse trecho. Diga: Which part or line in the text introduces the theme Emma is going to talk about? E assim continue discutindo um de cada vez.

Tempo sugerido: 13 minutos.

Propósito: Relacionar aspectos de um discurso e como colocá-los em prática.

Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas no discurso para prepará-los para uma eventual apresentação.

Orientações:

  • Discuta com a turma as principais características dos discursos apresentados no vídeo e no texto. Diga: Let’s talk about the main characteristics of the video and the transcript. Sugestões: The objective has to be clear; your target audience, the need for visual aid, speaking loud and clearly, using short sentences and avoiding difficult words, using personal stories or mentioning facts people can relate to, planning a dramatic ending with a quotation or a question for example.
  • Agora mostre a proposta do quadro. Leia as instruções. Aloque tempo para que pensem no assunto sobre o qual falariam trabalhando em duplas ou trios. Diga: In pairs or groups you are going to choose a topic you would talk about and which aspects of a speech you consider the most important to take into account. Volte ao slide anterior e peça para que os alunos estruturem o que gostariam de dizer sobre o assunto usando o outline apresentado no slide anterior. Diga: Structure your ideas according to this scheme: Introduction - Contextualization - Personalization- Conclusion. Please take notes in your notebooks.
  • Peça para que comentem com a sala sobre o que gostariam de falar e o como seria a estrutura da fala. Diga: Now let’s share with the class the topic you’ve chosen and what you would say on each part.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar as informações-chave principisl de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: A transcript of a speech.
  2. OUTPUT: Outline of a speech to be delivered at school.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI07) Identificar informações-chave de partes de um texto em língua inglesa.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


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