13016
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identifying the key information in an extract from a website

POR: Josy Crippa Carmo 31/10/2018
Código: ING7_05UND05

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Identifying the key information in an extract from a website

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo ler sobre opiniões sobre um assunto e discuti-las relacionando-as com o que os alunos pensam sobre o assunto.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Levantar conhecimentos sobre o tema e gerar interesse sobre o assunto.

Expectativa: Que os alunos contribuam com opiniões pessoais.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, imprima as imagens e passe-as pela sala. Copie as perguntas no quadro. Divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Peça para que alunos diferentes leiam as perguntas no quadro. Diga: ____ (name of the student), can you please read this question? E assim continue com todas. Aloque 3 minutos para que conversem em grupos e peça contribuições da turma. Diga: Let’s share your opinions with the class.

Tempo sugerido: 25 minutos (5 para esta primeira fase do input, 5 para a segunda e 15 para a terceira fase)

Propósito: Determinar o contexto de produção do texto.

Expectativa: Que as informações levantadas sobre o contexto de produção auxiliem os alunos a entendê-lo.

Orientações:

  • Projete o slide ou mostre uma cópia ampliada, se não puder projetar. Explore o texto fazendo perguntas como: What is in this website? What do you think WordGen means? How can it help you? Who might be interested in reading its content?
  • Diga: This is a website that offers content that encourages students to learn and voice their opinions. Today, we’re going to read extracts of a lesson given using opinions on the use of uniforms at school published on this website. Where else can you read about people’s opinions? Do you ever write about your own opinions? In social networks feeds for example? Do you enjoy reading other people’s opinions?
  • Se necessário, você pode acessar essas telas em: https://wordgen.serpmedia.org

Propósito: Determinar as ideias principais do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem quem escreveu cada opinião pelo perfil descrito.

Orientações:

  • Projete o slide. Distribua as cópias e explore o texto fazendo perguntas como: Who is for and who is against the use of uniforms?
  • Peça para que os alunos leiam os parágrafos e os relacionem com quem possivelmente os escreveu. Diga: Please read the paragraphs and match each one to one of the writers on the board. Se não puder projetar o slide, anote os nomes no quadro. A folha para impressão está aqui. Texto acessado em: https://wordgen.serpmedia.org em 10/07/2018.
  • Verifique as respostas: Paragraph A - 2, Paragraph B - 1, Paragraph - 3. Peça justificativas para as escolhas. Pergunte: What made you choose these answers?

Propósito: Identificar informações-chave e gerar vocabulário para uma discussão futura.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações-chave mesmo que não consigam compreender todas a palavras ou partes do texto.

Orientações:

  • Diga: Please read the text again carefully and match the writers to the sentences. Faça uma leitura rápida das frases e verifique o entendimento. Aloque 10 minutos para esta atividade e então verifique as respostas. a.(1), b. (2), c.(3), d. (2), e. (2), f. (1), g. (3), h. (1).
  • Volte ao texto e destaque expressões que podem usar ao dar opiniões pessoais. Exemplos: I would argue that…, Some… prefer... others…, but I think…, I believe…, My own personal perspective is that…, I think it’s a terrible idea to…, I would argue against…, I don’t like…, I wish...

Tempo Sugerido: 13 minutos

Propósito: Criar perguntas inspiradas nos conceitos apontados no texto e usá-las para pesquisar a opinião dos colegas sobre o assunto abordado.

Expectativa: Que os alunos usem as ideias trazidas no texto para criar perguntas para uma pesquisa e responder às perguntas dos colegas.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, copie as instruções no quadro. Leia as instruções para a turma.
  • Aloque cerca de 5 minutos para esta atividade.
  • Ao final da atividade, peça para que leiam as perguntas produzidas para os outros grupos e discuta as opiniões. Você pode pedir para que os alunos troquem de grupos neste momento e façam as perguntas produzidas a colegas diferentes. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica no estilo pesquisa de rua. Peça para que todos se levantem e façam perguntas aos colegas. Circule pela sala e ouça as opiniões dadas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar a ideia principal de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: Different opinion extracts from  a website on the use of uniforms at school.
  2. OUTPUT: Create questions to ask peers about their opinion and carry out a quick survey on  the use of uniforms at school.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI07) Identificar informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes