13014
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reading for general idea

POR: Josy Crippa Carmo 31/10/2018
Código: ING7_05UND02

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Reading for general idea

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal de um texto e discuti-la relacionando com hábitos dos alunos.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Levantar conhecimento sobre o gênero a ser explorado.

Expectativa: Que os alunos contribuam com o que se lembram de pelo menos uma das histórias .

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, anote os nomes das fábulas no quadro. Pergunte: Do you remember reading any of these fables? Aloque 3 minutos para que conversem em pares e tentem se lembrar aos menos de uma delas. Peça: Talk in pairs and share what you can remember about them.
  • Verifique as contribuições da turma. Se não se lembrarem de alguma, conte rapidamente um pouco de cada uma exceto a última, que será utilizada na aula. Há um documento de referência que pode ser utilizado no material complementar.

Para saber mais consulte: https://www.commonlit.org/en/texts/what-is-a-fable

Material Complementar: aqui

Tempo sugerido: 25 minutos (10 para esta primeira fase do input e 15 para o segunda fase)

Propósito: Determinar as características do gênero e dar informações sobre o contexto de produção.

Expectativa: Que os alunos identifiquem características comuns entre as fábulas.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não houver projetor, leia as perguntas do quadro. Verifique a resposta: There are names of animals in all of them. Pergunte: What other similar characteristics do they have?

Explore as contribuições dadas pelos alunos e só depois apresente as características apontadas no slide. Anote-as no quadro caso não possa projetar. Peça para um aluno voluntário ler o quadro que traz informações sobre o autor. Diga: ___ (name of the student), can you please read the information about the writer? Se não puder projetar o slide, traga as informações impressas para que o aluno possa ler. Depois da leitura, explore um pouco mais o contexto e pergunte: Who reads or listens to fables? When are they normally read or told? Where can they be found?

Propósito: Determinar quais informações gerais são dadas pelo texto com uma leitura rápida.

Expectativa: Que os alunos identifiquem o contexto de produção da história e seus elementos principais.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam individualmente. Diga: Please read the text individually and identify the characteristics we’ve discussed. Try to identify words that are repeated, the beginnings and endings of the paragraphs and what lesson can be learned from the story. Quando terminarem, peça para que respondam as perguntas projetadas na lousa no caderno. Se não puder projetá-las, anote-as no quadro. Diga: Please take notes of your answers in your notebook. A folha para impressão está aqui . From: https://www.commonlit.org/
  • Peça contribuições e verifique as respostas: 1. Probably in a jungle where the lion lives. - 2. The lion and the mouse - 3. Both - 4. A mouse runs into a lion resting in the forest, who decides to eat him immediately. He begs for his life claiming that the lion might need his help one day. Later, the lion finds himself caught in a hunter’s net and is helped by the mouse, who sets him free. 5. Student’s personal opinion.
  • Enquanto os alunos tomam notas, circule pela sala e verifique se há dúvidas quanto ao vocabulário.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Identificar a ideia principal do texto e sua moral.

Expectativa: Que os alunos captem a moral da história e relatem alguma experiência pessoal.

Orientações:

  • Peça para que os alunos leiam o trecho mais uma vez e façam a atividade proposta no quadro. Leia a pergunta no topo do slide e peça para que um aluno diferente leia cada letra. Diga: ____ (name of the student), please read letter ___ e assim continue até a última. Feita essa atividade, verifique a resposta (D) e leia a pergunta abaixo do exercício. Aloque 5 minutos para que conversem em pares e peça para que alunos voluntários compartilhem suas experiências. Pergunte: Who wants to share their story with us? Se não puder projetar o slide, anote as informações no quadro.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos entendam o contexto de produção de um texto e identifiquem sua ideia principal.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: A fable.
  2. OUTPUT: Discuss the lesson learned from a story.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes