13013
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reading for general idea

POR: Josy Crippa Carmo 18/02/2019
Código: ING7_05UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Reading for general idea

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal de um texto e discuti-la relacionando com hábitos dos alunos.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Levantar conhecimento sobre termos importantes no texto.

Expectativa: Que os alunos contribuam com conhecimento prévio.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, anote as informações no quadro. Pergunte: Do you know anything about the information in 1? E assim por diante com os outros.
  • Verifique as respostas: Muslim - a follower of the religion of Islam; Ramadan - the ninth month of the Muslim year in which people go on a period of the day without eating; sunrise-sunset: parts of the day when the sun goes up and down in the sky; World Cup - a major football event that takes place every four years; injury - damage done to a person’s body.
  • Explique que irão ler um texto onde aparecem as palavras no quadro, Pergunte se os alunos vêem alguma conexão entre elas. Diga: You’re going to read a text in which you’ll see the words on the board. Can you tell me how they’re connected?

Input select-down

Tempo sugerido: 30 minutos (7 para esta primeira fase do input, 13 para o segunda fase e 10 para a terceira fase).

Propósito: Determinar o contexto de produção do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto.

Orientações:

Input select-down

Tempo sugerido: input.

Propósito: Determinar quais informações gerais são dadas pelo texto com uma leitura rápida.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações com base na leitura do título, palavras-chave e iniciais dos parágrafos.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam individualmente. Diga: Please read the text individually and check if you were right about the questions in the balloon. Após terminar a leitura, peça contribuições e verifique as respostas: 1. A piece of news on a sports website - 2. Probably a sports reporter or journalist - 3. The period of the year in which Muslim people cannot eat during the day and how it affects football players during the World Cup. - 4. People who are sports fans or who want to know more about the World Cup - 5. It is about the challenges Muslim football players are having during the World Cup. 6. 13 June 2018. A folha para impressão está aqui .

Input select-down

Tempo sugerido: input.

Propósito: Identificar a ideia principal de cada parágrafo através de palavras chave e palavras iniciais e finais.

Expectativa: Que os alunos captem a ideia principal de cada trecho do texto.

Orientações:

  • Peça para que os alunos leiam o trecho mais uma vez e façam o exercício abaixo do texto. Diga: Please read your extract one more time and match each paragraph to its main idea. Peça para que leiam as recomendações antes de começar. Peça: Please read the recommendations carefully before you start. Se não puder projetá-las, leia para a turma.
  • Verifique se há dúvidas de vocabulário enquanto os alunos executam a tarefa.
  • Verifique a ordem das respostas: 5, 3, 1, 2 e 4

Output select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Relacionar a ideia principal do texto com a realidade do aluno.

Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas no texto para discutir seus hábitos alimentares ou estilo de vida.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, anote as perguntas no quadro. Peça para que um aluno diferente leia as perguntas e verifique se entendem o que cada uma diz.
  • Aloque cerca de 5 minutos para esta atividade.
  • Peça para que duplas voluntárias comentem sobre uma das perguntas. Diga: Now let’s share information with the class.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar a ideia principal de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal de um texto e discuti-la relacionando com hábitos dos alunos.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Levantar conhecimento sobre termos importantes no texto.

Expectativa: Que os alunos contribuam com conhecimento prévio.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, anote as informações no quadro. Pergunte: Do you know anything about the information in 1? E assim por diante com os outros.
  • Verifique as respostas: Muslim - a follower of the religion of Islam; Ramadan - the ninth month of the Muslim year in which people go on a period of the day without eating; sunrise-sunset: parts of the day when the sun goes up and down in the sky; World Cup - a major football event that takes place every four years; injury - damage done to a person’s body.
  • Explique que irão ler um texto onde aparecem as palavras no quadro, Pergunte se os alunos vêem alguma conexão entre elas. Diga: You’re going to read a text in which you’ll see the words on the board. Can you tell me how they’re connected?

Tempo sugerido: 30 minutos (7 para esta primeira fase do input, 13 para o segunda fase e 10 para a terceira fase).

Propósito: Determinar o contexto de produção do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto.

Orientações:

Tempo sugerido: input.

Propósito: Determinar quais informações gerais são dadas pelo texto com uma leitura rápida.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações com base na leitura do título, palavras-chave e iniciais dos parágrafos.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam individualmente. Diga: Please read the text individually and check if you were right about the questions in the balloon. Após terminar a leitura, peça contribuições e verifique as respostas: 1. A piece of news on a sports website - 2. Probably a sports reporter or journalist - 3. The period of the year in which Muslim people cannot eat during the day and how it affects football players during the World Cup. - 4. People who are sports fans or who want to know more about the World Cup - 5. It is about the challenges Muslim football players are having during the World Cup. 6. 13 June 2018. A folha para impressão está aqui .

Tempo sugerido: input.

Propósito: Identificar a ideia principal de cada parágrafo através de palavras chave e palavras iniciais e finais.

Expectativa: Que os alunos captem a ideia principal de cada trecho do texto.

Orientações:

  • Peça para que os alunos leiam o trecho mais uma vez e façam o exercício abaixo do texto. Diga: Please read your extract one more time and match each paragraph to its main idea. Peça para que leiam as recomendações antes de começar. Peça: Please read the recommendations carefully before you start. Se não puder projetá-las, leia para a turma.
  • Verifique se há dúvidas de vocabulário enquanto os alunos executam a tarefa.
  • Verifique a ordem das respostas: 5, 3, 1, 2 e 4

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Relacionar a ideia principal do texto com a realidade do aluno.

Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas no texto para discutir seus hábitos alimentares ou estilo de vida.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, anote as perguntas no quadro. Peça para que um aluno diferente leia as perguntas e verifique se entendem o que cada uma diz.
  • Aloque cerca de 5 minutos para esta atividade.
  • Peça para que duplas voluntárias comentem sobre uma das perguntas. Diga: Now let’s share information with the class.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar a ideia principal de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: A piece of news.
  2. OUTPUT: Discuss changing habits.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes