13013
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reading for general idea

POR: Josy Crippa Carmo 31/10/2018
Código: ING7_05UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Reading for general idea

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal de um texto e discuti-la relacionando com hábitos dos alunos.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Levantar conhecimento sobre termos importantes no texto.

Expectativa: Que os alunos contribuam com conhecimento prévio.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, anote as informações no quadro. Pergunte: Do you know anything about the information in 1? E assim por diante com os outros.
  • Verifique as respostas: Muslim - a follower of the religion of Islam; Ramadan - the ninth month of the Muslim year in which people go on a period of the day without eating; sunrise-sunset: parts of the day when the sun goes up and down in the sky; World Cup - a major football event that takes place every four years; injury - damage done to a person’s body.
  • Explique que irão ler um texto onde aparecem as palavras no quadro, Pergunte se os alunos vêem alguma conexão entre elas. Diga: You’re going to read a text in which you’ll see the words on the board. Can you tell me how they’re connected?

Tempo sugerido: 30 minutos (7 para esta primeira fase do input, 13 para o segunda fase e 10 para a terceira fase).

Propósito: Determinar o contexto de produção do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto.

Orientações:

Tempo sugerido: input.

Propósito: Determinar quais informações gerais são dadas pelo texto com uma leitura rápida.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações com base na leitura do título, palavras-chave e iniciais dos parágrafos.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam individualmente. Diga: Please read the text individually and check if you were right about the questions in the balloon. Após terminar a leitura, peça contribuições e verifique as respostas: 1. A piece of news on a sports website - 2. Probably a sports reporter or journalist - 3. The period of the year in which Muslim people cannot eat during the day and how it affects football players during the World Cup. - 4. People who are sports fans or who want to know more about the World Cup - 5. It is about the challenges Muslim football players are having during the World Cup. 6. 13 June 2018. A folha para impressão está aqui .

Tempo sugerido: input.

Propósito: Identificar a ideia principal de cada parágrafo através de palavras chave e palavras iniciais e finais.

Expectativa: Que os alunos captem a ideia principal de cada trecho do texto.

Orientações:

  • Peça para que os alunos leiam o trecho mais uma vez e façam o exercício abaixo do texto. Diga: Please read your extract one more time and match each paragraph to its main idea. Peça para que leiam as recomendações antes de começar. Peça: Please read the recommendations carefully before you start. Se não puder projetá-las, leia para a turma.
  • Verifique se há dúvidas de vocabulário enquanto os alunos executam a tarefa.
  • Verifique a ordem das respostas: 5, 3, 1, 2 e 4

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Relacionar a ideia principal do texto com a realidade do aluno.

Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas no texto para discutir seus hábitos alimentares ou estilo de vida.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, anote as perguntas no quadro. Peça para que um aluno diferente leia as perguntas e verifique se entendem o que cada uma diz.
  • Aloque cerca de 5 minutos para esta atividade.
  • Peça para que duplas voluntárias comentem sobre uma das perguntas. Diga: Now let’s share information with the class.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar a ideia principal de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: A piece of news.
  2. OUTPUT: Discuss changing habits.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes