13000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Leitura

Plano de aula - Receita Culinária

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Receita Culinária

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING6_07UND04
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2312/receita-culinaria

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- YouTube
- Navegador de internet (Chrome, Safari, Mozilla etc.)

Optativas:
- FlipGrid
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
- Quizlet

Context
Explique aos alunos que nesta aula serão apresentados a um tipo diferente de texto (receita), e o objetivo é identificar as partes de uma receita, sua sequência e vocabulário.

Para ativar os conhecimentos dos alunos, compartilhe com antecedência um jogo sobre food vocabulary através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Você também pode criar um quiz no Quizlet para que os alunos pratiquem o vocabulário antes da aula.

Compartilhe também o vídeo de uma receita parecida com a utilizada no input, para que os alunos tenham uma noção de qual prato deverão analisar. Peça aos alunos que anotem os ingredientes e o modo de fazer.

Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, converse com a turma sobre as impressões do vídeo: "Do you know this recipe? Have you eaten fried rice? Would you like to taste it?". Você pode fazer estas perguntas exploratórias em português ou em inglês.

Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar estas perguntas através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter.

Em seguida, compartilhe a receita com a turma, e siga as instruções do primeiro slide de input. É importante demorar-se na análise dos textos, e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala.

É interessante também levar ao conhecimento dos alunos um pouco da história do arroz na cultura mundial. Você pode compartilhar os links presentes no slide de input e discutir com a turma sobre o que estão lendo.

Compartilhe o segundo slide com a turma e faça as perguntas de compreensão. Em caso de aula assíncrona, você pode dividir a turma em pequenos grupos e pedir que discutam as questões e enviem as respostas.

Output
Divida a turma em pequenos grupos, compartilhe a atividade do output e siga as instruções do slide para que os alunos completem a tarefa. Eles deverão discutir as questões e enviar de volta através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.

Para enriquecer ainda mais a aula, você pode continuar a explorar o gênero. Compartilhe a receita de scrambled eggs e o worksheet para que realizem a tarefa, individualmente ou em duplas.

Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer a dinâmica sugerida no slide. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a mesma pergunta, como "What are the elements of a recipe?" e deixar que os alunos enviem a resposta.

Convite às famílias
A criança pode convidar a família a compartilhar uma receita tradicional. O aluno deverá traduzir a receita para o inglês e compartilhar com seus amigos. Se tiver recursos, ele pode filmar um familiar cozinhando a receita e adicionar as legendas com o passo-a-passo. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING6_07UND04

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas