12996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Movie Theater Concession Stand

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 30/10/2018
Código: ING6_04UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Movie Theater Concession Stand

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa aula é parte de uma unidade sobre Everyday Interactions, que busca praticar a oralidade em situações do cotidiano. As aulas da unidade não seguem uma sequência obrigatória e podem ser usadas de acordo com a necessidade da turma e do professor.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de data show, especialmente para reproduzir o vídeo proposto. Há também algumas atividades para impressão nas partes de Context, Input e Output. Se os recursos forem limitados, algumas atividades para impressão podem ser reproduzidas no quadro (através do projetor) ou escritas em papel craft, porém será necessário imprimir a atividade de Output.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e faça as seguintes perguntas: What are these? Espere que eles respondam que são snacks. Se eles não responderem, diga, These are snacks. Explique que esses são alguns snacks que as pessoas compram no cinema. These are some snacks that people eat at the movies. Leia e peça que os alunos repitam os nomes dos alimentos no slide. Explique que, algumas vezes quando compramos algo, fazemos perguntas sobre o que vamos comprar com o propósito de esclarecimento. We ask questions to ask for clarification. Passe para a atividade que está num documento no seguinte link: Context Activity . Diga-lhes que nessa atividade eles encontrarão as explicações sobre os snacks acima. Eles devem relacionar cada imagem à sua definição. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em grupos de 2 a 3 alunos. Se houver limitações no tempo ou nos recursos de impressão, você, professor, pode fazê-la em conjunto com os alunos. Ao final, realize a correção da atividade e passe para o slide seguinte.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo da aula para os alunos. Today we will learn to ask questions when shopping.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Observar e aprender a linguagem e as estruturas usadas ao fazer compras.

Expectativa: Que os alunos observem as estruturas utilizadas ao fazer compras.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pelo programa da humorista (comedian) Ellen Degeneres. Ela atualmente apresenta um programa de entrevistas (talk show) com alguns quadros nos quais ela ou seus assessores “pregam peças” nas pessoas. Nesse segmento, ela enviou um dos seus escritores para se passar por um balconista na lanchonete de um cinema em Los Angeles. This is a segment from the Ellen Degeneres Show. Ellen is a comedian who hosts a daytime talk show. Sometimes, in her show, she or her staff play pranks on people. In the segment you will watch now, one of her writers pretends to be the cashier at the snack bar of a movie theater in Los Angeles.
  • Reproduza o vídeo inteiro uma vez, sem interrupções. O vídeo pode ser localizado no link: Input video
  • Após a reprodução, discuta o vídeo com os alunos. Algumas perguntas podem ser:
  • Was the video funny? Why? Why not?
  • What kind of snacks did people buy? (Resposta: Popcorn, soda, pretzel, candy).
  • What’s a fountain drink? (Resposta: It’s a drink, usually soda, that is served from machines with a faucet to serve the drink).
  • What is a pretzel? (Resposta: It’s a type of bread shaped like a knot. It can have salt or cinnamon sugar on top).
  • What kind of toppings can you get with the pretzel? (Resposta: Butter or cinnamon.)
  • Passe para o slide seguinte.

Material complementar:

  • A transcrição do vídeo encontra-se num documento no seguinte link: Video transcript

Tempo sugerido: Continuação do slide anterior.

Propósito: Praticar a linguagem e as estruturas usadas para fazer compras e pedir esclarecimentos.

Expectativa: Que os alunos pratiquem as estruturas-alvo dessa aula.

Orientações:

  • Apresente os diálogos aos alunos e leia-os em voz alta, com repetição em coro, e esclareça o vocabulário, se necessário. Enfatize as perguntas de esclarecimento e ofereça possibilidades para usá-las.
  • Em seguida, solicite dois voluntários para demonstrar o diálogo adicionando uma pergunta de esclarecimento.
  • Coloque os alunos em duplas, preferencialmente um aluno mais fluente com um aluno menos fluente, e peça-lhes que pratiquem o diálogo duas ou três vezes, trocando os papéis de modo que cada aluno seja cashier e customer. Eles devem também praticar as “extra questions”. Essa atividade está disponível para impressão num documento neste link .
  • Se houver tempo, reproduza o vídeo mais vez com o intuito de ampliar a compreensão linguística dos alunos. Tenha em mente, contudo, que para essa aula a prática oral é mais importante.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Praticar o diálogo de compra de snacks e preencher as informações que faltam na tabela.

Expectativa: Que os alunos pratiquem as estruturas aprendidas na aula e sejam capazes de preencher as informações que faltam.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão trabalhar em duplas e que cada um irá receber uma parte de um diálogo que o outro não tem. É muito importante que eles não mostrem sua parte ao colega, mas apenas falem a sua parte. Após praticarem o diálogo algumas vezes eles serão capazes de preencher o menu com as informações que faltam.
  • A atividade para ser impressa está num documento no seguinte link: Output Activity .

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula e rever algumas estruturas.

Expectativa: Que os alunos recordem as estruturas praticadas nessa aula.

Orientações: Leia o slide para os alunos e proponha uma forward chain, na qual eles devem ficar de pé em círculo. Você (professor) ou um aluno podem iniciar o jogo dizendo uma frase usada na aula de hoje. Por exemplo, Excuse-me, can I have a small popcorn? O aluno seguinte deve responder a pergunta ou continuar a conversação de modo que faça sentido. Se o aluno não souber ou disser algo que não combine com a frase anterior, deve sentar-se. Continue o jogo até o final da aula. Você pode dar pontos aos alunos que continuarem a conversa com coerência, a fim de motivá-los a participar. Se achar conveniente, liste as frases ditas pelos alunos no quadro.

Contents

  1. INPUT: Video showing people buying snacks at a concession stand.
  2. OUTPUT: Information Gap activity.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Valdelena Nobre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Movie Theater Concession Stand

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes