12994
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificar o uso da língua inglesa no dia a dia

POR: Michelle de Sousa Bahury 30/10/2018
Código: ING6_03UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar o uso da língua inglesa no dia a dia

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o terceiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som. Não esqueça de imprimir os worksheets disponibilizados no plano para serem entregues durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • What images can you see in the picture? (Os alunos devem responder: Hamburger, cheese, milkshake, hot dog and cupcake.) Faça a próxima pergunta: Are they common in Brazil? (Os alunos devem responder: Yes!). A seguir questione: Are these words in English or Portuguese? (English/Portuguese/both?) Where can you find these words? (É esperado que os alunos digam algo parecido com: at a fast food restaurant, at a shopping center, at a snack bar etc). As respostas dos alunos podem ir além das sugeridas aqui, pois essas palavras são comuns no cotidiano no Brasil.
  • Aproveite a oportunidade para questionar a turma sobre o uso da língua inglesa no dia a dia. Pergunte assim: What other English words do you use in Brazil? Essa pergunta tem como objetivo fazer os alunos refletirem que há muitas palavras que são faladas e escritas no Brazil em inglês sem serem traduzidas. Algumas respostas podem ser essas: e-mail, notebook, smartphone, Facebook, Style, fast food, delivery etc. Faça repetições com a turma com os nomes das imagens fornecidas no slide e das demais palavras que os alunos forem lembrando. Esse é um momento importante de interação com a turma e com a língua.
  • Volte às imagens do slide e leia o nome de cada imagem novamente em voz alta para a turma. Certifique-se que eles entendem de fato essas palavras. Proponha um desafio a eles. Faça assim: How do you spell this word? (Aponte para Hamburger). Deve ser fácil para eles realizarem esse desafio uma vez que já tiveram a aula sobre os sons do alfabeto. Eles devem responder: H-a-m-b-u-r-g-e-r . How do we pronounce this word in English? And, in Portuguese? Is the pronunciation the same? (No)
  • Continue fazendo perguntas sobre os nomes das imagens dos slides uma por uma. Aponte para as imagens e oriente a percepção dos alunos. A cada participação dos alunos, faça reforços positivos assim: Good! Great! Very Nice!

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação do uso da língua inglesa em situações cotidianas. “Today you will be able to identify the use of the English language in everyday situations.”

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar e contextualizar o vocabulário da aula com um clipe de um filme.
Expectativa: Que os alunos aprendam a identificar o uso da língua inglesa em situações cotidianas no Brasil. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que tomem consciência de que há muitas palavras em inglês que são amplamente usadas no cotidiano brasileiro.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: Fandango Movie Clips, Cloudy with a chance of meatballs. https://www.youtube.com/watch?v=wqBYnSjHKpM

Orientações: O input dessa aula será o vídeo disponibilizado no link acima.

Antes de mostrar o vídeo para a turma coloque no quadro essas palavras: cheese, tomato, lettuce, egg, meatballs, bread and hamburger. Em seguida explique que os cinco primeiros são ingredientes para fazer um hamburger. Explique que esses ingredientes precisam ser colocados inside the bread para formar um hamburger. Faça assim: cheese, tomato, lettuce, egg, and meatballs are ingredients. They can be put inside the bread. The bread with the ingredients in the middle form the hamburger. Para facilitar o entendimento dos alunos, faça mímicas enquanto faz essas explicações. Se desejar, use flashcards que representam o vocabulário desse slide. Agora pergunte para toda a turma: What’s this ? (mostre a imagem de um tomate. Os alunos devem responder Tomato). Em seguida pergunte: How do you say this word in Portuguese? (continue usando o flashcard. Os alunos devem responder tomate). Faça essa dinâmica com cada palavra estudada nesse slide seguindo a sequência Cheese, Lettuce, Meatballs, bread e hamburger). É importante que os alunos reflitam que já utilizam muitas palavras em inglês (cheese, egg, bread) ou as suas cognatas (hamburger, tomato) no cotidiano. Essa dinâmica pode proporcionar que os alunos citem mais exemplos de palavras comuns no dia a dia em inglês no Brasil. Aproveite esse momento e administre a participação dos alunos.

Mostre o vídeo agora até 1:54. Veja quais imagens eles reconhecem no vídeo. Liste as palavras conhecidas por eles no quadro. É esperado no mínimo que reconheçam as palavras listadas nesse slide. Aproveite e faça repetições orais dessa palavras com toda a turma. Explique para a turma que essa é uma cena de filme infanto-juvenil e pergunte se já o conhecem. Faça assim:

This is a teen movie. Do you know It / this movie? (Os alunos podem responder Yes! / No!). Em caso afirmativo, faça a próxima pergunta:

What’s the name of this movie? (os alunos devem responder Cloudy with a chance of Meatballs)

Do you know the Portuguese version of this movie? (os alunos devem responder “Está chovendo hambúrguer”)

When was it launched? (os alunos devem responder In 2009).

Em seguida mostre o vídeo completo e vá pausando nas imagens estudadas e pergunte seus nomes para a turma. Agora, elabore perguntas nas pausas indicadas. (Faça assim:

0:16 How many people do you see in the video? (os alunos devem responder: two people ou one man and one woman); 0:26 What does the man want to take? (os alunos devem responder: cheese);

0:47 Is everybody looking at the sky? os alunos devem responder: yes!

1:10 What’s coming from the sky? (os alunos devem responder: hamburgers ou a expressão do filme: It’s raining hamburgers!) Para desafiar os alunos a pensarem mais um pouco pergunte ainda nessa cena pausada:

What is going to happen next? (escute o que os alunos vão responder. Essas respostas podem variar mediante a criatividade deles. 1:27 What ingredients of hamburgers can you see in the video? (os alunos devem responder: tomato, cheese, lettuce, eggs and bread). Para expandir a prática, pergunte para a turma: Do you like fast food? (os alunos devem responder Yes! / No!) É provável que a maioria da turma responda de modo afirmativo. O que possibilita a próxima pergunta:

What fast food do you like? (os alunos podem responder: hamburger, hot dog, sandwich etc). Em seguida questione:

What do you like in your hamburger? (É esperado que os alunos pratiquem o que aprenderam na aula: cheese, tomato, lettuce, egg etc)

Entregue um worksheet com caça palavras de vocabulário em inglês comum no cotidiano brasileiro. Peça para os alunos encontrarem as palavras pedidas. Leia as palavras para aos alunos para modelar a pronúncia.

Proponha: Read the words in pairs and find them in the wordsearch. (deixe os alunos em duplas e peça para que encontrem as palavras pedidas na atividade). O professor deve circular em sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!

Peça: Read the words and say them out loud. Dê 7 minutos para eles. Um aluno lê uma palavra encontrada e o outro lê outra. Essa dinâmica segue até que todas as palavras sejam lidas. Caso precise ver a resolução da atividade, clique aqui.

Material Complementar: Caso necessite ver a resolução da atividade proposta, clique aqui

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer e responder perguntas sobre o uso da língua inglesa no cotidiano.

Expectativa: Os alunos devem interagir com alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What word is this? Eles devem responder parecido com: It’s Bread! Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: How do you spell It?

Orientações:

  • Divida a turma em duplas. Cada dupla deve se alternar para responder as perguntas que o outro aluno irá fazer. O professor irá fazer uma atividade de reconhecimento de vocabulário no quadro. A proposta é que os alunos desembaralhem as letras e descubram quais palavras elas formam. As palavras encontradas são utilizadas no cotidiano brasileiro. O professor deverá estabelecer as regras.
  • Fazer um modelo no quadro e pedir para as duplas replicarem nas folhas em que vão receber. O nome da atividade é vocabulary game. Modelar com um dos alunos assim: What word is this? Ele deve responder parecido com: It’s Bread! Se for pertinente, prosseguir com: How do you spell It? Ele deve soletrar B-R-E -A-D.
  • Entregue uma worksheet a cada estudante ou os alunos podem trabalhar com este slide e os cadernos. Os alunos devem ter tempo para lerem individualmente suas palavras e desembaralha-las. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • Após todas as letras reorganizadas e as palavras reconhecidas pelos alunos, peça aos alunos para lerem em voz alta as palavras que escreveram. Esse é um momento importante de ampliação de vocabulário.. Na dupla, cada componente deve fazer e responder cinco perguntas referentes a pelo menos cinco palavras (What word is this? It`sHow do you spell it??). Faça assim: Cada dupla inicia a dinâmica fazendo as perguntas em relação à cada palavra. É importante que o professor circule na turma e verifique se os alunos entenderam a proposta. Essa dinâmica segue até que cada componente da dupla participe pelo menos cinco vezes. Dê 13 minutos para essa dinâmica. Se precisar consultar a resolução dessa atividade clique aqui.
  • Se tiver mais tempo para explorar o vocabulário com a turma. Faça as perguntas: What do you like on your hamburger? Which foods do you like etc.

? Material complementar:

-Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem pesquisar as palavras estudadas nessa aula no Google Tradutor e ouvir sua pronúncia. Podem também repeti-las no recurso “microfone” desse site a fim de verificar se estão pronunciando corretamente as palavras. Outra possibilidade é o professor gravar um aúdio com a pronúncia das palavras estudadas nessa aula e enviar para os alunos via internet para aplicativos de compartilhamento de dados, por exemplo. Assim, os alunos podem praticar mais ainda e relembrar a pronúncia.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de identificar o uso da língua inglesa no cotidiano no Brasil.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 2 novamente. Peça para os alunos prestarem atenção às imagens do slide. Feito isso, fale nomes de lugares em inglês e peça para os alunos dizerem quais das imagens mostradas são presentes. Faça assim: Shopping center (É esperado que os alunos respondam: Milkshake, Hamburger, tomato and cupcake. Em seguida fale: Brother, Crush, Sandwich, Cheese etc. Continue com essa dinâmica a fim de perceber que os alunos conseguem reconhecer o uso da língua em situações do cotidiano. Administre a quantidade de lugares de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: <A video from the movie “Cloudy with a chance of meatballs” for students to recognize vocabulary>
  2. OUTPUT: <A memory game for students to practice the vocabulary learned in class>

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes