Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo exemplificar medidas relevantes para redução do consumo de energia na produção industrial e envolver a turma em um jogo de cartas que associa processo industrial com medidas aplicáveis para redução do consumo de energia.
Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/uploads/arquivos/cartilha_cni_corrente_FINAL-small1.pdf
Materiais necessários: para a produção das cartas, de 8 a 10 folhas de papel 60kg branca; Imprimir ou colar as cartas do material de apoio.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
- Qual é a importância do setor industrial adotar medidas de eficiência energética?
Possíveis respostas: o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil e a participação dele em ações de eficiência energética é primordial para o êxito de qualquer ação relevante para redução no desperdício de energia.
Apresente o objetivo da aula: esta aula tem como objetivo identificar medidas para o consumo consciente de energia elétrica em cada etapa do processo industrial e propor ações de melhoria da eficiência energética na indústria.
Observações: caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. O jogo de cartas proposto pode ser parte das ações previstas na campanha que envolva toda a comunidade escolar. Ele também pode se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento para a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: apresente alguns dados que traga clareza para a situação do consumo industrial de energia.
O setor industrial é muito importante para o desenvolvimento e geração de empregos no Brasil. Contudo, a indústria é o maior consumidor de energia do país, sendo responsável por cerca de 41% do consumo, com 573 mil unidades consumidoras. Outro fato importante é que o consumo industrial está crescendo, tornando necessário aumentar o investimento em infraestrutura. Entre as infraestruturas possíveis, estão: usina de geração, linha de transmissão e distribuição, subestações etc., para atender à demanda crescente por energia.
(Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI, Cartilha uso eficiente de energia elétrica na indústria, 2018)
Questione o que eles pensam da situação apresentada. Duas ou três participações é suficiente.
Agradeça a participação da turma.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: peça para a turma sugestões de ações, programas e projetos para solucionar, reduzir ou compensar este problema.
Explique que ações de conservação de energia na indústria são a saída mais viável e barata para melhorar esta situação, mas estas ações devem ser parte de um programa de conscientização. É importante que tenha o envolvimento dos empregados e a participação de todos os níveis da indústria, com responsabilidades definidas, onde cada uma das ações a serem desenvolvidas deve ter responsáveis diretos. Ações pontuais de conservação de energia não têm resultados sustentáveis se não fizerem parte do cotidiano da indústria.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: forme grupos de três ou quatro alunos. Cada equipe deve receber uma carta base, que são:
- Força motora (A);
- Sistema de ár comprimido (B);
- Iluminação (C);
- Fornos elétricos e estufas (D);
- Condicionadores de ar e ventiladores (E);
- Sistema de refrigeração (F);
- Bombeamento de água (G);
- Sistemas de elevação e escadas rolantes (H).
OBS.: As cartas base abrangem os principais usos de energia elétrica no processo produtivo. Contudo, a indústria apresenta uma grande variedade de atividades e nem todas foram contempladas nas cartas base.
Orientação de como organizar o jogo de cartas:
Forme dois conjunto de cartas, um com as cartas base e outro com as numéricas. Cada equipe deve pegar duas cartas base e, a cada rodada, tentar pegar as cartas numéricas, que podem ser associadas com a carta base (obs.: se pegar uma carta numérica que não seja solução para a sua carta base, deve devolver para o conjunto e tentar novamente na próxima rodada.
Por exemplo: a carta (A) que é a força motora, descreve resumidamente a importância da aplicação de motores na indústria de uma forma geral. Haverão cartas com sugestões de eficientização voltadas para a carta (A), com numeração de 1 a 3. Tal como: (1) trocar motores antigos ou ineficientes por motores de alto rendimento adequado às cargas; (2) desligar os motores das máquinas quando estas não estiverem operando; (3) instalar motores adequados ao ambiente e regime de trabalho. Assim, o aluno vai encontrando as cartas numéricas que se relacionam com aquela carga base (A a H) comum ao segmento industrial. Com a finalização das cartas numéricas, cada equipe deve apresentar seu “jogo” para as outras equipes, explicando o porquê da escolha de cada carta numérica para eficientizar o processo das cartas base (obs.: para cada carta numérica haverá um conjunto de três cartas com proposições de eficientização energética).
Cada equipe deve conseguir, pelo menos, a associação de 4 cartas por carga (exemplo: letra A com os números 1, 2 e 3, como no exemplo a seguir). Cada equipe que conseguir primeiro esta associação de 4 cartas vai recomeçar um novo conjunto e as outras equipes devem ir completando suas cartas. Se sair um carta que não corresponde à sua atividade, ela deve ser posta de volta no conjunto e a vez deve ser passada para outra equipe, devendo tentar até alguém conseguir as 4 cartas ou todas as cartas acabarem. Nesse caso, ganha a equipe que tiver mais conjuntos de 4 cartas ao final e conseguir explicar. Caso ela não consiga explicar vai para a equipe seguinte.
Obs.: as cartas modelo estão disponíveis como material de apoio.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: alerte os alunos que a ação deles como cidadãos, propondo soluções e acompanhando os resultados, é muito importante. Além disso, programas de eficiência energética e uso consciente da energia são as ferramentas mais modernas para redução das perdas de energia e da crescente necessidade de consumo, não só por parte do segmento industrial mas para toda sociedade.
A seguir, algumas sugestões de ações para estimular a eficientização energética na indústria:
- Estimular através de políticas públicas as indústrias a produzirem sua própria energia, sendo indicado a escolha de fontes renováveis (energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica e biomassa);
- Promover política pública para aumentar em escala a reciclagem de produtos industrializados com alto custo energético, tais como: oapel e papelão, alumínio, aço etc.;
- Desenvolver um programa de governo com estímulos para as indústrias que adotarem ações de eficiência energética com comprovada redução no consumo de energia na produção;
- Promover um programa com linha de crédito de baixo custo para as indústrias trocarem máquinas obsoletas e com alto consumo por maquinário moderno e com consumo reduzido;
- Criar um programa de selo e etiquetagem semelhante ao selo PROCEL e ao programa de etiquetagem para o setor industrial, reconhecendo e divulgando as boas práticas de eficiência energética;
- Promover uma campanha de conscientização para substituição ou redução no uso de materiais com alto consumo de energia.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: alerte os alunos que a ação deles como cidadãos, propondo soluções e acompanhando os resultados, é muito importante. Além disso, programas de eficiência energética e uso consciente da energia são as ferramentas mais modernas para redução das perdas de energia e da crescente necessidade de consumo, não só por parte do segmento industrial mas para toda sociedade.