12993
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo exemplificar medidas relevantes para redução do consumo de energia na produção industrial e envolver a turma em um jogo de cartas que associa processo industrial com medidas aplicáveis para redução do consumo de energia.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/uploads/arquivos/cartilha_cni_corrente_FINAL-small1.pdf

Materiais necessários: para a produção das cartas, de 8 a 10 folhas de papel 60kg branca; Imprimir ou colar as cartas do material de apoio.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

  • Qual é a importância do setor industrial adotar medidas de eficiência energética?

Possíveis respostas: o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil e a participação dele em ações de eficiência energética é primordial para o êxito de qualquer ação relevante para redução no desperdício de energia.

Apresente o objetivo da aula: esta aula tem como objetivo identificar medidas para o consumo consciente de energia elétrica em cada etapa do processo industrial e propor ações de melhoria da eficiência energética na indústria.

Observações: caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. O jogo de cartas proposto pode ser parte das ações previstas na campanha que envolva toda a comunidade escolar. Ele também pode se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento para a turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: apresente alguns dados que traga clareza para a situação do consumo industrial de energia.

O setor industrial é muito importante para o desenvolvimento e geração de empregos no Brasil. Contudo, a indústria é o maior consumidor de energia do país, sendo responsável por cerca de 41% do consumo, com 573 mil unidades consumidoras. Outro fato importante é que o consumo industrial está crescendo, tornando necessário aumentar o investimento em infraestrutura. Entre as infraestruturas possíveis, estão: usina de geração, linha de transmissão e distribuição, subestações etc., para atender à demanda crescente por energia.

(Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI, Cartilha uso eficiente de energia elétrica na indústria, 2018)

Questione o que eles pensam da situação apresentada. Duas ou três participações é suficiente.

Agradeça a participação da turma.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: peça para a turma sugestões de ações, programas e projetos para solucionar, reduzir ou compensar este problema.

Explique que ações de conservação de energia na indústria são a saída mais viável e barata para melhorar esta situação, mas estas ações devem ser parte de um programa de conscientização. É importante que tenha o envolvimento dos empregados e a participação de todos os níveis da indústria, com responsabilidades definidas, onde cada uma das ações a serem desenvolvidas deve ter responsáveis diretos. Ações pontuais de conservação de energia não têm resultados sustentáveis se não fizerem parte do cotidiano da indústria.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: forme grupos de três ou quatro alunos. Cada equipe deve receber uma carta base, que são:

  • Força motora (A);
  • Sistema de ár comprimido (B);
  • Iluminação (C);
  • Fornos elétricos e estufas (D);
  • Condicionadores de ar e ventiladores (E);
  • Sistema de refrigeração (F);
  • Bombeamento de água (G);
  • Sistemas de elevação e escadas rolantes (H).

OBS.: As cartas base abrangem os principais usos de energia elétrica no processo produtivo. Contudo, a indústria apresenta uma grande variedade de atividades e nem todas foram contempladas nas cartas base.

Orientação de como organizar o jogo de cartas:

Forme dois conjunto de cartas, um com as cartas base e outro com as numéricas. Cada equipe deve pegar duas cartas base e, a cada rodada, tentar pegar as cartas numéricas, que podem ser associadas com a carta base (obs.: se pegar uma carta numérica que não seja solução para a sua carta base, deve devolver para o conjunto e tentar novamente na próxima rodada.

Por exemplo: a carta (A) que é a força motora, descreve resumidamente a importância da aplicação de motores na indústria de uma forma geral. Haverão cartas com sugestões de eficientização voltadas para a carta (A), com numeração de 1 a 3. Tal como: (1) trocar motores antigos ou ineficientes por motores de alto rendimento adequado às cargas; (2) desligar os motores das máquinas quando estas não estiverem operando; (3) instalar motores adequados ao ambiente e regime de trabalho. Assim, o aluno vai encontrando as cartas numéricas que se relacionam com aquela carga base (A a H) comum ao segmento industrial. Com a finalização das cartas numéricas, cada equipe deve apresentar seu “jogo” para as outras equipes, explicando o porquê da escolha de cada carta numérica para eficientizar o processo das cartas base (obs.: para cada carta numérica haverá um conjunto de três cartas com proposições de eficientização energética).

Cada equipe deve conseguir, pelo menos, a associação de 4 cartas por carga (exemplo: letra A com os números 1, 2 e 3, como no exemplo a seguir). Cada equipe que conseguir primeiro esta associação de 4 cartas vai recomeçar um novo conjunto e as outras equipes devem ir completando suas cartas. Se sair um carta que não corresponde à sua atividade, ela deve ser posta de volta no conjunto e a vez deve ser passada para outra equipe, devendo tentar até alguém conseguir as 4 cartas ou todas as cartas acabarem. Nesse caso, ganha a equipe que tiver mais conjuntos de 4 cartas ao final e conseguir explicar. Caso ela não consiga explicar vai para a equipe seguinte.

Obs.: as cartas modelo estão disponíveis como material de apoio.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: alerte os alunos que a ação deles como cidadãos, propondo soluções e acompanhando os resultados, é muito importante. Além disso, programas de eficiência energética e uso consciente da energia são as ferramentas mais modernas para redução das perdas de energia e da crescente necessidade de consumo, não só por parte do segmento industrial mas para toda sociedade.

A seguir, algumas sugestões de ações para estimular a eficientização energética na indústria:

  • Estimular através de políticas públicas as indústrias a produzirem sua própria energia, sendo indicado a escolha de fontes renováveis (energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica e biomassa);
  • Promover política pública para aumentar em escala a reciclagem de produtos industrializados com alto custo energético, tais como: oapel e papelão, alumínio, aço etc.;
  • Desenvolver um programa de governo com estímulos para as indústrias que adotarem ações de eficiência energética com comprovada redução no consumo de energia na produção;
  • Promover um programa com linha de crédito de baixo custo para as indústrias trocarem máquinas obsoletas e com alto consumo por maquinário moderno e com consumo reduzido;
  • Criar um programa de selo e etiquetagem semelhante ao selo PROCEL e ao programa de etiquetagem para o setor industrial, reconhecendo e divulgando as boas práticas de eficiência energética;
  • Promover uma campanha de conscientização para substituição ou redução no uso de materiais com alto consumo de energia.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: alerte os alunos que a ação deles como cidadãos, propondo soluções e acompanhando os resultados, é muito importante. Além disso, programas de eficiência energética e uso consciente da energia são as ferramentas mais modernas para redução das perdas de energia e da crescente necessidade de consumo, não só por parte do segmento industrial mas para toda sociedade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo exemplificar medidas relevantes para redução do consumo de energia na produção industrial e envolver a turma em um jogo de cartas que associa processo industrial com medidas aplicáveis para redução do consumo de energia.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/uploads/arquivos/cartilha_cni_corrente_FINAL-small1.pdf

Materiais necessários: para a produção das cartas, de 8 a 10 folhas de papel 60kg branca; Imprimir ou colar as cartas do material de apoio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

  • Qual é a importância do setor industrial adotar medidas de eficiência energética?

Possíveis respostas: o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil e a participação dele em ações de eficiência energética é primordial para o êxito de qualquer ação relevante para redução no desperdício de energia.

Apresente o objetivo da aula: esta aula tem como objetivo identificar medidas para o consumo consciente de energia elétrica em cada etapa do processo industrial e propor ações de melhoria da eficiência energética na indústria.

Observações: caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. O jogo de cartas proposto pode ser parte das ações previstas na campanha que envolva toda a comunidade escolar. Ele também pode se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: apresente alguns dados que traga clareza para a situação do consumo industrial de energia.

O setor industrial é muito importante para o desenvolvimento e geração de empregos no Brasil. Contudo, a indústria é o maior consumidor de energia do país, sendo responsável por cerca de 41% do consumo, com 573 mil unidades consumidoras. Outro fato importante é que o consumo industrial está crescendo, tornando necessário aumentar o investimento em infraestrutura. Entre as infraestruturas possíveis, estão: usina de geração, linha de transmissão e distribuição, subestações etc., para atender à demanda crescente por energia.

(Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI, Cartilha uso eficiente de energia elétrica na indústria, 2018)

Questione o que eles pensam da situação apresentada. Duas ou três participações é suficiente.

Agradeça a participação da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: peça para a turma sugestões de ações, programas e projetos para solucionar, reduzir ou compensar este problema.

Explique que ações de conservação de energia na indústria são a saída mais viável e barata para melhorar esta situação, mas estas ações devem ser parte de um programa de conscientização. É importante que tenha o envolvimento dos empregados e a participação de todos os níveis da indústria, com responsabilidades definidas, onde cada uma das ações a serem desenvolvidas deve ter responsáveis diretos. Ações pontuais de conservação de energia não têm resultados sustentáveis se não fizerem parte do cotidiano da indústria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: forme grupos de três ou quatro alunos. Cada equipe deve receber uma carta base, que são:

  • Força motora (A);
  • Sistema de ár comprimido (B);
  • Iluminação (C);
  • Fornos elétricos e estufas (D);
  • Condicionadores de ar e ventiladores (E);
  • Sistema de refrigeração (F);
  • Bombeamento de água (G);
  • Sistemas de elevação e escadas rolantes (H).

OBS.: As cartas base abrangem os principais usos de energia elétrica no processo produtivo. Contudo, a indústria apresenta uma grande variedade de atividades e nem todas foram contempladas nas cartas base.

Orientação de como organizar o jogo de cartas:

Forme dois conjunto de cartas, um com as cartas base e outro com as numéricas. Cada equipe deve pegar duas cartas base e, a cada rodada, tentar pegar as cartas numéricas, que podem ser associadas com a carta base (obs.: se pegar uma carta numérica que não seja solução para a sua carta base, deve devolver para o conjunto e tentar novamente na próxima rodada.

Por exemplo: a carta (A) que é a força motora, descreve resumidamente a importância da aplicação de motores na indústria de uma forma geral. Haverão cartas com sugestões de eficientização voltadas para a carta (A), com numeração de 1 a 3. Tal como: (1) trocar motores antigos ou ineficientes por motores de alto rendimento adequado às cargas; (2) desligar os motores das máquinas quando estas não estiverem operando; (3) instalar motores adequados ao ambiente e regime de trabalho. Assim, o aluno vai encontrando as cartas numéricas que se relacionam com aquela carga base (A a H) comum ao segmento industrial. Com a finalização das cartas numéricas, cada equipe deve apresentar seu “jogo” para as outras equipes, explicando o porquê da escolha de cada carta numérica para eficientizar o processo das cartas base (obs.: para cada carta numérica haverá um conjunto de três cartas com proposições de eficientização energética).

Cada equipe deve conseguir, pelo menos, a associação de 4 cartas por carga (exemplo: letra A com os números 1, 2 e 3, como no exemplo a seguir). Cada equipe que conseguir primeiro esta associação de 4 cartas vai recomeçar um novo conjunto e as outras equipes devem ir completando suas cartas. Se sair um carta que não corresponde à sua atividade, ela deve ser posta de volta no conjunto e a vez deve ser passada para outra equipe, devendo tentar até alguém conseguir as 4 cartas ou todas as cartas acabarem. Nesse caso, ganha a equipe que tiver mais conjuntos de 4 cartas ao final e conseguir explicar. Caso ela não consiga explicar vai para a equipe seguinte.

Obs.: as cartas modelo estão disponíveis como material de apoio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: alerte os alunos que a ação deles como cidadãos, propondo soluções e acompanhando os resultados, é muito importante. Além disso, programas de eficiência energética e uso consciente da energia são as ferramentas mais modernas para redução das perdas de energia e da crescente necessidade de consumo, não só por parte do segmento industrial mas para toda sociedade.

A seguir, algumas sugestões de ações para estimular a eficientização energética na indústria:

  • Estimular através de políticas públicas as indústrias a produzirem sua própria energia, sendo indicado a escolha de fontes renováveis (energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica e biomassa);
  • Promover política pública para aumentar em escala a reciclagem de produtos industrializados com alto custo energético, tais como: oapel e papelão, alumínio, aço etc.;
  • Desenvolver um programa de governo com estímulos para as indústrias que adotarem ações de eficiência energética com comprovada redução no consumo de energia na produção;
  • Promover um programa com linha de crédito de baixo custo para as indústrias trocarem máquinas obsoletas e com alto consumo por maquinário moderno e com consumo reduzido;
  • Criar um programa de selo e etiquetagem semelhante ao selo PROCEL e ao programa de etiquetagem para o setor industrial, reconhecendo e divulgando as boas práticas de eficiência energética;
  • Promover uma campanha de conscientização para substituição ou redução no uso de materiais com alto consumo de energia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: alerte os alunos que a ação deles como cidadãos, propondo soluções e acompanhando os resultados, é muito importante. Além disso, programas de eficiência energética e uso consciente da energia são as ferramentas mais modernas para redução das perdas de energia e da crescente necessidade de consumo, não só por parte do segmento industrial mas para toda sociedade.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Material de apoio - Fichas - Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

AULA 02

Grandeza e unidade de energia elétrica

AULA 03

Levantamento de consumo de energia elétrica residencial

AULA 04

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energéti...

AULA 05

Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da co...

AULA 06

Campanha de uso consciente de energia

AULA 07

Produção industrial e o consumo de energia elétrica

AULA 08

Consumo de energia nos processos industriais

AULA 10

Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuitos Elétricos Aberto

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito Elétrico Fechado

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandeza e unidade de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Levantamento de consumo de energia elétrica residencial

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usinas hidrelétricas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina eólica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina nuclear

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias não renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito elétrico

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Térmica: Temperatura e calor

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina termelétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação de energia elétrica em energia luminosa

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Adolescência: o que está acontecendo comigo?

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sistema reprodutor feminino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O brilho da Lua e suas fases

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Propagação de calor por convecção térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O Calor Específico das Substâncias

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Mudanças do clima local

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ciclo menstrual

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como o sistema endócrino se relaciona com o sistema reprodutor

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI05 da BNCC

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação de energia elétrica em energia luminosa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Economia de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção industrial e o consumo de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Consumo de energia nos processos industriais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann