12991
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Bioma Pampa

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Bioma Pampa

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Título select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Sobre este plano nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequente Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2mMoBHY7 >.

Materiais necessários para a aula: vídeos disponíveis em <https://bit.ly/2L8MDKk > e <https://bit.ly/2N7nD6F>, regras do jogo disponíveis no material complementar, com dicas de palavras ou frases, relógio ou cronômetro, papel pardo ou cartolina, cola, tesoura e projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Pampa, suas principais características e os principais seres vivos que nele habitam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: apresente o trecho da gaúcha Tere Marcellino para os alunos e peça para que leiam em voz alta. Em seguida, pergunte o que acharam do texto. Destaque algumas palavras e peça que comentem o que eles sabem sobre as seguintes palavras presentes no texto: campeiro, pampa; mate. Após as respostas, explique que a palavra campeiro é derivada da palavra “campo”. A segunda palavra, “pampa”, é o nome do bioma situado no Sul do Brasil e “mate” é a erva utilizada para fazer a bebida tradicional dos gaúchos, o chimarrão. Aproveite e pergunte se alguém já bebeu um chimarrão e o que acharou.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: apresente e leia a pergunta para os alunos. Não se preocupe em responder a questão nesse momento. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: divida a sala em 4 equipes e nomeie-as por números de 1 a 4. Comece pela equipe 1 e siga o sentido horário para ir nomeando as demais equipes até chegar na quarta equipe. Após a nomeação, apresente para os dois vídeos sobre o bioma pampa, disponíveis em <https://bit.ly/2L8MDKk > e <https://bit.ly/2N7nD6F >. Solicite que assistam aos vídeos com bastante atenção nas informações e imagens apresentadas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: informe às equipes que elas competirão em uma espécie de jogo da forca. Conscientize-os que deve ser uma competição saudável, amistosa e que vem para ajudar na compreensão do assunto trabalhado, no caso, o bioma pampa. Agora é hora de apresentar as regras para os alunos. As regras estão disponíveis no material complementar. Após a explicação das regras, inicie o jogo. As dicas para o jogo estão disponíveis no material complementar. Concluída a descoberta das palavras, parabenize as equipes, em especial a vencedora.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: pergunte aos alunos se lembram de todas as palavras que foram descobertas durante o jogo. Combine com eles que você dirá as dicas usadas no jogo e eles deverão falar a palavra (todas as equipes). Portanto, leia as mesmas dicas usadas para descobrir as palavras (disponíveis no material complementar), e solicite que respondam uma por uma oralmente. Por fim, imprima as dicas e as palavras (respostas) e, juntamente com os alunos, cole-as em um painel informativo que deverá ficar disponibilizado no centro da sala. Neste painel, deverá ter escrito no cabeçalho a palavra “Pampas” (quando for imprimir as dicas e palavras, descarte a palavra “Dica”, ou seja, utilize apenas a palavra ou frase empregada como dica). Depois, exponha o painel montado e parabenize as crianças pelo brilhante trabalho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Sobre este plano nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequente Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2mMoBHY7 >.

Materiais necessários para a aula: vídeos disponíveis em <https://bit.ly/2L8MDKk > e <https://bit.ly/2N7nD6F>, regras do jogo disponíveis no material complementar, com dicas de palavras ou frases, relógio ou cronômetro, papel pardo ou cartolina, cola, tesoura e projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Pampa, suas principais características e os principais seres vivos que nele habitam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: apresente o trecho da gaúcha Tere Marcellino para os alunos e peça para que leiam em voz alta. Em seguida, pergunte o que acharam do texto. Destaque algumas palavras e peça que comentem o que eles sabem sobre as seguintes palavras presentes no texto: campeiro, pampa; mate. Após as respostas, explique que a palavra campeiro é derivada da palavra “campo”. A segunda palavra, “pampa”, é o nome do bioma situado no Sul do Brasil e “mate” é a erva utilizada para fazer a bebida tradicional dos gaúchos, o chimarrão. Aproveite e pergunte se alguém já bebeu um chimarrão e o que acharou.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: apresente e leia a pergunta para os alunos. Não se preocupe em responder a questão nesse momento. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: divida a sala em 4 equipes e nomeie-as por números de 1 a 4. Comece pela equipe 1 e siga o sentido horário para ir nomeando as demais equipes até chegar na quarta equipe. Após a nomeação, apresente para os dois vídeos sobre o bioma pampa, disponíveis em <https://bit.ly/2L8MDKk > e <https://bit.ly/2N7nD6F >. Solicite que assistam aos vídeos com bastante atenção nas informações e imagens apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: informe às equipes que elas competirão em uma espécie de jogo da forca. Conscientize-os que deve ser uma competição saudável, amistosa e que vem para ajudar na compreensão do assunto trabalhado, no caso, o bioma pampa. Agora é hora de apresentar as regras para os alunos. As regras estão disponíveis no material complementar. Após a explicação das regras, inicie o jogo. As dicas para o jogo estão disponíveis no material complementar. Concluída a descoberta das palavras, parabenize as equipes, em especial a vencedora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: pergunte aos alunos se lembram de todas as palavras que foram descobertas durante o jogo. Combine com eles que você dirá as dicas usadas no jogo e eles deverão falar a palavra (todas as equipes). Portanto, leia as mesmas dicas usadas para descobrir as palavras (disponíveis no material complementar), e solicite que respondam uma por uma oralmente. Por fim, imprima as dicas e as palavras (respostas) e, juntamente com os alunos, cole-as em um painel informativo que deverá ficar disponibilizado no centro da sala. Neste painel, deverá ter escrito no cabeçalho a palavra “Pampas” (quando for imprimir as dicas e palavras, descarte a palavra “Dica”, ou seja, utilize apenas a palavra ou frase empregada como dica). Depois, exponha o painel montado e parabenize as crianças pelo brilhante trabalho.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano