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Plano de aula - Prevenção e tratamento das disfunções visuais

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Prevenção e tratamento das disfunções visuais

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência didática que busca identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE07. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links:

https://bit.ly/2GC6Ytn e https://bit.ly/2Nlp6Y9 (vídeo)

Desenvolvimento: Propõe-se para esta aula o uso da metodologia ativa Peer Instruction (apredizagem por pares), saiba mais no link https://bit.ly/2KWvS4J ou assista ao vídeo no link https://bit.ly/2jPPVIT. Sendo assim, em uma aula anterior, organize a sala em grupos de 4 ou 5 alunos (dependendo da quantidade de alunos na sala). Explique que eles farão uma pesquisa de campo, que será uma entrevista com a família e vizinhos (5 pessoas diferentes - apenas uma de cada família) e um oftalmologista sobre as disfunções visuais. Além disso, eles devem levar um gravador ou celular para gravar a entrevista e depois responder o questionário (lista de materiais). Oriente que, caso não consigam fazer a entrevista com um oftalmologista, pesquisem sobre o assunto no link https://bit.ly/2GC6Ytn e respondam as questões que se encontram na lista de materiais. Oriente que os alunos devem assistir ao vídeo “Entenda porque médicos já falam em uma epidemia mundial de miopia”, reportagem do Domingo Espetacular, disponível no link https://bit.ly/2Nlp6Y9 e fazer anotações no caderno. Passe as instruções no quadro ou imprima (disponível no material complementar) e entregue aos alunos.

Materiais necessários para a aula: projetor, notebook e caixa de som (conforme disponibilidade); cartolina ou papel pardo; canetinhas coloridas hidrográficas e cola. Questões para pesquisa de campo (disponível no material complementar) e questões para entrevista com oftalmologista (disponível no material complementar).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: projete e leia o tema da aula ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: projete ou imprima o slide, disponível no material complementar e cole no quadro. Leia o texto para os alunos. Faça perguntas, como:

  • Por que será que Paula começou a sentir dificuldades para enxergar as coisas?
  • O que ela pode fazer para que essa dificuldade não se agrave?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão.”

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: projete ou leia a questão disparadora. Pergunte aos alunos de que forma podemos nos prevenir, retardar ou tratar o aparecimento dos problemas de visão. Neste momento, não há necessidade de responder a questão, pois a resposta será apresentada no decorrer da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: o tempo total do mão na massa é de 35 minutos, sendo 25 minutos para essa atividade (slide 5) e 10 minutos para a segunda atividade (slide 6).

Peça aos alunos que formem uma roda de conversa para discutir os resultados das entrevistas que realizaram. Favoreça o debate fazendo perguntas como:

  • Quem vocês entrevistaram?
  • O que perceberam de interessante nas entrevistas?
  • O que descobriram sobre as prevenções e tratamento das disfunções visuais?

Dê oportunidade para que todos os grupos comentem sobre as entrevistas. Porém, não é necessário que todos os alunos respondam a todas as questões. Após a roda de conversa, peça que se reúnam com seus colegas de grupos (já formados anteriormente). Deixe à disposição cartolina ou papel pardo, canetinhas hidrográficas coloridas e cola. Oriente os alunos que eles devem organizar os dados das entrevistas, pegando as informações de todos os membros da sua equipe e fazendo uma tabela sobre as questões 3 e 5 (uma tabela para cada questão). Explique que eles devem contar os votos e classificar em: 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar, 4º lugar e 5º lugar, sendo o primeiro lugar para a maior quantidade de votos e, assim, sucessivamente. Após isso, peça que colem a tabela com a classificação no quadro. Para isso imprima as quatro tabelas, sendo duas referentes ao número de votos (questões 3 e 5) e as outras duas que apresentam a classificação (disponível no material complementar) e distribua uma cópia de cada uma para cada grupo. Peça que comparem os resultados do seu grupo com os dos outros grupos e verifiquem qual disfunção é a mais comum e qual forma de prevenção ou tratamento é a mais conhecida. Circule pela sala de forma a orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos na confecção das tabelas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: peça aos alunos que retornem aos seus lugares. Imprima, pelo menos, duas cópias para cada aluno do teste conceitual disponível no material complementar e entregue uma cópia aos alunos. Oriente que, primeiramente, eles terão 2 minutos para pensar e responder o teste conceitual no papel. Na sequência, eles deverão usar os dedos da mão para representar as respostas que registraram no teste, da seguinte maneira: levantando 1 dedo para representar a letra A; 2 dedos para letra B; 3 dedos para letra C e 4 dedos para letra D. Anote as respostas dos alunos para cada questão respondida, conte quantos alunos responderam A, B, C ou D e anote ao lado da letra correspondente usando números. Para isso, use o gabarito do teste, disponível no material complementar. Faça os cálculos de acertos e erros e divulgue a quantidade de alunos que acertou cada questão. Debata com os alunos as respostas, discutindo sobre o motivo do acerto ou erro. Recolha o teste.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: distribua uma nova cópia e aplique novamente o teste. Leia cada pergunta novamente e use a mesma estratégia de levantar os dedos da mão para representar as questões. Verifique novamente a quantidade de alunos que acertaram cada questão. Espera-se que, nesta segunda aplicação do teste, a turma tenha acertado a maioria das questões ou mais que 50%. Peça a um aluno para explicar a resposta certa e porque ele acha que esta resposta é a correta. Faça isso com todas as questões. Solicite que façam as correções necessárias e colem o teste no caderno. Retome a situação lançada no Contexto “Por que Paula começou a sentir dificuldades para enxergar as coisas?” Retome, também, a questão disparadora “De que maneira podemos prevenir ou tratar os problemas de visão? Comente sobre a importância de consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Espera-se que os alunos consigam identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão.

Observação: se a maioria dos alunos acertaram as respostas, significa que o assunto ficou bem esclarecido; caso não tenha atingindo pelo menos 50% retome o conteúdo, em um outro momento, de forma a esclarecer as dúvidas dos alunos. Se achar necessário, exiba o vídeo, disponível no link https://bit.ly/2LaqATx, que fala sobre algumas prevenções e tratamento das disfunções visuais.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência didática que busca identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE07. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links:

https://bit.ly/2GC6Ytn e https://bit.ly/2Nlp6Y9 (vídeo)

Desenvolvimento: Propõe-se para esta aula o uso da metodologia ativa Peer Instruction (apredizagem por pares), saiba mais no link https://bit.ly/2KWvS4J ou assista ao vídeo no link https://bit.ly/2jPPVIT. Sendo assim, em uma aula anterior, organize a sala em grupos de 4 ou 5 alunos (dependendo da quantidade de alunos na sala). Explique que eles farão uma pesquisa de campo, que será uma entrevista com a família e vizinhos (5 pessoas diferentes - apenas uma de cada família) e um oftalmologista sobre as disfunções visuais. Além disso, eles devem levar um gravador ou celular para gravar a entrevista e depois responder o questionário (lista de materiais). Oriente que, caso não consigam fazer a entrevista com um oftalmologista, pesquisem sobre o assunto no link https://bit.ly/2GC6Ytn e respondam as questões que se encontram na lista de materiais. Oriente que os alunos devem assistir ao vídeo “Entenda porque médicos já falam em uma epidemia mundial de miopia”, reportagem do Domingo Espetacular, disponível no link https://bit.ly/2Nlp6Y9 e fazer anotações no caderno. Passe as instruções no quadro ou imprima (disponível no material complementar) e entregue aos alunos.

Materiais necessários para a aula: projetor, notebook e caixa de som (conforme disponibilidade); cartolina ou papel pardo; canetinhas coloridas hidrográficas e cola. Questões para pesquisa de campo (disponível no material complementar) e questões para entrevista com oftalmologista (disponível no material complementar).

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: projete e leia o tema da aula ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: projete ou imprima o slide, disponível no material complementar e cole no quadro. Leia o texto para os alunos. Faça perguntas, como:

  • Por que será que Paula começou a sentir dificuldades para enxergar as coisas?
  • O que ela pode fazer para que essa dificuldade não se agrave?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: projete ou leia a questão disparadora. Pergunte aos alunos de que forma podemos nos prevenir, retardar ou tratar o aparecimento dos problemas de visão. Neste momento, não há necessidade de responder a questão, pois a resposta será apresentada no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: o tempo total do mão na massa é de 35 minutos, sendo 25 minutos para essa atividade (slide 5) e 10 minutos para a segunda atividade (slide 6).

Peça aos alunos que formem uma roda de conversa para discutir os resultados das entrevistas que realizaram. Favoreça o debate fazendo perguntas como:

  • Quem vocês entrevistaram?
  • O que perceberam de interessante nas entrevistas?
  • O que descobriram sobre as prevenções e tratamento das disfunções visuais?

Dê oportunidade para que todos os grupos comentem sobre as entrevistas. Porém, não é necessário que todos os alunos respondam a todas as questões. Após a roda de conversa, peça que se reúnam com seus colegas de grupos (já formados anteriormente). Deixe à disposição cartolina ou papel pardo, canetinhas hidrográficas coloridas e cola. Oriente os alunos que eles devem organizar os dados das entrevistas, pegando as informações de todos os membros da sua equipe e fazendo uma tabela sobre as questões 3 e 5 (uma tabela para cada questão). Explique que eles devem contar os votos e classificar em: 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar, 4º lugar e 5º lugar, sendo o primeiro lugar para a maior quantidade de votos e, assim, sucessivamente. Após isso, peça que colem a tabela com a classificação no quadro. Para isso imprima as quatro tabelas, sendo duas referentes ao número de votos (questões 3 e 5) e as outras duas que apresentam a classificação (disponível no material complementar) e distribua uma cópia de cada uma para cada grupo. Peça que comparem os resultados do seu grupo com os dos outros grupos e verifiquem qual disfunção é a mais comum e qual forma de prevenção ou tratamento é a mais conhecida. Circule pela sala de forma a orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos na confecção das tabelas.

Slide Plano Aula

Orientações: peça aos alunos que retornem aos seus lugares. Imprima, pelo menos, duas cópias para cada aluno do teste conceitual disponível no material complementar e entregue uma cópia aos alunos. Oriente que, primeiramente, eles terão 2 minutos para pensar e responder o teste conceitual no papel. Na sequência, eles deverão usar os dedos da mão para representar as respostas que registraram no teste, da seguinte maneira: levantando 1 dedo para representar a letra A; 2 dedos para letra B; 3 dedos para letra C e 4 dedos para letra D. Anote as respostas dos alunos para cada questão respondida, conte quantos alunos responderam A, B, C ou D e anote ao lado da letra correspondente usando números. Para isso, use o gabarito do teste, disponível no material complementar. Faça os cálculos de acertos e erros e divulgue a quantidade de alunos que acertou cada questão. Debata com os alunos as respostas, discutindo sobre o motivo do acerto ou erro. Recolha o teste.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: distribua uma nova cópia e aplique novamente o teste. Leia cada pergunta novamente e use a mesma estratégia de levantar os dedos da mão para representar as questões. Verifique novamente a quantidade de alunos que acertaram cada questão. Espera-se que, nesta segunda aplicação do teste, a turma tenha acertado a maioria das questões ou mais que 50%. Peça a um aluno para explicar a resposta certa e porque ele acha que esta resposta é a correta. Faça isso com todas as questões. Solicite que façam as correções necessárias e colem o teste no caderno. Retome a situação lançada no Contexto “Por que Paula começou a sentir dificuldades para enxergar as coisas?” Retome, também, a questão disparadora “De que maneira podemos prevenir ou tratar os problemas de visão? Comente sobre a importância de consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Espera-se que os alunos consigam identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão.

Observação: se a maioria dos alunos acertaram as respostas, significa que o assunto ficou bem esclarecido; caso não tenha atingindo pelo menos 50% retome o conteúdo, em um outro momento, de forma a esclarecer as dúvidas dos alunos. Se achar necessário, exiba o vídeo, disponível no link https://bit.ly/2LaqATx, que fala sobre algumas prevenções e tratamento das disfunções visuais.

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