12987
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo o sistema muscular

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Conhecendo o sistema muscular

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Otávio José Sirio

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Enquete: Google forms.

Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “OS ANIMAIS MAIS RÁPIDOS DO MUNDO!!! OS CAMPEÕES DE VELOCIDADES DA NATUREZA!”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pjivi8ucPU8, acessado em 01/06/2020.

Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação dos animais?

Mão na massa
Peça aos estudantes que assistam aos vídeos que mostram animais se movimentando:
- https://www.youtube.com/watch?v=vx3A1vmLVeo (chimpanzé, início em 0:18)
- https://www.youtube.com/watch?v=QKfs_eaySt4 (pererecas, entre 1:33 e 1:45)
- https://www.youtube.com/watch?v=Cy2akN2bTX4 (jacaré, entre 2:47 e 2:50)
- https://www.youtube.com/watch?v=CMCdeYhWuSU (pinguim, início em 0:08)
- https://www.youtube.com/watch?v=PElbW_wlIc0 (minhoca)
- https://www.youtube.com/watch?v=036-38HfeXY (caranguejo, até 0:43)

Oriente os estudantes a imitarem os animais que aparecem nos vídeos e peça concentração, para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem nos cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento.

Utilize o Google Forms para fazer uma enquete com os estudantes sobre as partes do corpo que foram mais utilizadas para reproduzir os movimentos de cada um dos animais apresentados nos vídeos: chimpanzé, pererecas, jacaré, pinguim, minhoca e caranguejo.

Para saber como utilizar o Google forms, acesse: https://support.google.com/docs/answer/6281888?visit_id=637253638688042898-2876232531&rd=1

Sistematização
Marque uma videochamada com os estudantes e compartilhe o resultado da enquete. Dê espaço para que compartilhem como foi a experiência de imitar o movimento característico dos animais. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes na reprodução dos movimentos dos animais apresentados nos vídeos e a na observação das estruturas corporais utilizadas.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_06V&E04

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas