Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Google Jamboard (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- O que pode acontecer à camada de ozônio se houver um aumento na utilização de CFC ou HCFCs?
Peça a eles que reflitam sobre ela.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Peça para os grupos fazerem uma representação que responda a questão norteadora, a partir da leitura da matéria “A preocupante volta do CFC, o gás que provoca o buraco na camada de ozônio” (disponível aqui), e da analise dos dados em “Substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal” (disponível aqui).
Para fazer a representação crie um Google Jamboard e compartilhe com os alunos. Separe um frame por grupo e peça para os estudantes editarem somente o frame destinado ao grupo.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos o compartilhem as representações. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a utilizarem o Google Jamboard para construírem uma representação com o grupo.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE7_13T&U05
(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
AULA 04
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes