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Plano de aula - O papel da camada de ozônio

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre O papel da camada de ozônio

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Otávio José Sirio

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados informações que fazem parte do trabalho com duas diferentes, porém correlatas, habilidades de Ciências. Você observará que esta unidade dá continuidade à temas abordados anteriormente, trazendo novas informações à respeito do ozônio e sua camada.

A lista de substâncias que podem causar degradação da camada de ozônio é extensa, porém aqui serão enfatizados os CFCs e HCFCs, por serem aquelas que mais causam problemas. É interessante explicar aos alunos a origem destas substâncias, explicitando que processos industriais e cotidianos as liberam em quantidades consideráveis ao longo dos anos.

Ainda não será o momentos de discutir estratégias para contenção da liberação das substâncias nocivas à camada de ozônio. Isto será realizado em aulas subsequentes.

Você pode encontrar mais informações sobre a destruição da camada de ozônio em: https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-ambiental/destruicao-camada-ozonio.htm

Materiais necessários para a aula: garrafa plástica (600ml), goma de mascar (2 unidades por grupo), água quente (pode ser providenciada no momento da aula ou levada em garrafa térmica) e um funil.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o tema da aula e comente com os alunos que eles conhecerão os efeitos de algumas substâncias utilizadas no dia a dia sobre a camada de ozônio.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: leia o slide para os alunos. É provável que não conheçam o significado dos termos CFCs e HCFCs. Comente que os CFCs (clorofluorcarbono) e os HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) são substâncias utilizadas em diversos setores industriais, como refrigeração, espumas, solventes, aerossóis (desodorantes e sprays) e extintores de incêndio. Quando estas substâncias se difundem na atmosfera, podem entrar em contato com a camada de ozônio, causando sua degradação.

Outras substâncias, além dos CFCs e HCFCs, também podem afetar a camada de ozônio. Caso haja tempo, você poderá listá-las na lousa.

Para obter maiores informações acesse os links: http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/substancias-controladas-pelo-protocolo-de-montreal

e http://www.protocolodemontreal.org.br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/site.php?secao=multimidia

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia a questão disparadora. Informe que, para encontrarem a resposta, os alunos realizarão uma atividade experimental que vai simular a interação de substâncias como os CFCs e a camada de ozônio.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: organize os alunos em pequenos grupos. Distribua os materiais e leia as instruções do slide.

Ficará a cargo do professor providenciar a água quente que deve ser aquecida no momento do experimento, caso haja essa possibilidade, ou mantida aquecida previamente em uma garrafa térmica.

Passe em cada grupo enchendo as garrafas com auxílio do funil. Uma garrafa deverá receber apenas 1/3 de água quente, enquanto a outra garrafa receberá metade de seu volume. Esta etapa do experimento deverá ser realizada exclusivamente pelo professor, para evitar eventuais acidentes. Ainda assim, alerte os alunos para que tomem cuidado ao manusear as garrafas, uma vez que podem ser derrubadas e ferir algum integrante do grupo.

Peça agora que 2 alunos de cada grupo masquem as gomas e formem uma espécie de tampa para as garrafas. É importante para efeito comparativo que estas tampas de goma de mascar possuam espessuras semelhantes.

Aguarde cerca de 2 minutos. Neste período, peça para que os grupos criem hipóteses sobre o que esperam que ocorra em cada uma das garrafas. Evidencie que não há CFCs ou HCFCs dentro da garrafa. A água apenas simula estas substâncias sendo lançadas na atmosfera.

Ao final do tempo fornecido, observem os resultados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: projete o slide e peça para que os alunos anotem em seus cadernos as possíveis respostas a estas perguntas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: retome a questão disparadora, projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula.

Espera-se que os alunos tenham conseguido identificar a degradação à camada de ozônio que a utilização de produtos que contenham CFC e outras substâncias ocasionam. Espera-se que também reconheçam que a utilização crescente destas substâncias provocam destruição proporcional à camada de ozônio, diminuindo sua espessura.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados informações que fazem parte do trabalho com duas diferentes, porém correlatas, habilidades de Ciências. Você observará que esta unidade dá continuidade à temas abordados anteriormente, trazendo novas informações à respeito do ozônio e sua camada.

A lista de substâncias que podem causar degradação da camada de ozônio é extensa, porém aqui serão enfatizados os CFCs e HCFCs, por serem aquelas que mais causam problemas. É interessante explicar aos alunos a origem destas substâncias, explicitando que processos industriais e cotidianos as liberam em quantidades consideráveis ao longo dos anos.

Ainda não será o momentos de discutir estratégias para contenção da liberação das substâncias nocivas à camada de ozônio. Isto será realizado em aulas subsequentes.

Você pode encontrar mais informações sobre a destruição da camada de ozônio em: https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-ambiental/destruicao-camada-ozonio.htm

Materiais necessários para a aula: garrafa plástica (600ml), goma de mascar (2 unidades por grupo), água quente (pode ser providenciada no momento da aula ou levada em garrafa térmica) e um funil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o tema da aula e comente com os alunos que eles conhecerão os efeitos de algumas substâncias utilizadas no dia a dia sobre a camada de ozônio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: leia o slide para os alunos. É provável que não conheçam o significado dos termos CFCs e HCFCs. Comente que os CFCs (clorofluorcarbono) e os HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) são substâncias utilizadas em diversos setores industriais, como refrigeração, espumas, solventes, aerossóis (desodorantes e sprays) e extintores de incêndio. Quando estas substâncias se difundem na atmosfera, podem entrar em contato com a camada de ozônio, causando sua degradação.

Outras substâncias, além dos CFCs e HCFCs, também podem afetar a camada de ozônio. Caso haja tempo, você poderá listá-las na lousa.

Para obter maiores informações acesse os links: http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/substancias-controladas-pelo-protocolo-de-montreal

e http://www.protocolodemontreal.org.br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/site.php?secao=multimidia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia a questão disparadora. Informe que, para encontrarem a resposta, os alunos realizarão uma atividade experimental que vai simular a interação de substâncias como os CFCs e a camada de ozônio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: organize os alunos em pequenos grupos. Distribua os materiais e leia as instruções do slide.

Ficará a cargo do professor providenciar a água quente que deve ser aquecida no momento do experimento, caso haja essa possibilidade, ou mantida aquecida previamente em uma garrafa térmica.

Passe em cada grupo enchendo as garrafas com auxílio do funil. Uma garrafa deverá receber apenas 1/3 de água quente, enquanto a outra garrafa receberá metade de seu volume. Esta etapa do experimento deverá ser realizada exclusivamente pelo professor, para evitar eventuais acidentes. Ainda assim, alerte os alunos para que tomem cuidado ao manusear as garrafas, uma vez que podem ser derrubadas e ferir algum integrante do grupo.

Peça agora que 2 alunos de cada grupo masquem as gomas e formem uma espécie de tampa para as garrafas. É importante para efeito comparativo que estas tampas de goma de mascar possuam espessuras semelhantes.

Aguarde cerca de 2 minutos. Neste período, peça para que os grupos criem hipóteses sobre o que esperam que ocorra em cada uma das garrafas. Evidencie que não há CFCs ou HCFCs dentro da garrafa. A água apenas simula estas substâncias sendo lançadas na atmosfera.

Ao final do tempo fornecido, observem os resultados.

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: projete o slide e peça para que os alunos anotem em seus cadernos as possíveis respostas a estas perguntas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: retome a questão disparadora, projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula.

Espera-se que os alunos tenham conseguido identificar a degradação à camada de ozônio que a utilização de produtos que contenham CFC e outras substâncias ocasionam. Espera-se que também reconheçam que a utilização crescente destas substâncias provocam destruição proporcional à camada de ozônio, diminuindo sua espessura.

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