Atividade para impressão - Mão na massa - O desmatamento e suas consequências
Plano de Aula
Plano de aula: O desmatamento e suas consequências
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Por: Lenira Tamanini
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405.
Materiais necessários para a aula: fichas com palavras-chaves sobre o tema (encontradas no material complementar deste plano).
Abaixo, há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, e sim trazê-los a partir da análise investigativa, onde as crianças consigam compreendê-los significamente.
Texto: Desmatamento: causas e consequências
https://escolakids.uol.com.br/desmatamento-causas-e-consequencias.htm
Os impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar
https://novaescola.org.br/conteudo/1181/os-impactos-da-extincao-de-especies-na-cadeia-alimentar
Desmatamento: o que é, causas e consequências
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por desmatamento. Provavelmente os alunos dirão que é a destruição da mata, da natureza ou da floresta. Questione de que forma é feita essa destruição. Em seguida, aborde a palavra consequências, a partir de seu significado, ou seja, enquanto resultado por efeito de algo (neste caso, o resultado do desmatamento). Finalize essa discussão inicial indagando sobre o que eles acham que será tratado nesta aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: leia para os alunos o texto apresentado nos slides 3 e 4. Vale salientar que o texto a ser lido são trechos de uma reportagem, Como sugestão, segue o link do texto integral, para conhecimento. Caso haja disponibilidade, dê tempo para a leitura ou projeção do vídeo da referida reportagem:
Contexto
Orientações: ao finalizar a leitura do texto, levante questionamentos, como:
- O que é uma mata bem preservada?
- O que significa dizer que a mata foi murchando/sumindo?
- O que são animais ameaçados de extinção? A cadeia alimentar pode estar relacionada com esse processo? De que forma?
- Qual o crime que está sendo praticado na Mata Atlântica que encontra-se no Parque Nacional Monte Pascoal?
- Quem pode ser esses outros invasores da mata, que também desrespeitam a lei?
- Por que o Monte Pascoal pode virar símbolo da devastação?
- É possível que essa situação esteja acontecendo em outros locais do Brasil? Quais?
Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré estabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Solicite que pensem na floresta, na mata e que imaginem os seres vivos que estão no local (plantas e animais). Questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos. Ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e o que é são cadeia alimentar em equilíbrio e cadeia alimentar em desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida, retome os conceitos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações e verificando quais suas conceções prévias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete as orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as palavras-chaves (elas estão disponíveis no material complementar deste plano). São elas:
Fichas favoráveis: seres vivos, equilíbrio, produtores, vida, alimentação, plantas, floresta.
Fichas desfavoráveis: extração da madeira, desequilíbrio, devastação, desmatamento, criação de gado, prejuízo, saída de animais, morte, ser humano.
Você pode acrescentar mais alguma palavra-chave, caso acredite ser pertinente. Solicite que os grupos realizem as leituras das palavras-chaves, separando-as em duas classificações (favorável e desfavorável), conforme a pergunta:
- Essa palavra é favorável ou desfavorável para a cadeia alimentar?
Disponibilize cinco minutos para essa atividade. Após esse período, solicite que cada grupo converse sobre as palavras desfavoráveis, no intuito de relacioná-las com o desmatamento e a cadeia alimentar. Acompanhe as conversas nos grupos, verificando se os alunos estabelecem as relações entre as palavras-chaves, como por exemplo: a extração da madeira gera o desmatamento, que gera a saída ou extermínio de animais nativos, ocasionando desequilíbrio na cadeia alimentar.
Mão na massa
Orientações: leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Acompanhe a escrita das histórias, observando se algumas das palavras-chaves estão no enredo delas. Podem surgir histórias com o desmatamento a partir da extração da madeira ou para a criação de gado, haja vista, a inserção das duas possibilidades como palavras-chaves desfavoráveis. Verifique os argumentos estabelecidos para a sequência da história e o desencadeamento final. Observe a interação entre os alunos e, se for o caso, intervenha em algum grupo que apresente conflitos de opinião, principalmente para as ações da dramatização. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério que atenda melhor à sua necessidade. Aproveite as apresentações para realizar os questionamentos:
- O que vocês perceberam com a cadeia alimentar quando houve o desmatamento?
- O desmatamento trouxe prejuízo para os seres vivos? Quais?
- Por que é necessária a saída de alguns animais da região quando há o desmatamento?
Para finalizar o Mão na Massa, relembre com os alunos que a alimentação é transformada em energia. Leve-os a refletir que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico, no processo da cadeia alimentar, e que, com os prejuízos causados pelo desmatamento, há uma quebra dessa transferência. É importante lembrar quem provocou essa ação no ecossistema. Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, os prejuízos que o desmatamento pode ocasionar na cadeia alimentar.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Relembre as palavras-chaves favoráveis e desfavoráveis para a cadeia alimentar. Realize a produção coletiva da resposta à questão disparadora. Faça uso durante o processo de produção das palavras-chaves favoráveis e desfavoráveis. Vale salientar que o desmatamento causa a destruição das florestas, ocasionando perda da biodiversidade, tendo em vista que muitas espécies que encontram-se em seu habitat natural podem tornar-se escassas ou inexistentes. Esse fato gera desequilíbrio na cadeia alimentar. Como sugestão, caso haja tempo hábil ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo. O vídeo é uma mensagem da floresta para os seres humanos.
A natureza está falando - Pedro Bial é a Floresta (1:45) - https://www.youtube.com/watch?v=hzmBqz6oFM8&index=12&list=PLX05YXpz2n2gAmYwYsBM8wQNDmD_cKReu
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
Opcionais:
- Site sorteador de nomes (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete o texto dos slides 3 e 4, usando uma apresentação de slides, e provoque o grupo com as perguntas propostas. Apresente a “questão disparadora” e deixe a turma discutir as ideias antes de avançar para a próxima etapa.
Mão na massa
Divida a turma em salas/grupos menores e disponibilize o material sugerido no slide 6 em forma de documento colaborativo para os grupos. Assim, as crianças podem fazer o que se pede em um mesmo arquivo. Siga as orientações presentes no slide 6 para orientar a turma durante o exercício. Para a apresentação sugerida no slide 7, use um site ou aplicativo sorteador de nomes, para definir a ordem de apresentação dos grupos.
Sistematização
Convide as crianças a partilharem o que descobriram, seguindo a orientação do slide 8. Disponibilize, na tela, alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos, para movimentar a discussão entre as crianças durante a partilha.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
4° Ano
Objetivos de aprendizagem
Compreender o desmatamento como um fator prejudicial a cadeia alimentar.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido